Teologando Fica Confuso com Novas Revelações de Ellen White Acerca do Consolador

 

Olá, Robson.

Bem, à luz das "revelações" desses escritos de EGW, chegamos a um dilema. Pois, se o Espírito Santo é Cristo, fica complicado explicar como o Espírito Santo apareceu em forma de pomba no batismo de Jesus. Parece coisa dos adocionistas, que viam a Cristo como Alguém adotado na terra, mas, nesse caso, tendo um corpo divino extra. Como conciliar as duas naturezas em corpos diferentes? É possível isto?

E se, no texto, EGW estivesse usando uma linguagem introspectiva para falar sobre o Espírito Santo, não se referindo a Ele no parágrafo anterior? Poderia ser que EGW estivesse usando a figura literária da seqüência do texto anterior para confrontar o carnal com o espiritual, dizendo que um é sem forma humana, corpórea, mas não quer dizer que seja o mesmo que Cristo... Compreende onde quero chegar?

Bem, creio que agora complicou de vez... Perguntas, então: Se Cristo e o Espírito Santo são a mesma "divindade", quer dizer que temos um Deus com duas naturezas separadas por completo? Cristo, Filho do Homem, com corpo humano e Filho de Deus, sem corpo e espiritual? Como conciliar a função dessas duas "entidades" da divindade no plano da redenção?

Abraços.

Futuro pastor.

Resposta do Editor:

Embora não possamos ser responsabilizados por declarações da irmã White e seu próprio filho e intérprete tenha dito não haver compreendido plenamente as declarações dela acerca desse tema, sugerindo-nos que comparássemos seus escritos com a Bíblia, tentaremos responder às suas inquietações na ordem em que elas aparecem no texto de sua mensagem:

1. "...Se o Espírito Santo é Cristo, fica complicado explicar como o Espírito Santo apareceu em forma de pomba no batismo de Jesus."

Antes de mais nada, futuro pastor, é preciso ter em mente que o espírito não é uma pessoa, embora como fôlego, hálito, respiração (o significado original das palavras ruach e pneuma), possa fazer parte de uma pessoa.

Por isso, no Antigo Testamento, vemos Deus, o Pai, dando vida a Adão, ao soprar Seu espírito em suas narinas. Algum tempo depois, quando Se arrependeu de haver criado a raça humana e decidiu salvar apenas a Noé e sua família, Deus disse que Seu espírito já não habitaria por tanto tempo com os homens e assim a vida destes seria reduzida para cerca de 120 anos.

"Javé disse: 'Meu sopro de vida não permanecerá para sempre no homem, pois ele é carne, e não viverá mais do que cento e vinte anos'." Gênesis 6:3. (Bíblia Sagrada, Edição Pastoral, impressa em 1990 pelas Edições Paulinas.)

Posteriormente, vemos o espírito de Deus capacitando pessoas, como Moisés, Sansão,  Samuel, Davi, Elias, Eliseu e outros profetas, para o cumprimento de missões a eles confiadas por Deus. Séculos mais tarde, Deus promete colocar Seu espírito no interior de cada israelita e ainda derramar Seu espírito sobre toda a carne. Não citamos as referências bíblicas, porque cremos ser passagens bem conhecidas de todos.

Obviamente, esse "espírito de Deus" que atuou sobre personagens do Antigo Testamento é "espírito santo", pois, se procede de Deus é santo.

Não podemos definir a natureza desse poder especial que influencia e se apodera das pessoas, capacitando-as a realizar a vontade divina inclusive de forma miraculosa, mas sabemos que ISTO, esse espírito, procede de Deus e é santo. Não é uma outra pessoa divina, mas o modo como Deus atua junto aos seres humanos, entrando em comunhão com eles. Por isso, já dissemos em artigo anterior que o Espírito Santo é nossa maravilhosa conexão com o céu.

Quando da concepção de Jesus Cristo, esse espírito santo foi novamente a maneira ou canal utilizado pelo Pai para realizar o milagre da encarnação. Observe o que está escrito:

"Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus." Lucas 1:34-35.

Jesus Cristo não poderia ter sido gerado por um outro personagem divino. Caso contrário, não teria sido filho do Pai, mas desse terceiro deus, a quem chamam hoje de Espírito Santo! Não, o texto bíblico citado acima esclarece que o espírito santo é o poder do Altíssimo que desceria sobre Maria e a envolveria com sua sombra protetora.

No batismo de Jesus, o que temos é uma idêntica manifestação espiritual de Deus, que materializou sobre Jesus uma forma luminosa de pomba para confirmar-lhe a veracidade da declaração: "Este é o Meu Filho Amado em Quem me comprazo" e identificá-Lo como o Messias para João Batista.

