Estudo Nº 01

Home
Acima
Artigos
Sermões
Download
Livros On-Line
Notícias
Imagens
Busca no Site
Índice Geral

18/04/04


Dois Amores Opostos

Nosso idioma só tem uma palavra para expressá-lo: “amor”. Com ela nos referimos a algo tão sublime como o que é o Deus dos céus, e com ela nos referimos também aos atos da mais baixa moralidade. Tão pouco específica é esta palavra, que chegou a poder expressar quase que qualquer coisa, ou nenhuma coisa.

Quando os apóstolos escreveram o Novo Testamento, sua linguagem era mais rica que a nossa. A palavra mais comum para a noção quotidiana de amor era eros, algo semelhante ao nosso uso mais habitual da palavra amor. Denotava o amor mútuo entre cônjuges, o amor paternal e o filial, o amor entre os amigos, um princípio nobre e belo. Era a grande idéia de Platão sobre um amor elevador e espiritual, o oposto da mera sensualidade.

Quando o apóstolo João tomou sua pena para escrever a gloriosa expressão: “Deus é amor”, não pôde escrever “Deus é eros”. Por mais nobre e belo que o eros pudesse parecer, teve que escrever : “Deus é ágape”. Os filósofos dos dias dos apóstolos se indignaram porque não foi empregado o seu termo predileto (eros). Se iniciou assim um debate que já dura mais de dois mil anos, a respeito destas duas idéias contrapostas de Deus.

Estas duas noções sobre o amor lutam ainda hoje pela supremacia. Cada homem, mulher e criança neste mundo aceitará antes ou depois um ou outro como o ideal de sua vida. Nosso estudo tem por objetivo contrastar ambos os tipos de amor.

 

O ágape nos surpreende e maravilha

(Ao escrever as respostas, empregamos a palavra original “ágape”, em lugar de “amor” ou “caridade”, como algumas versões da Bíblia têm traduzido)

1. Quão úteis são as palavras daquele que carece do ágape em seu coração? I Coríntios 13:1

RESPOSTA: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse ágape, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.”

2. Para quê serve o conhecimento e a fé, se falta o ágape? I Coríntios 13:2

RESPOSTA: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse ágape, nada seria.

3. Se repartir os seus bens com os pobres, e até chegue a morrer como mártir, mas carecendo de ágape, de quê serve? I Coríntios 13:3

RESPOSTA: “E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse ágape, nada disso me aproveitaria.

4. Dentre todos os professos cristãos no mundo, quem é que realmente conhece a Deus? I João 4:7 e 8

RESPOSTA: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o ágape é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é ágape.

5. Se alguém possui o ágape, quão corajoso e confiante estará no dia do juízo? I João 4:17

RESPOSTA: “Nisto é perfeito o ágape para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual Ele é, somos nós também neste mundo.

Nota: Pense nisto! Caminhar confiantemente na própria presença de Deus, entre anjos santos! Isto supera toda a imaginação.

6. O que o ágape faz com nosso medo natural ao juízo? I João 4:18

RESPOSTA: “No ágape não há temor, antes o perfeito ágape lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em ágape.

7. É possível que uma pessoa possua o ágape, e continue na transgressão da lei de Deus? Romanos 13:10

RESPOSTA: “O ágape não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o ágape.

Nota: É um assunto de vital importância. O apóstolo Tiago afirma (Tiago 2:10) que “qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos”. E João estabelece que a verdadeira igreja de Deus se distiguirá no tempo do fim pela obediência a todos os mandamentos de Deus (Apocalipse 12:17; 14:12). Interessante! Muitos crêem ser bons cristãos, porque supõem que sabem como amar. No final, entretanto, haverão de ouvir as palavras do Senhor dizendo-lhes: “Nunca vos conheci” (Mateus 7:22 e 23). O que tiveram foi “eros”, mas não “ágape”; e nunca reconheceram a diferença.

