Em Que Tipo de Deus Você Acredita?

 

Por Lynnford Beachy / Tradução: David Souto de Souza / Edição: Robson Ramos

Você acredita na Trindade? Essa é uma das perguntas mais comuns que se faz para determinar se uma pessoa é trinitariana ortodoxa. Porém, depois de sua resposta, quando esta pergunta for realmente compreendida, você pode ser pego de surpresa e não ficar tão convicto de sua crença.

Muitas pessoas pensam que se uma pessoa acreditar no Pai, Filho, e Espírito Santo, então ela acredita na Trindade, mas ficam surpresas ao saber que há muitas pessoas que acreditam no Pai, Filho, e Espírito Santo e não acreditam na Trindade, embora quase todos pensem que aqueles que acreditam no Pai, Filho e Espírito Santo são trinitarianos. Há muito mais na crença do Pai, Filho, e Espírito Santo do que a explicação complicada que os trinitarianos podem dar.   

A maioria dos cristãos no mundo de hoje diz acreditar na Trindade, embora estes admitam que eles não podem entender como a trindade se constitui. Com esta confusão difundida relativa a esta doutrina, não é nenhuma maravilha que entre trinitarianos existem muitas visões diferentes sobre Deus. Toda esta confusão é o resultado da ignorância que os próprios membros da igreja têm relativa ao que é realmente a doutrina de Trindade. Muitos pastores e líderes da igreja recusam falar neste assunto porque eles serão obrigados a dizer que ninguém pode entender este assunto e terão de recorrer ao que aprenderam nas cadeiras da universidade... que se trata de um mistério e deve ser aceito pela fé.

A confusão levantada relativa a este assunto é tão grande que ao dizer freqüentemente que a Trindade é um mistério e que está além de nossa compreensão, eles complementam afirmando que este assunto não deveria ser investigado. Isto faz com que muitas pessoas evitem o estudo relativo a pessoa de Deus, e esse tema se instala na mente deles como um mistério que não podem conhecer.   

Em minha experiência, já testemunhei algumas destas confusões a respeito deste assunto. Conheço várias pessoas muito inteligentes, que dizem crer piamente na Trindade mas, ao serem solicitados para dar comprovação de sua fé, concluí que elas realmente não acreditam na Trindade. Até me surpreendeu que alguns, sendo ministros que abertamente declaram que não crêem na doutrina da Trindade, demonstraram que a doutrina que eles promovem está bem próxima da Trindade, ou apresenta algumas variações muito semelhantes a essa doutrina, embora eles chamem suas convicções com outro nome, como "Deidade".

Você pode chamar uma galinha de cachorro ou de outro nome que você queira, mas nunca mudará o fato que a galinha ainda é uma galinha.   

Por causa da confusão sobre o conceito que as pessoas têm sobre Deus e as implicações que isto pode causar ao evangelho, gostaríamos de examinar algumas das visões mais populares sobre Deus e as comparar com a Bíblia. Com esta informação, você poderá facilmente identificar a crença na doutrina da Trindade bem como ter uma noção de outras visões sobre Deus que, às vezes, é chamado por Trindade, embora alguns propagadores dessas doutrinas não desejem chamá-Lo por esse nome.

Você vai conhecer outras palavras e expressões que são usadas para descrever Deus como sendo três, tríplice ou triúno, além da palavra trindade. Oro a Deus para que, depois de ler este material, você esteja preparado para aceitar a verdade da Bíblia e rejeitar todas as teorias fabricadas acerca de Deus. Oro ainda para que "você sempre esteja pronto para dar uma resposta convincente a todo homem que requerer de você a razão de sua fé" (ver I Pedro 3:15).

 

Caricaturas de Deus, que Negam a Cristo

Os quatro ensinos primários sobre Deus que existem entre os cristãos são: Trinitarianismo, Modalismo, Unitarianismo e Triteísmo. Quando nós buscamos os detalhes desses falsos ensinos sobre Deus, descobrimos que cada um deles tem em comum a negação da existência de um filho literal de Deus, que é Cristo, e de Sua morte real e completa na cruz, mesmo sendo Ele um ser divino. Desta forma, deixam-nos com nada mais além de um sacrifício humano para remir pecados e nenhum entendimento e prova real do amor de Deus.

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com