(Configure a tradução automática das legendas para o português.)
O adventismo pioneiro simplesmente não pode ser compreendido sem levar a sério o papel dos Apócrifos. Para os primeiros adventistas, esses livros eram uma fonte legítima de autoridade bíblica e moldavam o pensamento espiritual com muito mais peso do que imaginamos hoje.
A revelação recentemente redescoberta — em que Ellen White chama os Apócrifos de “o livro escondido” destinado aos sábios do tempo do fim — reforça sua importância não apenas para a pesquisa histórica, mas também para a reflexão teológica atual.
O artigo em PDF disponível abaixo não discute todos os impactos dos Apócrifos na teologia pioneira (embora haja vasta evidência disso). Seu objetivo é outro: demonstrar que esses livros tinham posição privilegiada entre os primeiros adventistas, ficando atrás apenas da influência direta de Ellen White.
Ainda há muito a ser estudado nesse campo. E está cada vez mais claro que pesquisadores adventistas — e todos os interessados na história real do movimento — não podem mais ignorar esse capítulo esquecido da nossa origem.
Tradução para o português:
O Livro Oculto do Adventismo (Matthew Korpman)
O Livro Oculto do Adventismo (Matthew Korpman)Original em inglês:
Adventism’s Hidden Book: A Brief History of the Apocrypha | Spectrum 46:1 (2018): 56-65.
Adventism's Hidden Book: A Brief History of the Apocrypha | Spectrum 46:1 (2018): 56-65.