Verdade Bíblica: Quem é Cristão de Verdade, Sofre Perseguição e Pode Morrer Mais Cedo
O que a Lição deveria ter dito: 1. Que revelação consoladora ofereceu Jesus previamente a Seus seguidores?
Jesus ensinou que o reino dos céus pertence aos perseguidos por sua vida exemplar e mensagem perturbadora. Ele aconselhou Seus ouvintes a sentirem-se felizes com a perseguição e garantiu que a fidelidade diante da oposição injusta e até da ameaça à vida seria recompensada na vida futura.
2. Que alerta fez Jesus acerca da ausência de perseguição e convivência harmoniosa com os opressores potenciais? -- Lucas 6:22-23 e 26. Se vivemos em paz, recebendo elogios e louvores com freqüência daqueles que não partilham de nossos valores e princípios, é mau sinal. Podemos estar completamente equivocados acerca de nossa condição espiritual.
3. Que perspectiva de vida oferecia Jesus aos que pretendiam segui-Lo? Dizia Ele que Seu sacrifício na cruz lhes isentaria de sofrimentos e sacrifícios adicionais neste mundo?
Jesus deixou claro que a opção pelo caminho estreito, da submissão a Deus, conduziria Seus seguidores à opressão, tortura e morte cruel. O Diabo não iria se satisfazer com Sua morte na cruz e procuraria impedir o avanço do reino de Deus neste mundo, intimidando Seus seguidores com sofrimento e ameaças à vida destes. Cristo, porém, alertou que para alcançar a vida eterna seria preciso bem mais que a mera aceitação de Seu sacrifício na cruz, como sugerem os modernos evangelistas. Para ganhar a vida eterna, seria preciso perder a vida por Sua causa!
4. Teria Jesus ensinado que devemos provocar a perseguição? Mateus 10:16-22. Cristãos masoquistas ou suicidas, que provocassem o sofrimento da perseguição contra si mesmos, estariam reduzindo desnecessariamente seu período de utilidade nas mãos de Deus, como mensageiros de Seu reino. Por isso, Jesus Cristo recomendou-lhes prudência, simplicidade e cautela para que o pior pudesse ser evitado ou adiado. Mas uma vez que estivessem, pela permissão de Deus, diante de autoridades para serem julgados, deveriam deixar-se guiar pelo Espírito do Pai e apresentar a verdade sem rodeios nem temores, pois sua salvação dependeria da perseverança nessa situação.
5. Que outra passagem do Evangelho reforça esse ponto de vista?
"Nestes dias mal se conhecem a perseguição e a injúria por amor de Cristo. Bem pouco é o sacrifício e a abnegação necessária para alguém se revestir de uma forma de piedade, ter o nome no livro da igreja; viver, porém, de tal maneira que nossos caminhos sejam agradáveis a Deus, e nossos nomes registrados no livro da vida, exigirá vigilância e oração, abnegação e sacrifício de nossa parte. Os professos cristãos não são de modo algum exemplo para a juventude, a não ser quando eles seguem a Cristo. As ações justas são inequívocos frutos da verdadeira piedade. O Juiz de toda a Terra dará a cada um segundo as suas obras." -- Testemunhos Seletos, Vol. 1, págs 155-156.
6. Que explicação deu Jesus para a perseguição contra Seus seguidores? -- João 15:18-20. O texto acima deve levar-nos a uma séria reflexão: Se o mundo nos ama e não nos persegue com ódio, o que isto significa? Somos mais inteligentes e diplomáticos que Cristo, ou amigos do mundo? Tiago 4:4 tem a resposta: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." "A perseguição em suas várias modalidades é o desenvolvimento de um princípio que subsistirá enquanto existir Satanás e tiver o cristianismo poder vital. Ninguém poderá servir a Deus sem atrair contra si a oposição das hostes das trevas. Anjos maus o assaltarão, alarmados de que a sua influência lhes esteja arrebatando a presa. Homens maus, reprovados pelo seu exemplo, unir-se-ão àqueles, procurando separar de Deus tal pessoa, por meio de sedutoras tentações. Quando estas não surtem o efeito esperado, recorre-se ao poder compulsório para forçar a consciência." -- O Grande Conflito, pág. 610.
7. Incluiu Jesus a perseguição entre os eventos relacionados ao fim do mundo?
8. Deixou Jesus claro que a perseguição se daria por motivos religiosos?
9. Que benefício espiritual traz a perseguição, segundo o apóstolo Paulo?
A perseguição nos aproximará mais de Deus, em quem buscaremos refúgio e força. Essa proximidade maior com Ele, através de comunhão cada vez mais íntima pela oração e estudo da Bíblia, produzirá visíveis transformações em nosso caráter. A vida de Cristo se manifestará em nós! "Pelo sofrimento e perseguição, a glória - o caráter - de Deus será manifestada em Seus escolhidos. A igreja de Deus, odiada e perseguida pelo mundo, é educada e disciplinada na escola de Cristo; caminha na Terra pela estrada estreita, é purificada na fornalha da aflição, segue o Senhor através de duras batalhas, exercita-se na abnegação e sofre amargas experiências, mas reconhece por tudo isso a culpa e a miséria do pecado e aprende a afugentá-lo." -- O Maior Discurso de Cristo, pág. 31.
10. Que promessa condicional faz Jesus no Apocalipse àqueles que forem alvo de perseguição e ameaças de morte?
O recebimento da coroa da vida está condicionado à fidelidade mesmo em face da morte. Portanto, não nos iludamos com a crença de que a morte de Cristo foi suficiente e já não precisamos nos sacrificar pela religião. Quem deseja a vida eterna, não pode ter esta vida como preciosa nem fazer concessões ao diabo. Leia mais:
|
|