Essa semelhança de pomba vista sobre Jesus era formada por raios de luz procedentes do próprio Pai e simbolizava a mansidão e humildade do próprio Cristo, segundo o comentário atribuído a Ellen G. White no livro O Desejado de Todas as Nações:

"Nunca dantes haviam os anjos ouvido tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma de uma pomba da mais pura luz - fiel emblema dEle, o Manso e Humilde." DTN, pág. 112.

Portanto, também no batismo de Jesus, não houve a manifestação de um terceiro deus. Apenas confirma-se que o espírito santo é hoje a forma de comunicação usada por Deus para comunicar-Se velada ou invisivelmente com o ser humano sem fulminá-lo com Sua divina glória. Há, porém, momentos divinamente escolhidos em que esse poder se manifesta visualmente como luz, pomba de luz, línguas de fogo, ou outras formas que Deus soberanamente escolha.

Nesse sentido, o espírito santo representa o Pai em ação entre os homens. Pode, porém, representar também o Filho de Deus em ação. Nesse caso, através do espírito santo, temos à disposição "um outro consolador", além do Pai, o próprio Filho! Foi nesse sentido que a Sra. White confirmou nos documentos que publicamos nas últimas horas, que "o outro consolador" prometido em João 14 é o próprio Senhor Jesus, agindo de maneira invisível e onipresente.

"Cumbered with humanity, Christ could not be in every place personally; therefore it was altogether for their advantage that He should leave them, go to His father, and send the Holy Spirit to be His successor on earth. The Holy Spirit is Himself divested of the personality of humanity and independent thereof. He would represent Himself as present in all places by His Holy Spirit, as the Omnipresent. "But the Comforter, which is the Holy Ghost, whom the Father will send in My name, He shall [although unseen by you],[* THIS PHRASE WAS ADDED BY ELLEN WHITE.] teach you all things, and bring all things to your remembrance, whatsoever I have said unto you" [John 14:26]. "Nevertheless I tell you the truth; It is expedient for you that I go away: for if I go not away, the Comforter will come not unto you; but if I depart, I will send Him unto you" [John 16:7]." -- Manuscript Releases Volume Fourteen, page 23 and 24.

"Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7]." Manuscript Releases, Vol. 14, págs. 23-24.

 

2. "Como conciliar as duas naturezas em corpos diferentes? É possível isto? ...Se Cristo e o Espírito Santo são a mesma 'divindade', quer dizer que temos um Deus com duas naturezas separadas por completo? Cristo, Filho do Homem, com corpo humano e Filho de Deus, sem corpo e espiritual? Como conciliar a função dessas duas 'entidades' da divindade no plano da redenção?"

Diante do que já lhe expusemos acima, futuro pastor, cremos que essas indagações secundárias perdem a razão de ser, pois não se está dizendo que Deus, o Pai, ou o Filho de Deus, possuam corpos diferentes, duas naturezas separadas por completo ou sejam cada um "duas entidades", por se comunicarem com a humanidade através desse espírito santo.

O que temos aqui é, talvez, uma limitação da linguagem ou da inteligência humana para compreender como o Deus Eterno e, por concessão Sua, também o Seu Filho, podem estar no Céu, participando neste momento do juízo investigativo e simultaneamente permanecerem em conexão espiritual com a humanidade.

É o caso de teólogos como o seu professor Alberto R. Timm, os quais, não compreendendo esse ensino bíblico, optam por crer e ensinar que há um terceiro deus em ação na Terra, enquanto Pai e Filho cuidam de outros assuntos no Céu, em lugar de simplesmente aceitar que o canal para essa divina comunhão com os seres criados é chamado na Bíblia de "espírito santo".

É através do espírito santo que o Pai e o Filho cumprem pessoalmente suas promessas:

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57:15.

"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. ...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 18:20 e 28:20.

"Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14:20-23. -- Robson Ramos


Leitor Discorda Sobre Interpretação dos 120 Anos de Gênesis 6:3

Irmão Robson, concordo com a maior parte de sua explicação para o teologando, mas discordo da interpretação de Gênesis 6:3, como referindo-se a um encurtamento da longevidade humana pela redução do fôlego da vida dado por Deus à Adão na criação. A irmã White interpreta esse texto, colocando os 120 anos como o período de duração da pregação de Noé. Estude um pouquinho mais sobre o assunto e vai ver como eu tenho razão. -- CNS.

Resposta do Editor:

Particularmente, não vejo nesse texto bíblico uma referência ao tempo que Noé teria para pregação, pois, pela iluminação trazida por Jesus, no Novo Testamento, podemos concluir que o dilúvio não teve data marcada para ocorrer e surpreendeu àquela geração, que não acreditava nessa possibilidade de destruição do planeta pelas águas.

