Nunca Tive Problemas com Pastores da IASD Por Causa de Sempre Orar Ajoelhado

 

Prezado editor,

Tenho observado informações acerca de irmãos que foram excluídos da IASD, por orarem de joelhos e pregar a Verdade Presente. Quanto a isso, gostaria de dizer que:

1) Eu sempre oro de joelhos, mesmo quando a igreja ora em pé.

2) Faço pregações, dando ênfase à Verdade Presente.

3) Incentivo do púlpito a pregação destemida das três mensagens angélicas.

4) Prego em defesa de um trabalho missionário, que mostre realmente a verdade em relação à igreja romana.

5) Prego do púlpito, que devemos ser mais agressivos em nossas mensagens.

6) Dirijo as reuniões J.A., desmascarando a Nova Era, Igreja Católica, Espiritismo, etc.

E nunca tive problemas com a Igreja e com pastores!

Irmão Morgado, Sorocaba-SP.


Resposta do Editor

Obrigado por nos escrever mais uma vez, irmão. Saiba que também sou favorável à oração de joelhos como regra, respeitando-se as exceções por limitações físicas ou de espaço, muitas vezes necessárias. Esse também é o posicionamento dos irmãos do Grupo Soteco, ES, da extinta igreja de Poá, SP, e de outras localidades brasileiras.

Acontece que essa polêmica sobre a oração de joelhos no Estado do Espírito Santo, como já ocorreu em Poá, SP, e várias outras localidades brasileiras, é apenas a ponta visível de um problema com várias raízes, dentre as quais citaria ao irmão e várias outras pessoas que já nos escreveram sobre esse assunto:

1. São os escritos de EGW autoritativos? Ou seja, mais do que conselhos e sugestões, devem eles ser entendidos como ordens divinas? Ela chegou inclusive a dizer que os Testemunhos são tão inspirados quanto as duas tábuas de pedra da Lei de Deus. Se a resposta for afirmativa, nossas orações devem ser feitas de joelhos.

2. Respeita-se o livre exame das Escrituras (e do Espírito de Profecia) na IASD? Ou os membros são livres para estudar e pesquisar, mas devem chegar sempre a conclusões idênticas às de seus pastores?

3. A igreja local, enquanto congregação, é respeitada pela Organização adventista, a ponto de decisões internas da maioria de seus membros, fundamentadas na Bíblia e no Espírito de Profecia, serem acatadas pelos obreiros que a visitam? Ou a igreja local não tem autoridade alguma e deve simplesmente acatar o que diz a Organização?

4. Até onde vai a autoridade de um pastor? Pode ele, por exemplo, obrigar-me a orar em pé, se meu desejo, fundamentado na luz que tenho, é orar ajoelhado?

5. São justos os critérios utilizados NA PRÁTICA para disciplinar e excluir membros da IASD? Que validade tem o Manual da Igreja? Só é importante quando favorece a liderança?

6. Que estranho espírito é esse que deixa pastores e líderes irritados e incomodados ao encontrar irmãos que decidiram ajoelhar-se sempre diante de Deus? Viria ele de Deus?

7. Compreendemos exatamente o que está jogo, quando insistimos em discutir se deveríamos ou não nos ajoelhar sempre diante de Deus? A adoração é o tema central do grande conflito, a ponto de o diabo oferecer nosso planeta a Jesus Cristo, desde que Este se ajoelhasse diante dele!

    Mateus 4:

    8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles
    9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
    10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.

    Tradução na Linguagem de Hoje:

    9 e disse: Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.

Lucas 4:

5 E, elevando-o, mostrou-lhe, num momento, todos os reinos do mundo.
6 Disse-lhe o diabo: Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.
7 Portanto, se prostrado me adorares, toda será tua.
8 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele darás culto.

Tradução na Linguagem de Hoje:

    7 Isto tudo será seu se você se ajoelhar diante de mim e me adorar.

Na controvérsia que já dura séculos, o que está em jogo é exatamente a adoração e culto, expressos especialmente através do colocar-se de joelhos!

Por isso, diz a Bíblia que, ao final, todos os joelhos se dobrarão diante de Jesus Cristo, porque essa é a vontade de Deus. Inclusive o Diabo se prostrará! Por que não anteciparmos a cada dia esse momento glorioso?

Filipenses 2:

5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Observe qual foi a principal característica daqueles que foram preservados como remanescentes de Israel, no tempo do profeta Elias:

    I Reis 19:

    18 Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou.