 

Jesus adverte: não confunda “eros” com “ágape”

8. Do quê é facilmente capaz o amor eros que todo homem -incluindo os pagãos- herda por natureza? Mateus 5:46 e 47

RESPOSTA: “Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

9. Em contraste, a quê nos capacita o amor ágape? Mateus 5:44

RESPOSTA: “Eu, porém, vos digo: Amai [com ágape] a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus

10. De acordo com o anterior, qual é o significado de ser “perfeito”? Mateus 5:45-48

RESPOSTA: “Porque faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Nota: “O amor aos homens é a manifestação do amor de Deus em direção à Terra. Foi para implantar esse amor, fazer-nos filhos de uma família, que o Rei da Glória Se tornou um conosco. E quando se cumprirem as palavras que disse ao partir: ‘Que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei’ (João 15:12); quando amarmos o mundo assim como Ele o amou, então Sua missão por nós está cumprida. Estamos aptos para o Céu; pois o temos no coração.” (O Desejado de Todas as Nações, p. 641).

O que os gregos entendiam por “eros”, é o tipo de amor natural, comum a todos os homens –também aos pagãos–.  É um tipo de amor que depende da beleza, bondade ou valor do objeto amado. É despertado perante a qualidade desejável do objeto deste amor, como ocorre na relação sentimental entre pessoas de sexos opostos. É um tipo de amor “eu-amo-a-quem-me-ama”.

11. Em contraste com este amor baseado na reciprocidade, qual é o valor das pessoas objeto do amor ágape? Romanos 5:7, 8, 10

RESPOSTA: “Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o Seu ágape para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. ... Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de Seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela Sua vida.”

O “eros” é um tipo de amor que repousa sobre a noção de necessidade. Empregamos de forma sinônima: ‘eu te amo, necessito de ti...’ Os cônjuges se amam... e necessitam um do outro. O mesmo se pode dizer de pais com respeito a filhos e vice-versa, e também dos amigos. Não há nada de errado nisto, mas o “ágape” está em completo contraste, baseando-se em uma motivação totalmente altruísta, sem relação com o interesse ou necessidade próprios.

12. Qual foi a motivação de Jesus ao dar-Se a Si mesmo por nós? II Coríntios 8:8 e 9

RESPOSTA: “Não digo isto como quem manda, mas para provar, pela diligência dos outros, a sinceridade de vosso ágape. Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por ágape de vós Se fez pobre; para que pela Sua pobreza enriquecêsseis.”

13. Onde vemos mais claramente revelado o ágape? I João 4:9 e 10

RESPOSTA: “Nisto se manifesta o ágape de Deus para conosco: que Deus enviou Seu Filho unigênito ao mundo, para que por Ele vivamos. Nisto está o ágape, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou a nós, e enviou Seu Filho para propiciação pelos nossos pecados.

Nota: Propiciação significa um sacrifício feito com o propósito de extinguir a nossa inimizade contra Deus. “O Pai nos ama, não em virtude da grande propiciação; mas sim proveu a propiciação por isso que nos ama. Cristo foi o instrumento pelo qual Ele pôde entornar sobre um mundo caído o Seu infinito amor.” (Caminho a Cristo, p. 13).

“Olha para a cruz do Calvário se queres uma prova tangível de Seu amor. O Céu te observa com intenso interesse, para ver o que tu irás fazer.” (Filhos e Filhas de Deus, p. 246).

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” I Pedro 5:7

Orai sem cessar” I Tesalonicenses 5:17

“Não se faça a Minha vontade, mas a Tua” Lucas 22:42

“O poder da escolha deu-o Deus ao homem; a ele compete exercê-lo. Não podeis mudar vosso coração, não podeis por vós mesmos consagrar a Deus as vossas afeições; mas podeis escolher servi-Lo. Podeis dar-Lhe a vossa vontade; Ele então operará em vós o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade” (Caminho a Cristo, p. 47)

 

Comitê de Estudo da Mensagem de 1888  


Hit Counter