Admito, porém, que Deus possa ter revelado essa informação quanto à duração da pregação de Noé para a irmã White e, se assim foi, teríamos um duplo cumprimento para Gênesis 6:3. Afinal, ela própria refere-se ao dilúvio como um marco que divide a história humana, pondo fim ao período dos seres humanos longevos, que teriam sido sucedidos por humanos de capacidades e habilidades inferiores e vida bem mais curta:

"Fui informada de que os habitantes da Terra têm estado a degenerar-se, a perder sua força e beleza. Satanás tem o poder da enfermidade e da morte, e em cada era os efeitos da maldição têm sido mais visíveis, e o poder de Satanás mais claramente visto. Os que viveram nos dias de Noé e Abraão pareciam-se com os anjos na forma, beleza e força. Mas cada geração subseqüente tem estado a ficar mais fraca e mais sujeita à doença, e sua vida tem sido de mais curta duração. Satanás tem estado a aprender como prejudicar e enfraquecer a raça." -- Primeiros Escritos, pág. 184.

"Deus concedeu ricos dons à longeva raça antediluviana, a apenas um passo do paraíso, e eles possuíam um vigor físico e mental de que os homens têm agora somente uma pálida idéia; as bênçãos divinas e a força e a habilidade que Deus lhes deu foram porém usadas para fins egoístas, para satisfazer a apetites ilícitos e para condescender com o orgulho." -- Fundamentos da Educação Cristã, pág. 421.

"Deus dotou o homem de tão grande força vital que ele tem resistido ao acúmulo de doenças lançadas sobre a raça em conseqüência de hábitos pervertidos, e tem sobrevivido por seis mil anos. Este fato, por si mesmo, é suficiente para nos mostrar a força e a energia elétrica que Deus conferiu ao homem na criação. ...Se Adão, ao ser criado, não houvesse sido dotado de vinte vezes maior vitalidade do que os homens possuem agora, a humanidade, com seus presentes métodos de vida que constituem uma violação da lei natural, já estaria extinta." -- Conselhos Sobre Educação, págs. 8-9.

"Os patriarcas de Adão a Noé, com poucas exceções, viveram aproximadamente mil anos. Desde então a média de longevidade tem decrescido." -- Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 117.

"O homem antediluviano vivia centenas de anos, e quando alguém tinha cem anos de idade era considerado apenas um jovem. Aqueles longevos tinham mente e corpo sadios. ... Eles subiam ao palco das ações a partir das idades de sessenta a cem anos, cerca do tempo que os que vivem mais agora realizaram sua parte em seu curto espaço de tempo de vida, e desapareceram do palco." SDA Bible Commentary, vol. 1, págs. 1.089 e 1.090. -- Vidas que Falam, MM 1971, pág. 33.

"Ao observar o mundo, viu Deus que o intelecto que Ele dera ao homem achava-se pervertido, que a imaginação do seu coração era má e isso continuamente. Deus dera conhecimento a esses homens. Dera-lhes valiosas idéias, a fim de que pudessem levar a efeito Seus planos. O Senhor, porém, observou que aqueles que Ele desejava possuíssem sabedoria, tato e discernimento, estavam usando cada faculdade da mente para glorificação própria. Pelas águas do dilúvio, baniu Ele da Terra aquela raça de longevos, e com eles pereceu o conhecimento que haviam usado unicamente para o mal. Ao ser repovoada a Terra, confiou o Senhor Sua sabedoria aos homens mais moderadamente, concedendo-lhes apenas a habilidade de que necessitavam ao levarem avante o Seu grande plano." SDA Bible Commentary, vol. 1, pág. 1.089. -- Vidas que Falam, MM 1971, pág. 34.

"Depois do dilúvio o povo comeu à vontade do alimento animal. Deus viu que os caminhos do homem eram corruptos, e que o mesmo estava disposto a exaltar-se orgulhosamente contra seu Criador, seguindo as inclinações de seu coração. E permitiu Ele que aquela raça de gente longeva comesse alimento animal, a fim de abreviar sua vida pecaminosa. Logo após o dilúvio o gênero humano começou a decrescer rapidamente em tamanho, e na extensão dos anos." Spiritual Gifts, vol. 4, págs. 121 e 122. -- Conselhos Sobre o Regime Alimentar, pág. 373.

"Naquela vasta multidão há muitos que pertenceram à raça de grande longevidade que existiu antes do dilúvio; homens de estatura elevada e gigantesco intelecto, os quais, entregando-se ao domínio dos anjos caídos, dedicaram toda a sua habilidade e saber à exaltação própria; homens cujas maravilhosas obras de arte levaram o mundo a lhe idolatrar o gênio, mas cuja crueldade e invenções más, contaminando a Terra e desfigurando a imagem de Deus, fizeram-nO exterminá-los da face de Sua criação." -- O Grande Conflito, pág. 664.

"Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos." Salmo 90:10.


Nova Resposta ao Teologando Confuso

Querido futuro pastor, ao fazer suas observações, o irmão não levou em consideração as variadas formas em que a palavra "espírito" aparece na Bíblia para designar vários significados. Ou seja, a Bíblia claramente diz que Deus, o Pai, é Espírito. Ver João 4:24. Cristo, o Filho, também é chamado de "o Espírito". Ver II Cor. 3:17 comparar com II Cor. 4:5.

Em Heb. 10:5 nos é dito que o Pai ,ao introduzir o Filho no mundo, em corpo humano o formou, significando que antes, sem duvida alguma, seu corpo igualmente ao do Pai era um corpo espiritual. Por último vemos que até mesmo os anjos também são chamados na Bíblia de "espíritos". Ver Heb. 1:13 e 14.

Contudo, o apóstolo Paulo, em sua carta aos Efésios 4:4-6, claramente diz que há um só, um "único" Deus, (o Pai, que é Santo); um único Senhor (O Filho, que é Santo); e um único Espírito (Ruach/Pneuma: Sopro, vento, ar, respiração, fôlego, princípio vital, poder; ou Nefesh/Psique: personalidade, caráter, mente, pensamentos), igualmente santos, pois procedem do Pai e não poderiam ser diferentes.

Ruach (principalmente) e Nefesh (às vezes), são duas palavras hebraicas traduzidas pela palavra "espírito" em português, igualmente acontece com as palavras gregas Pneuma e Psique

Paulo ainda complementa dizendo em I Cor. 8: 4-6 que há muitos que se chamam deuses e muitos senhores, porém para nós cristãos só há um único Deus, o Pai, e um único Senhor, o Filho. Agora, veja: Se há muitos que se chamam deuses, se há muitos senhores, há também muitos espíritos, mas um só é o Espírito, que procede do Pai, através do Filho, e que, evidentemente, é Santo, porque Ambos são Santos!

Querido futuro pastor, tornar-se humano como nós já fora grande humilhação para o Filho do Altíssimo, transformar o Divino num animal (ainda que seja uma pombinha) é mais que um sacrilégio! A Bíblia não diz que a pomba era o espírito santo, mas que o Espírito descera em forma de uma pomba, uma pomba mensageira que trazia um importante recado do Céu.

Sobre esta forma veja o que a Sra. White Diz: "Nunca dantes haviam os anjos ouvido tal oração. Anseiam trazer a Seu amado Capitão uma mensagem de certeza e conforto. Mas não; o próprio Pai responderá à petição do Filho. Diretamente do trono são enviados os raios de Sua glória. Abrem-se os céus, e sobre a cabeça do Salvador desce a forma de uma pomba da mais pura luz – fiel emblema dEle, o Manso e Humilde". O Desejado de Todas as Nações, capítulo 11, pág.112.

A pomba representava o próprio Cristo. A pomba era o Espírito do Pai, ou seja, Seu poder, Sua energia, Seu canal de comunicação com os homens, e também Sua mente  ou pensamento, Seus sentimentos e Sua vontade materializados como raios gloriosos, que formaram uma pomba de luz, a qual simbolicamente representava e identificava a Cristo como o Seui Filho Amado, como diz a irmã White. 

Gostaria ainda de perguntar ao futuro pastor se existe espírito sem corpo? Caso a resposta seja positiva, podemos então concluir que os espíritas estão certos em seus ensinos? Ora, não existe espirito sem corpo e nem corpo sem espírito. Portanto, o homem não é apenas corpo, mas é também espírito. Se o homem é espírito ainda que seja também corpo, sendo o homem imagem e semelhança de Deus, podemos entender que Deus é Espírito mas também é um corpo, ainda que não saibamos exatamente como é forma deste corpo ou de que se constitui este corpo.

Paulo nos fala da existência de corpos espirituais. Ver I Cor.15:44. Podemos dizer então que Deus é Espírito e que tem um Espírito, que é Santo, porque Deus é Santo. Veja, querido futuro pastor, que Satanás é um Anjo ou um Espírito, que também possui um espírito que é imundo, ou maligno. Ver Lucas 4: 33. O verso afirma que se achava na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo. Veja, o demônio em si mesmo, já é um espirito, mas mesmo sendo um espírito, o mesmo possui um espírito, que por ter vindo de um demônio, só pode ser um espírito imundo ou maligno, diferentemente do Espírito Santo que procede de Deus que é Santo. Querido futuro pastor, espero ter esclarecido ao invés de complicado. 

Seu irmão, amigo e servo em Cristo.

Milton Figueiredo

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com