Vergonha: Noticiário da DSA Tenta Esconder dos Brasileiros o Ecumenismo da IASD

Texto de Siloé de Almeida para o Noticiário da DSA Texto de Siloé de Almeida para o Noticiário da Associação Geral
Lei de culto no Chile é exemplo para América Latina

Santiago, Chile...[ASN] "A Lei Liberdade Religiosa do Chile é um exemplo para os demais países da América Latina", declarou a jurista espanhola Rosa Maria Matinez. A declaração foi feita durante o Congresso Nacional de Liberdade Religiosa em Santiago do Chile, entre os dias 26 e 27 de agosto. O encontro reuniu cerca de 300 representantes de países das Américas, Europa, Ásia e África. O congresso foi uma iniciativa da filial chilena da International Religious Liberty Association - Associação de Internacional de Liberdade Religiosa (Irla)

[Neste ponto, Siloé omite para os brasileiros a relação de igrejas participantes!]

"O diálogo inter-religioso é o caminho viável para a coexistência pacífica no mundo", declarou o secretário geral da Irla, John Graz. O líder afirmou ainda que o diálogo é o caminho totalmente inverso ao ecumenismo, no qual as igrejas ficam sujeitas a um poder central. "O homem foi criado por Deus como um ser livre. O homem tem que ter liberdade para escolher ou não a religião que quer seguir. E isso também está amparado pelo artigo 18 da Declaração do Direitos Humanos", explica o secretário da Irla.

[Muita atenção para os trechos destacados deste modo! Perceba que essa postura denominacional torna incoerente o evangelismo, chamado nesses encontros de "proselitismo", e a missão da Igreja Remanescente de denunciar as religiões falsas que constituem Babilônia e convidar os sinceros a saírem delas também é posta em cheque. Deve a igreja resguardar-se de preconceito e perseguição, unindo-se a outras denominações e estabelecendo parcerias com os governos seculares? A grande meretriz assentada sobre a besta de Apocalipse 17 é que se encontra nessa cômoda posição!]

[Aqui, Siloé deixa de mencionar "outros oradores" que participaram do encontro.]

A Associação Internacional foi fundada em 1983 por iniciativa da Igreja Adventista para defender o direito de cada cidadão escolher e seguir livremente a sua religião. Hoje, a Irla tem escritório e representação em cerca de 200 países. Para conscientizar e prevenir problemas de liberdade religiosa a entidade realiza jornadas, seminários e congressos internacionais (regionais), como o que foi realizado no Chile. O mais recente Congresso Internacional da América do Sul aconteceu em Lima, Peru, no ano de 2001. O V Congresso Mundial de Liberdade Religiosa aconteceu em Manilla, Filipinas, em 2002. O quarto mundial foi em 1997, no Rio de Janeiro, Brasil.

[Neste outro ponto, Siloé omite informação sobre a realização de encontro ecumênico semelhante no próximo ano, aqui no Brasil.]

Segundo Jonh Graz, um dos destaques do Congresso foi o “alto nível” dos palestrantes nacionais e internacionais. Até o presidente da comissão que elaborou a lei nacional de culto, Mário Rios, foi um dos destacados palestrantes. A coordenação geral do congresso foi do presidente da Igreja Adventista no Chile, pastor Guido Quinteros, com apoio do secretário da Igreja, pastor Bolívar Alaña. O secretário geral do evento foi o professor Magdiel Pérez.

[Siloé nada diz também sobre o encontro com o secretário da presidência chilena, no Palácio do Tesouro]

Fonte: http://www.igrejaadventista.org.br/

 

Chile: Lei Sobre Culto É Exemplo Para a América Latina, Diz Advogada no Congresso da AILR

September 2, 2003 Santiago, Chile .... [Siloé de Almeida/ANN Staff]


A Professora Rosa Maria Martinez de Codes, da Universidade de Madrid, discursa no Congresso da AILA em Santiago, Chile.
Source: Adventist News Network

"A Lei de Liberdade Religiosa no Chile é um exemplo para outros países da América Latina", declarou a advogada espanhola e professora da Universidade de Madrid, Rosa Maria Martinez de Codes, ex-diretora associada da seção de direitos religiosos da Ministério da Justiça da Espanha.

A Dra. Martinez fez o seu comentário numa apresentanção durante o abertura do Congresso Nacional de Liberdade Religiosa realizado em Santiago, Chile, dias 26 e 27 de agosto. O encontro reuniu aproximadamente 300 delegados de países das Américas, Europa, Ásia e África. O congresso, uma iniciativa do ramo chileno da Associação Internacional de Liberdade Religiosa (que tem a sigla em inglês IRLA), acolheu representantes das igrejas Católica, Pentecostal, Batista, e das fés judaicas e islâmica, bem como delegados da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e das Testemunhas de Jeová.

"O diálogo inter-religioso é uma rota viável para a coexistência pacífica no mundo", disse o Dr. John Graz, secretário-geral da AILR. Ele afirmou que o diálogo contrasta-se com um caminho que conduz ao exclusivismo religioso e ao totalitarianismo, em que as igrejas perdem a sua independência. "O homem foi criado por Deus como um ser livre. O homem precisa ter liberdade para escolher a religião que deseja seguir. E isso é também apoiado pelo Artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos", aduziu Graz.


O senador chileno Mario Rios Santander falando com os pastores Guido Quineteros, presidente, e Bolivar Alana, secretário da IASD no Chile.

Outros oradores falaram no evento--o primeiro a realizar-se no Chile--inclusive o ex-embaixador Robert Seiple, agora um consultor da Visão Mundial, sediada em Washington, D.C.; o Senador Mario Rios Santander, autor da lei de liberdade religiosa do Chile; o Professor Camilo Cardoso, supervisor de organizações religiosas para o ministério do exterior, da Argentina. O congresso foi realizado no Salão de Congressos em Santiago.

A Associação Internacional de Liberdade Religiosa foi fundada em 1883 por iniciativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia para defender o direito de cada cidadão escolher e seguir livremente sua religião. Hoje, a AIRL tem escritórios ou representações em aproximadamente 200 países, e divisões nacionais e associações afiliadas em 66 nações. A fim de promover conscientização e prevenir problemas de liberdade religiosa, a AIRL realiza reuniões, seminários e congressos regionais, tais como o havido em Santiago. O congresso internacional mais recente na América do Sul deu-se em 2001 em Lima, Peru.

Congressos adicionais estão planejados para 2004 em São Paulo, Brasil, e 2005 em Buenos Aires, Argentina. Graz disse que "a América do Sul tem revelado vigoroso interesse em liberdade religiosa nesses últimos anos".

O Pastor Guido Quinteros, presidente da Igreja Adventista no Chile, coordenou a conferência juntamente com o Pastor Bolívar Alaña, secretário da Igreja para a região. O Professor Magdiel Pérez, deão da Universidade Adventista Chilena, foi o secretário geral do evento. Em 29 de agosto uma delegação de participantes, sob a direção de Quineros, e o Dr. Graz, reuniram-se com o ministro Francisco Huenchumilla Jaramillo, secretário geral da presidência chilena no Palácio do Tesouro.


O Ministro Francisco Huenchumilla Jaramillo, secretário-geral da presidência no Chile, reunindo-se com o Dr. John Graz, secretário geral da AILR e com o Pastor Guido Quineteros no Palácio do Tesouro.

Fonte: http://www.adventist.org/

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com