Crença Anti-Trindade Foi uma das Razões Porque o Pastor Habenitch deixou a Organização para Sempre

 

O último trecho que publicamos da tradução da Confissão do Pastor Robert Habenitch, fundador de nosso colégio agrícola do Amazonas, encerrou-se com uma citação do artigo sobre a doutrina da trindade, intitulado: "Heresia ou Sinal de Esperança? -- Como os pioneiros Adventistas lutaram contra a verdade sobre a Trindade", publicado na edição de 22 de abril de 1999, da Adventist Review.

3. "As Crenças Fundamentais podem e serão refinadas quando novas descobertas adicionais clarifiquem velhas verdades ou quando novas situações necessitem de explicações para o mundo do que a Bíblia ensina e no que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam." ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 13.)

A expressão traduzida por "refinadas" na oração acima pode envolver uma sutileza, que inclui o seguinte em sua definição: "evasivo, não imediatamente óbvio, inteligente, caracterizado por arte ou astúcia, desviado. Operando de um modo meio escondido e normalmente prejudicial, insidioso." (Dicionário American Heritage.)

Esses sinônimos todos descrevem com perfeição os métodos usados pela liderança da IASD para provocar a reversão da histórica posição adventista quanto à natureza humana de nosso Salvador.

A situação apresentada de que uma nova explicação se fez necessária "para o mundo do que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam" refere-se a uma oportunidade criada, para remover da denominação o estigma de ser classificada, pelos Evangélicos, como "uma seita".

Essa sutil reversão, relativa à natureza humana de Cristo, deu a entender ser uma reforma e possibilitou a compreensão de que havia uma grande semelhança da igreja Adventista com as outras igrejas cristãs, as mesmas que Jesus chama a "Babilônia."  Aliás, Ele insta os seus seguidores a usar esse termo para dar as Três Mensagens Angélicas (Apocalipse 14:6-12). Mas eles só fariam isto, se admitissem a veracidade do diagnóstico de Deus relativo à condição que eles estão (orgulhosos, mundanos, egoístas, cegos, miseráveis, e espiritualmente pobres e nus) e recebessem a cura que Deus proveu (Arrependimento!).

Dê uma parada na leitura deste testemunho e, numa atitude de bereano, com o coração limpo de preconceitos leia Apocalipse 3:14-22. Essa mensagem aplica-se principalmente à hierarquia adventista, é verdade! Mas a mesma aflição cairá sobre os membros da igreja que refletem os sintomas de seus líderes errantes e não consideram a cura provida por Deus.

 

Outros tópicos do artigo citado

4a. "Fossem quais fossem as convicções originais de Ellen White, ela nunca expressou opiniões antitrinitárias nos seus escritos. E ela levou os Adventistas a finalmente reconsiderar e aceitar um conceito Bíblico da Trindade, como veremos adiante." ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 10.)

4b. “Ela nunca escreveu um artigo confrontando diretamente a opiniões erradas sobre a Deidade, mas ela publicou no Desejado de Todas as Nações e em outros obras declarações que não puderam ser explicadas fora (da Trindade) e que foram destinadas, em última análise, a mudar a doutrina da igreja".  ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 12.

Notei que a declaração -- "Ela nunca escreveu um artigo confrontando diretamente a opiniões erradas sobre a Deidade" -- deixa de lado a controvérsia que a Sra. White teve com o Dr Kellogg, uma controvérsia tão séria que ela lhe deu o nome de "O Alfa da apostasia". Eu até me perguntei: O que mais teria sido deixado de lado? 

Estávamos lidando com um assunto que, além da adoração à Divindade, envolvia também a imutável Lei de Deus e As Três Mensagens Angélicas pelo menos, além de, provavelmente, o resto dos pilares de nossa fé, se o assunto for completamente entendido da forma que eles estão colocando. Era este outro caso em que convinha "refinar" uma doutrina? Por favor releia a nota sobre o que autor de "Heresia ou Sinal de Esperança?" disse naquele ítem de número três.

3. "As Crenças Fundamentais podem e serão refinadas quando novas descobertas adicionais clarifiquem velhas verdades ou quando novas situações necessitem de explicações para o mundo do que a Bíblia ensina e no que os Adventistas do Sétimo Dia acreditam." ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 13.) 

Esse movimento de retrocesso doutrinário, em direção à teologia Trinitária, parece ter sido uma mobilização da igreja inteira em adesão ao Ômega da Apostasia, porque o autor declarou claramente que, até por volta do inicio do século vinte, havia uma maré de teólogos anti-trinitarianos entre os Adventistas. Ele também afirmou que estavam sendo postos novos fundamentos para essa reviravolta doutrinária na mesma época em que a Apostasia Alfa veio à tona e foi rejeitada. ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 11.)