    Romanos 11:

    2 Ou não sabeis o que a Escritura refere a respeito de Elias, como insta perante Deus contra Israel, dizendo:
    3 Senhor, mataram os teus profetas, arrasaram os teus altares, e só eu fiquei, e procuram tirar-me a vida.
    4 Que lhe disse, porém, a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos diante de Baal.

Observe ainda como é a liturgia celeste, segundo a descrição do Apocalipse:

Apocalipse 4:10-11: Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

    Apocalipse 5:8: E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos,

    Apocalipse 5:14: E os quatro seres viventes respondiam: Amém! Também os anciãos prostraram-se e adoraram.

    Apocalipse 7:11: Todos os anjos estavam de pé rodeando o trono, os anciãos e os quatro seres viventes, e ante o trono se prostraram sobre o seu rosto, e adoraram a Deus,

    Apocalipse 11:16: E os vinte e quatro anciãos que se encontram sentados no seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre o seu rosto e adoraram a Deus,

Apocalipse 19:4: Os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostraram-se e adoraram a Deus, que se acha sentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!

Confirme o sentido de todas essas passagens na Tradução na Linguagem de Hoje:

    Apocalipse 4:10: Os vinte e quatro líderes caíam de joelhos diante dele e o adoravam. Atiravam as suas coroas diante do trono e diziam: "Nosso Senhor e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem."

    Apocalipse 5:8: Quando ele fez isso, os quatro seres vivos e os vinte e quatro líderes caíram de joelhos diante dele. Cada um tinha nas mãos uma harpa e algumas taças de ouro cheias de incenso, que são as orações do povo de Deus.

    Apocalipse 5:14: Os quatro seres respondiam: "Amém!" E os líderes caíram de joelhos e o adoraram.

    Apocalipse 7:11: Todos os anjos estavam de pé em volta do trono, dos líderes e dos quatro seres vivos. Então eles se jogaram diante do trono, encostaram o rosto no chão e adoraram a Deus.

    Apocalipse 11:16: Aí os vinte e quatro líderes, que estavam sentados nos seus tronos diante de Deus, ajoelharam-se, encostaram o rosto no chão e adoraram a Deus.

    Apocalipse 19:4: Então os vinte e quatro líderes e os quatro seres vivos caíram de joelhos e adoraram a Deus, que estava sentado no trono, e disseram: Amém! Louvem a Deus!

Ainda que possam ser citadas algumas exceções no registro bíblico ou em escritos da Sra. White, Quem deve ser nosso máximo e único exemplo em todas as coisas?

Lucas 22:

40 Chegando ao lugar escolhido, Jesus lhes disse: Orai, para que não entreis em tentação.
41 Ele, por sua vez, se afastou, cerca de um tiro de pedra, e, de joelhos, orava,
42 dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua...

Aqueles que tanto insistem em orar em pé, não estaria imaginando-se em condição espiritual superior à de Jesus Cristo? Reflitamos, pois, sobre isso.

-- Robson Ramos


Opinião de outros leitores:

SERMÃO: A POSIÇÃO CORRETA PARA A ORAÇÃO

I - INTRODUÇÃO:

Qual a  posição mais correta para a oração, de acordo a Bíblia e o Espírito de Profecia? De joelhos ou em pé?

- A atitude ou postura física prevalecente na Bíblia e no Espírito de Profecia é a de joelhos, mas outras posições também são aceitas por Deus, a depender da condição e circunstâncias do lugar e do momento. Bom senso é o que deve prevalecer, e não  o  radicalismo e fanatismo.

1. DE JOELHOS:

- Daniel Orava de joelhos - Daniel  6:10
- Paulo prostrado - I cor. 14:25
- Esdras ora de joelhos - Esdras 9:5
- Jesus Orando de Joelhos Lucas  22:41
- Estêvão de joelhos ao ser apedrejado - Atos 7:60
- Os seres celestiais, anjos, 24 anciãos e seres viventes - Apoc. 7:11; 11:16

Na realidade, nos cultos, dentro de uma liturgia, a posição mais correta para orar, sem dúvida, é de joelhos. Mas isto não quer dizer que Deus não aceita outras posições. Depende das circunstâncias e do momento do lugar. (ME, II Pags. 311-314 ; CC,P.99)

2. INCLINADO:

- Eliezer orando inclinado -  Gên. 24:26, 27
- Elias inclinado com a cabeça entre os joelhos. I  Reis 18:24

3. SENTADO NO TEMPLO:

- Davi ora sentado no templo - II Sam 7:18 (Versão revisada da Imprensa Bíblica e comparar com a versão Almeida Revista e Atualizada)

