Editor do Adventistas.Com
Pede que USB Reavalie Trabalho com Desbravadores

Confira Abaixo a Resposta do Presidente, Pr. Kalbermatter:


-----Mensagem original-----
De: Robson Ramos [mailto:robsonramos@uol.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 5 de novembro de 2001 14:46
Para: ja@usb.org.br; presidente@usb.org.br
Assunto: Morte de Desbravadores

A publicação de notícia referente à morte de dois desbravadores aqui do Mato Grosso do Sul, durante excursão realizada no feriado prolongado, causou-me tristeza e preocupação. Por isso, estou lhes escrevendo. Falo como editor do www.adventistas.com e como pai de duas atuantes líderes de Desbravadores aqui do MS, Ellen e Évellyn Bruehmueller Ramos.

Nossa reação à notícia não pode, de forma alguma, limitar-se à tristeza pela morte dos dois garotos. É preciso uma reflexão profunda sobre a responsabilidade legal dos líderes leigos de desbravadores. Estariam todos eles devidamente orientados quanto aos aspectos legais do transporte e condução de menores, muitas vezes sem a devida autorização dos pais? Estão todos informados quanto às condições ideais de segurança para o grupo? E num caso trágico desses, não poderiam ser, tanto leigos quanto pastores, alvo de problemas judiciais?

Não estaria na hora de a Organização redirecionar as atividades dos Clubes de Desbravadores para atividades, por exemplo, de qualificação profissional, análise crítica dos programas de tevê e games, noções de saúde, trânsito, relacionamento, projetos evangelísticos, etc, em ambientes urbanos, ou que não ofereçam tão grandes riscos?

Ficaria agradecido se recebesse alguma resposta da parte dos senhores, em relação a essas inquietações.

Robson Ramos


-----Mensagem original-----
De: Ignacio Kalbermatter [mailto:ignacio@usb.org.br]
Enviada em: Quarta-feira, 7 de Novembro de 2001 11:25
Para: Robson Ramos
Assunto: RES: Morte de Desbravadores

Compartilhamos a mesma tristeza e preocupação ao referido acontecimento. Para melhor esclarecimento dos fatos solicito entrar em contato com a Associação Sul Mato-grossense. Toda orientação quanto aos cuidados e precauções enfaticamente a igreja esclarece, porém mesmo assim não estamos livres de situações adversas.

Ignacio Luis Kalbermatter


-----Mensagem original-----
De: Robson Ramos [mailto:robsonramos@uol.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 7 de novembro de 2001 12:26
Para: ignacio@usb.org.br 
Assunto: RES: Morte de Desbravadores

Obrigado por seu retorno, pastor. Entendo que o diálogo seja a melhor forma de relação entre administradores e leigos. Lamento apenas que a Associação local, através de seus departamentais e mesmo o presidente, Uesley, que, aliás, foi meu contemporâneo no curso teológico, não sejam adeptos do mesmo estilo de trabalho.

Robson Ramos


Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com