Se a adoção da teologia trinitária das igrejas tidas como "ortodoxas" realmente é o Ômega predito, então não é surpreendente que a Sra. White tenha dito que "temeu pelo povo de Deus.” (Mensagens Escolhidas, Vol 1, pág. 203, em inglês.) O que poderia ter sido mais enganoso que ter seus próprios escritos adulterados para serem utilizados como alavanca e ponto de partida, para forçar a Igreja Adventista a aceitar o Deus das outras igrejas cristãs, que o Deus verdadeiro anteriormente chamara de Babilônia?

 

Vergonha de admitir

Era duro admitir que nós tínhamos estado errados por tanto tempo. Pessoalmente, esse era o meu caso. Contudo, porque que eu deveria estar tão surpreso com relação aos meus sentimentos? Não aconteceu parecido com um terço dos anjos, que, mesmo tendo vivido na presença do Pai, alimentaram idéias errôneas em sua mente sobre Ele e Seu Filho, nosso Criador? Não rejeitaram também os anjos as solicitações amorosas de Cristo? Em sua teimosia e no orgulho de sua sabedoria e opiniões, esses anjos mudaram a natureza de Deus inconscientemente. Se eu estou errado, é melhor admitir logo! Por que compartilhar meu futuro com o aqueles anjos caídos?

Bem, talvez eu estivesse errado em minha avaliação do artigo "Heresia ou Sinal de Esperança?" Talvez o tema da Trindade não fosse no fim das contas a advertência contra o "Ômega da Apostasia", que irá destruir a fé dos Adventistas. Talvez não existisse motivo para que eu assumisse a responsabilidade pessoal de descobrir a verdade sobre quem eu devia adorar.

Foi uma vergonha não ter uma base Bíblica para sustentar o assunto mais importante na vida de qualquer pessoa, a adoração!

Houve duas razões porque eu comecei minha aventura como Bereano, pesquisando a Bíblia e os escritos da Sra. White, a mensageira do tempo do fim. A primeira foram as citações 2, 4a e 4b, mostradas anteriormente. Nestas citações, eles alegaram que foi a irmã White quem forneceu o raciocínio usado para forçar a aceitação da doutrina da Trindade pela Igreja Adventista. A segunda razão foi que, tendo a Sra. White falecido não poderia mais protestar sobre uso dos seus escritos para provar uma nova doutrina, como ela tinha feito vigorosamente com as más aplicações feitas pelo Dr. Kellogg no livro The Living Temple (O Templo Vivo).

O primeiro capítulo do livro Patriarcas e Profetas, intitulado, "Por que foi permitido o pecado", porém, contém declarações que contradizem diretamente as teorias trinitárias. Veja como a declaração 4b acima, que diz que a Sra. White "nunca expressou opiniões antitrinitarianas nos seus escritos" está equivocada e distorcida:

"O Soberano do universo não estava só em sua obra de beneficência.  Tinha um companheiro - um cooperador que poderia apreciar Seus propósitos, e participar de Sua alegria ao dar felicidade aos seres criados. 'No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.' (S.João 1:1-2) Cristo, o Verbo, o Unigênito de Deus, era um com o eterno Pai - um em natureza, caráter, propósito - o único ser que poderia penetrar em todas os conselhos e propósitos de Deus." (Patriarcas e Profetas, págs. 33-34.) 

“Houve um que perverteu a liberdade que Deus concedera as Suas criaturas.  O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes de céu.” (Patriarcas e Profetas, pág. 35.) 

"Não contente com sua posição, embora fosse mais honrado do que a hoste celestial, arriscou-se a cobiçar a homenagem devida unicamente ao criador.--- E, cobiçando a glória que o infinito Pai conferia a Seu Filho, este príncipe dos anjos aspirou ao poder que era a prerrogativa de Cristo apenas.” (Patriarcas e Profetas, pág. 35.)

"O Rei do universo convocou os exércitos celestiais perante Ele, para, em sua presença, apresentar a verdadeira posição de seu Filho, e mostrar a relação que Este mantinha para com todos os seres criados.  O Filho de Deus partilhava do  trono do Pai, e a glória do Ser eterno, existente por Si Mesmo, rodeava a ambos.--- Perante os habitantes do Céu, reunidos, o Rei declarou que ninguém, a não ser Cristo, o Unigênito de Deus, poderia penetrar inteiramente em Seus propósitos,  e a Ele foi cofiado executar os poderosos conselhos da sua vontade.” (Patriarcas e Profetas, pág. 36.)