4. ORAÇÃO EM PÉ NO TEMPLO:

- Semeão orando com o menino Jesus nos braços, não é dito ter-se ajoelhado para orar. Lucas 2: 27-35.
- Jesus ao ressussitar Lázaro, orando em pé. - João 11:41-49; DTN, p. 511
- Ana levanta-se para orar no templo e Deus ouviu sua oração. - I Sam. 1:9 (Versão Almeida Atualizada)
- Fariseu e Publicano orando em pé  e Deus ouviu  a oração do sincero. Lucas 18:11-14.
- Exemplo da dedicação do templo por Salomão: A BÊNÇÃO INICIAL EM PÉ (Todos)
- I Reis 8:14 ; II Crôn. 6:3.
- Discurso - I  Reis 8 : 15-21
- Salomão - Oração  Dedicatória / Intercessória (Salomão ficou de joelhos)
- I Reis 8:22-54; II Crôn. 6:13.
- Durante a oração de Salomão no templo, o povo estava em pé. Veja em II Crôn. 7:1-8
- Bênção final de Salomão no templo - EM PÉ  (Todos) I  Reis 8:55-61; II Crôn. 7:8
- EGW orou em pé em  sessões da Associação geral, estando toda a congregação
em pé também, em 1909.  ME, V. II, Pág. 152.

5. ORAÇÃO DEITADO:

- Jonas ora dentro do ventre do peixe ( Só poderia estar deitado), e Deus atende sua oração - Jonas 1:1-2
- Ezequiel orou deitado também - II Reis 20:22; Isa. 38:2

"Para orar não é necessário que estejais sempre prostrado de joelhos" ME Vol.  II, Pág. 316

II. CONCLUSÃO:

Mais importante do que a atitude ou posição física para orarmos a Deus, é a condição do nosso coração e a reverência que demonstramos a Ele, no momento da oração. Se é de joelhos ou em pé, pouco importa. O que importa para que Deus ouça nossas orações são os motivos dos nossos corações. Fazer uma oração com fé. Eu acho uma bobagem criar polêmica sobre um assunto que não é ponto de salvação.

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que vos não ouça." Jer. 59:2.

"Então me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jer.29:12 e 13. -- Pr. Gildásio Públio Pereira, Distrito de Cândido Sales, BA.


Somente Oração de Joelhos?

Concordo que fazer oração ajoelhado é a forma que melhor ilustra nossa humildade, submissão e adoração a Deus, mas querer que em todo o momento de oração as pessoas fiquem de joelhos passa a ser um desatino e falta de epiquéia em minha opinião, porque:

1) A atitude de ajoelhar faz parte de um costume de um povo como forma de demonstrar humildade, submissão, atitude de adoração e respeito a Deus, assim como, para as mulheres, existe e existiu em algumas comunidades o costume de orar somente com a cabeça coberta com um véu, conforme lemos em:

I Cor 11:5 -" Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua cabeça, porque é a mesma coisa como se estivesse rapada."

Se fossemos seguir costumes adotados por alguns povos todas as vezes que adorássemos ao Senhor em oração deveríamos, no caso das mulheres, utilizarem o véu, e  tirarmos nossos sapatos dos pés porque ao invocarmos o Nome do Senhor e a Sua Presença o lugar que nos encontramos torna-se santo, veja:

Exo 3:5 - "Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa."

A forma como devemos nos posicionar em oração deve ser aquela que em nossa cultura de costumes melhor traduza uma atitude de respeito, humildade e adoração à magnitude de Deus, a final Deus deseja que façamos assim e respeitou este princípio básico, pois quando ordenou a Moisés que tirasse os sapatos não estava comunicando algo novo, porque Moisés e seus contemporâneos conheciam este costume, fazia parte da realidade em que viviam, pois quando entravam em uma tenda ou casa de uma pessoa tiravam os sapatos em sinal de respeito. A atitude de ficar de joelhos e com o rosto na terra e braços estendidos (que não é a postura que hoje adotamos ao ajoelharmos) era um costume da sociedade da época quando queriam demonstrar submissão e respeito diante de reis e rainhas, porque então não adotar tal atitude para com o Rei dos reis.

O mesmo deve acontecer em nosso tempo, devemos fazer uso para com Deus das formas respeitosas que temos adotado para com autoridades, pois Deus é digno delas acima de todos.

2) Devemos respeitar a atitude religiosa de cada um para com Deus e não devemos impor as nossas garantindo assim o livre arbítrio. Veja o conselho e o princípio contido em:

Rom 14:1-8 - "Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar. Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; morrem-se, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor."

Veja Rom 14:12-13 - "Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso irmão."

