Ex-Pastor Abre o Jogo - Parte 5:
Você Sabe o que Ocorre nos Encontros de Esposas de Pastores?

Você sabia o que ocorre nos encontros de esposas de pastores?
 
Desde o seminário, as esposas dos futuros pastores (teologandos) já começam a participar da AFAM (Área Feminina da Associação Ministerial), que trata especificamente delas. Normalmente, as líderes deste Departamento são as esposas dos administradores de cada esfera da organização (SALT, Associação, União, Divisão, etc.).
 
O momento mais esperado de todos é o Concílio da AFAM a nível de União, pois assim elas encontrarão amigas que estão distantes desde o período do Seminário. Como na época do teológico, normalmente, viviam na maior "pindaíba", é nesses encontros que elas podem contar umas às outras como a Obra é uma "mãe" (jargão muito usado no meio ministerial). Algumas ficam irreconhecíveis, tamanha a mudança no visual.
 
Acontece de tudo nestes encontros, mas o que me chamou a atenção (pelo absurdo!) foi um dos últimos, ocorridos no IAENE (Universidade Adventista na Bahia).
 
Neste encontro, com esposas de pastores de todos os estados do Nordeste, ocorreu inclusive um DESFILE DE MODAS... Isso mesmo! Com locutores, fundo musical, passarela, maquiadoras, olofotes, gritinhos histéricos... e tudo mais! Teve até pastores dando uma de "Reinaldo Gianechini".
 
Se você mora no Nordeste, peça que a esposa do seu pastor te empreste o DVD do concílio, e você verá com seus próprios olhos. Todas receberam o DVD, só não sei se terão coragem de emprestá-lo.
 
Fiquei chocado quando soube, porque me lembrei de tudo que a Igreja ensina sobre modéstia cristã, vaidade, simplicidade no vestuário, etc. Tive a oportunidade de assistir ao DVD (emprestado de uma amiga de minha esposa), e vi o quanto nossa organização se afastou do estilo de vida pregado pelos nossos queridos pioneiros.
 
Hoje, tanto pastores quanto esposas e filhos, só querem morar nas melhores casas (os da capital preferem a beira da praia), andar nos melhores carros, se hospedar nos melhores hotéis (o concílio da União Nordeste normalmente é feitos em luxuosos hotéis de Boa Viagem, em Recife), comer nos melhores restaurantes, os filhos estudam nos melhores colégios, o plano de saúde é dos mais conceituados, etc. Só para tratamento dentário, por exemplo, cada membro da família tem direito a um "auxílio" de 2 FPEs (o que dá uns R$ 5000,00) todos os anos... Quanta diferença com a vida dos grandes líderes do passado!
 
Quando tem os concílios da família pastoral, então, nem se fala! São "presentinhos" para ele, para ela, para os filhos, para as filhas... e tudo muito caro e dispendioso.
 
Por muito tempo eu fiquei apenas ESPERANDO que esta situação mudasse. Desde que pedi desligamento da Obra, tinha esperança de que Deus abriria os olhos de nossos administradores, e eles acordassem para este "ralo" de dinheiro que tem levado embora os recursos que tanto fazem falta à pequena e humilde igrejinha local.
 
Eu esperei, esperei, esperei... Mas não vi resultado.
Foi por isso que decidi começar a contar UM POUCO do que sei e presenciei, na tentativa de que os irmãos se conscientizassem, e buscassem mudanças para esta situação espúria atual.
 
Aliás, vamos falar mais sobre isso da próxima vez.
"Você sabe qual é o maior temor da Administração Adventista? Dica: Tem a ver com os Anciãos..."

Estou esperando seu e-mail.

Até a próxima!

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com