Por favor, leia o capítulo inteiro para apreciar quanto poder emana deste capítulo quando todo o seu contexto todo é entendido. É tão claro quando diz ser o Pai a maior Divindade, por que é Ele que é descrito como "O Soberano do universo", e como "O Rei do universo." O Pai Soberano tinha um companheiro, um cooperador. Ele compartilha tudo com o seu Filho unigênito, "o único ser em todo o universo que poderia entrar nos conselhos e propósitos de Deus." (O Grande Conflito, pág. 493) Estes substantivos são todos singulares, assim, até este ponto, nós temos dois seres divinos descritos, O Pai e O Filho Unigênito.

Agora! "O pecado originou-se com aquele que, abaixo de Cristo, fora o mais honrado por Deus, e o mais elevado em poder e glória entre os habitantes de céu."  Lúcifer, o "pai da mentira", ele queria ser "semelhante ao Altíssimo", (Isaías 14:14) a qualquer preço, tinha sido uma vez o terceiro em autoridade no comando do Céu.

Temos que admitir que esta amostra de declarações diretas, das primeiras três páginas do livro Patriarcas e Profetas, é muito mais do que suficiente para provar que a Sra. White escreveu declarações contrárias à existência de uma tríade Divina. O fato de que Lúcifer é um ser criado, contudo "próximo a Cristo", e o terceiro no comando, impede qualquer possibilidade da existência de mais de dois seres divinos.

 

Mal intencionado

Obviamente, o autor de "Heresia ou Sinal de Esperança?" não estava sendo franco, quando ele declarou que a Sra. White "nunca expressou opiniões antitrinitárias nos seus escritos." ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág.10)

Mais adiante, o mesmo autor foi muito mais mal intencionado quando insinuou que a Sra. White havia, de propósito feito "um comentário de sete palavras que iria virar a maré de teólogos anti-trinitarianos entre as Adventistas". ("Heresia ou Sinal de Esperança?", pág. 11.)

Exigiria uma grande habilidade intelectual para aceitar isso e seria um esforço descomunal de inteligência fazer com que uma pessoa se contradiga e ao mesmo tempo seja coerente consigo mesma enquanto se tenta mudar o que ela mesma disse: "Deus terá sobre a terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e  base de todas as reformas."  (O Grande Conflito, pág. 595)

Que houve "uma maré de teólogos anti-trinitarianos entre Adventistas" no começo do século passado, estava claro. O que nós temos hoje, então, é uma nova teologia, representada por uma nova ordem de diálogos

Abaixo se encontram as sete palavras famosas que iriam “virar a  maré” dos teólogos anti-trinitarianos, dentro do seu contexto original. (Na tradução em potuguês, são nove palavras). Esta citação apareceu em Signs of The Times (Sinais dos Tempos) de  8 de abril de 1897, um ano antes da publicação de O Desejado de Todos as Nações. É bem provável que os compiladores de O Desejado de Todas a Nações tenham retirado a frase desse artigo.

Em Cristo há vida original, não emprestada, não derivada. Esta vida não é inerente ao homem. Ele só pode possuí-la por Cristo. Ele não pode ganhá-la, é dado a ele gratuitamente como um presente, se ele acreditar em Cristo como seu salvador pessoal..”

Se esta citação indicar a suposta existência de uma Trindade, a Sra. White estaria contradizendo as citações claras que nós lemos anteriormente em Patriarcas e Profetas. Declarações que descrevem a Divindade como um Pai soberano, que compartilha todos seus atributos e poder com seu unigênito (procriado) Filho. A Sra.White não ia contradizer a si mesma e muito menos a Bíblia. Ela obviamente estava descrevendo, com todo o fervor como lhe era peculiar, a herança inimaginável de ter vida eterna em si mesmo, recebida por Jesus do Pai.

Se um seguidor obediente de Jesus pode receber, de presente, essa vida original, não emprestada, não derivada, ninguém pode logicamente dizer que Jesus não pode herdá-la do seu Pai.  Ele também herdou mais excelente nome do que os anjos. (Hebreus 1:4). Nós não herdamos aquele tipo de vida (porque não somos gerados de Deus, mas, sim, criados por Deus), porém, Jesus que foi gerado está ansioso para compartilhar a sua herança, vida eterna, conosco, como um presente!

Continuará.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com