Mais Detalhes do Caso do Ancião Disciplinado por Estudar Sobre o Santuário

Sinceramente tenho vergonha do atual modo de agir de alguns líderes da igreja, foi por esse motivo que não detalhei o assunto da disciplina, mas agora atendendo à solicitação resumo a seguir.

O pastor quer saber se foram seguidos os itens prévios da disciplina, conforme indica o Manual da Igreja  Mateus 18, vai tu e ele só, etc.)? Não. Não foram.

A primeira vez que participei da reunião de estudos da Bíblia e do Espírito de Profecia, o pastor me disse que eu não poderia fazê-lo e continuar sendo ancião. Perguntei a ele em que isso feria o meu ancionato, ele não teve resposta. 

Alguns dias depois ele convocou uma reunião extraordinária da comissão aproveitando-se de minha ausência e aplicou a disciplina usando como base segundo informações da secretária da igreja, o item 9, pág. 187 “Persistente negativa quanto a reconhecer as autoridades devidamente constituídas”.

No sábado seguinte, a ata foi apresentada a igreja, novamente em minha ausência e dos demais disciplinados pelo mesmo motivo, ambas pessoas idôneas com uma história de serviços voluntariamente prestados à igreja.

Soube que membros da igreja estavam preparados para fazerem observação, mas o pastor certamente prevendo isso agiu de maneira nada apreciável. Apresentou a leitura da ata misturando nossos nomes com os de membros com uma história de apostasia por adultério, transgressão do 4º. mandamento etc., e no final da leitura propôs que o voto fosse feito de modo geral.

Motivo: ele estava com muita pressa, pois tinha de fazer uma santa ceia em outra igreja. Que membro se atreveria a não colaborar com tão comovente pedido? Enquanto isso alguns membros choravam na congregação por não entenderem, e outros por não aceitarem o que estava acontecendo. 

Estou esperando transcorrerem-se os 30 dias de minha disciplina para ver de que maneira vergonhosa ele agirá desta vez. Pois a única condição para eu não ser excluído, ou melhor “removido” é “arrepender-me”. Mas arrepender-me de que, se estou defendendo a “plataforma da verdade”, reafirmando a fé nos “velhos marcos”, e amparado pelo “Assim diz o Senhor”? Minha posição é a mesma de Martinho Lutero “prove o meu erro pela palavra, e então retratar-me-ei”. 

Solicito que o referido pastor que se interessou em saber maiores esclarecimentos,dê-me posição a respeito do exposto.

Eliel de Lucca


Resposta do Pastor

Irmão Eliel, é dificil julgar apartir do relato de apenas uma das partes aqui na internet, assim, digo que o irmão deve exigir o direito de ser tratado como o Manual da Igreja prescreve, para os casos de disciplina. Peça o direito de ser ouvido pela comissão da Igreja, leia o Capitulo sobre disciplina com cuidado e apresente-o aos demais membros da comissão. Se por ai as coisas sao como por aqui, a maioria dos membros da comissao não conhece o Manual da Igreja.

A meu ver, qualquer cristão sincero que ler o capitulo sobre a disciplina no Manual da Igreja, vai ver que essa é a vontade de Deus para RESTAURAR o pecador, não para HUMILHÁ-LO ou "acabar com ele". E acima de tudo isso, ore, a Deus, não permita que Satanás lhe tente a se afastar de Cristo, por causa de homens, sejam eles pastores ou não. Que Deus lhe abençoe.

Um Pastor


História Mal Contada?

Olá, Robson.

Tenho acompanhado a sua hp, há quase dois anos. Tenho visto muita coisa boa, aprendido muito com você. Mas creio que em dados momentos, as acusações são vagas, sem sentido, desprovida de provas e, muitas vezes, uma acusação mais infantil do que leviana.

Acompanho a sua hp, porque creio no seu trabalho. Porém, creio que você não deveria jogar as coisas de forma irresponsável, entendo que sua vivência e capacidade de discernir as coisas, é muito maior do que todo o(pseudo) "odio" que pode parecer que seu coração tem. Parece, porque tenho certeza que é carregado de amor.

Houve vários casos que entristeceram-me a ponto de não querer entrar mais nesta hp, no que sempre volto atrás, porque confio no seu talenTo de dizer os acontecimento, por tal razão, penso, que você deveria examinar melhor os artigos que lhe são enviados.

No caso deste ancião, eu gostaria que ele me mandasse o estudo que o levou a ser disciplinado, pois é um dos assuntos que mais me fascina, e eu tenho pregado em várias igrejas, e nunca tive qualquer problema, muito pelo contrário. Pedem que volte para explicar mais detalhado.

Nós tivemos um caso em uma igreja que pertenci. O diacono (chefe) foi excluido por adultério, mas ele teimou em espalhar para todo mundo que havia recebido a sua disciplina por causa de uma fofoca, sendo que havia até BO feito pela sua esposa que havia dado flagrante nele. E ele estava morando com a mulher junto à qual foi pego pela a sua esposa. 

Se caso ele mandasse um e-mail para você será que iria publicar com o titulo, CHEFE DE DIACONO É EXCLUIDO POR CAUSA DE FOFOCA. Você é inteligente para saber que não é por aí.

Eu acho, acho não, tenho certeza que você deve continuar com esta hp, mas deve parar de colocar estas histórias (ou estórias) sem que apresente junto a prova, pois é a sua hp que esta perdendo a credibilidade

Peça, se possível, para o ancião me passar o estudo dele sobre o santuário. Porque se ele foi cortado por esta razão, tenho certeza de que mudou o rumo dos estudos.

Um forte abraço!

Tenho orado muito por mim e por você.

Roberto

Leia mais sobre o assunto:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com