E Veja também Rom 14:18-19 - "Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens. Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as que contribuem para a edificação mútua."

Conservemos este princípio e quando chegarmos em uma comunidade cristã que mantém o costume de ajoelhar ou ficar em pé ao orar não devemos impor nosso costume de orarmos somente de joelhos ou somente de pé. Reflitam que mais cedo ou mais tarde surgirão pessoas que vão impor a atitude de que a melhor postura para cantar louvores a Deus é somente de joelhos porque cantar é também orar ao Senhor.

3) Princípios, são inegociáveis, não mudam com o passar dos tempos, épocas e tipo de cultura, já os costumes mudam sua forma.

Qual a postura que devemos adotar para orarmos?

Ajoelhados, de pé, deitados, sentados, com a cabeça baixa, olhos fechados e cabeça inclinada para baixo, olhos abertos e cabeça erguida para cima, mãos unidas e cruzadas, mãos estendidas e justapostas, braços dobrados, braços estendidos em direção ao céu, ajoelhados com o corpo curvado com o rosto em terra e braços estendidos para frente, pés calçados ou descalçados, tudo são formas de adoração importantes à medida que traduzam nossa atitude mental de respeito, submissão e adoração ao Deus criador do Céu, da Terra e de tudo que existe. Se não existir uma atitude mental adequada às formas para nada servem. Deus está cansado de teatro de formas, veja:

Isaías 1:10-19 - "Ouvi a palavra do Senhor, governadores de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? Diz o Senhor. Estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu de vós isto, que viésseis pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação. As luas novas, os sábados, e a convocação de assembléias ... não posso suportar a iniqüidade e o ajuntamento solene! As vossas luas novas, e as vossas festas fixas, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Quando estenderdes as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos a maldade dos vossos atos; cessai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã. Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra."

Veja ainda algumas formas de orar, de falar com Deus:

Gen 18:22-23 - " Então os homens, virando os seus rostos dali, foram-se em direção a Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante do Senhor. E chegando-se Abraão, disse: Destruirás também o justo com o ímpio?"

II Samuel 13:34 - "Absalão, porém, fugiu. E o mancebo que estava de guarda, levantando os olhos, orou, e eis que vinha muito povo pelo caminho por detrás dele, ao lado do monte."

I Reis 8:54 - "Sucedeu, pois que, acabando Salomão de fazer ao Senhor esta oração e esta súplica, estando de joelhos e com as mãos estendidas para o céu, se levantou de diante do altar do Senhor."

I Cron 23:30 - "e de estarem cada manhã em pé para render graças e louvor ao Senhor, e semelhantemente à tarde."

II Cron 20:3-15,18 - "Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor. Jeosafá pôs-se em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do Senhor, diante do átrio novo, e disse: Ó Senhor, Deus de nossos pais, não és tu Deus no céu? e não és tu que governas sobre todos os reinos das nações? e na tua mão há poder e força, de modo que não há quem te possa resistir. Ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? E habitaram nela, e nela edificaram um santuário ao teu nome, dizendo: Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti em nossa aflição, e tu nos ouvirás e livrarás. Agora, pois, eis que os homens de Amom, de Moabe, e do monte Seir, pelos quais não permitiste que passassem os filhos de Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram. Eis como nos recompensam, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar. Ó nosso Deus, não os julgarás? Porque nós não temos força para resistirmos a esta grande multidão que vem contra nós, nem sabemos o que havemos de fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos. Então veio o Espírito do Senhor no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias o levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá. Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, para o adorarem."

E, Neemias 9:2-4 - "E os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estrangeiros, puseram-se em pé e confessaram os seus pecados e as iniqüidades de seus pais. E, levantando-se no seu lugar, leram no livro da lei do Senhor seu Deus, uma quarta parte do dia; e outra quarta parte fizeram confissão, e adoraram ao Senhor seu Deus. Então Jesuá, Bani, Cadmiel, Sebanias, Buni, Serebias, Bani e Quenâni se puseram em pé sobre os degraus dos levitas, e clamaram em alta voz ao Senhor seu Deus."

Meu apelo é que conservemos a unidade pela glória que nos tem sido dada por Jesus, a fim de que o mundo conheça que o Pai enviou o Seu Filho (João 17:22-23), procurando diligentemente guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmia sejam tiradas dentre vós, bem como toda a malícia. Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. (Efe 4:1-32).

Que a benção de Deus seja com cada um. Maranata.

Jackson Diogo Damásio Outeiro
Membro da Igreja do Bairro Monte Castelo
Campo Grande, MS

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com