Representante da UCB Participou de Dissolução da Igreja de Poá, SP

Cheguei na Igreja de Poá ontem às 8:50h. Logo fui recepcionado calorosamente por um grupo de jovens simpáticos (ver foto poa_fachada.jpg). Perguntei a alguns deles o que aconteceria na igreja neste dia. Demonstravam certa preocupação, total consciência da situação, mas ao mesmo tempo afirmavam confiança na liderança divina. Percebi uma unidade de sentimentos.

Logo depois vi o irmão Aparecido que me cumprimentou. Ele demonstrou o mesmo sentimento jovens. Também afirmou que Deus estava guiando Sua igreja, mas parecia mais preocupado que os demais.

Entrei na igreja e tive uma ótima impressão. Uma igreja bela em sua simplicidade. Havia um clima de apreensão no ar. (ver foto poa_nave.jpg).

Após alguns minutos percebi a presença do pessoal da Associação Paulista Leste (ver foto poa_apl.jpg). Além do presidente, Pr. Paulo Stabenow, estavam lá o secretário, o ministerial, o distrital de Poá, mais dois departamentais da APL e o advogado da APL.  Havia também um representante da União, o Pr. Oliveiros (departamental de Mordomia).

A lição falava sobre os mártires e pelos comentários que ouvi na classe, pude concluir que a igreja estava ciente e preparada para o que aconteceria naquele sábado. As orações de início e fim da Escola Sabatina foram feitas de joelhos.

Após o término da Escola Sabatina, 5 pastores assumiram rapidamente a plataforma. Não houve doxologia, nem invocação, também não entraram os diáconos para retirar as ofertas. (Ver foto poa_pastores.jpg)

Neste momento o irmão Aparecido foi à frente, pegou o microfone e fez algumas explicações. (ver foto poa_cido.jpg) Recapitulou com a igreja o momento em que decidiram fazer o evangelismo "O Ultimo Convite". Disse que sabia que receberia perseguição por pregar as três mensagens angélicas, mas esperava uma perseguição externa. Qual não foi a surpresa? Uma perseguição interna! Disse que ele deveria pregar, falaria sobre a posição adequada na oração, mas durante a escola sabatina o presidente da associação pediu o púlpito. Tudo foi filmado.

Impasse - O Primeiro Momento de Tensão

Quando um dos pastores anunciou a retirada das ofertas, o primeiro diácono dirigiu-se à frente e quando ia falar, o presidente rapidamente tirou o microfone da mão dele. O diácono insistiu, mas não foi permitido falar. O primeiro momento de tensão. Chegamos num impasse. O silêncio foi quebrado por vários comentários da congregação. Algumas pessoas se movimentavam na frente da igreja. A administração imaginou que a igreja se recusaria a fazer a coleta. Finalmente foi permitido ao diácono falar. Ele disse que não teve tempo de preparar os diáconos e diaconisas, achou que os pastores fariam toda a programação, então pediu à igreja que esperasse alguns minutos que ele iria fazer os preparativos.

A igreja percebeu que os pastores foram muito duros ao assumir a postura de "agora o microfone é só nosso". O presidente foi ao microfone e por duas vezes pediu desculpas ao diácono. Tentou justificar-se dizendo: "Se os senhores estão assustados, nós também estamos assustados."

O Sermão

O Pr. Oliveiros, departamental de mordomia da União, iniciou o sermão falando sobre sua familia, sobre sua filhinha e seus filhos de forma bastante simpática e com forte conteúdo emocional. Falou sobre o sofrimento dos pastores. Só um pastor e sua família sabem quanto um pastor sofre. Disse que teve grande alegria quando seus dois filhos decidiram fazer teologia. Hoje estão fazendo o terceiro ano. (ver foto poa_oliveiros.jpg)

Não foi truculento, assumiu uma postura politicamente correta e usou bem pouco a Bíblia. No final do sermão, falou sobre a importância de devolver o dízimo para Deus da forma correta (para a Associação). Disse que o dízimo é usado para pregar em lugares não penetrados e trouxe um exemplo vivo: Um jovem albanês que veio para o Brasil estudar teologia e administração de empresas e que voltará para pregar o evangelho na Albânia. (ver foto poa_albanes.jpg)

A Oração Final

O momento da oração final é sempre uma caixinha de surpresas. A igreja tomou um voto de orar ajoelhada, mas os pastores insistem em orar em pé. O Pr. Oliveiros decidiu inovar: Fez a oração final com a congregação sentada. Transcrevo a gravação dos momentos finais da reunião em Poá:

Pr. Oliveiros: Quero fazer uma oração neste momento com vocês. Incline a fronte como estamos e falaremos com Deus: (Neste momento alguns rapidamente se ajoelham, ver foto poa_oracaofinal.jpg)

Pr. Oliveiros: Pai querido estamos na tua presença e da tua presença nao queremos sair nem quando andarmos daquela porta para fora. Pai querido, a Tua igreja de Poá é uma igreja que está procurando te servir.

Aqui estao também os pastores líderes dessa Associação Paulista Leste, uma das associações mais abençoadas e que mais crescem no mundo. E nós sabemos que o Diabo não está satisfeito nem com o ministério, nem com a associação e nem com a igreja.

E que o Diabo tem despertado questões que tem procurado separar estes seus filhos. Senhor, como teu filho e como pastor que me chamas eu quero entregar esta congregação nas tuas mãos. Eu quero entregar este corpo ministerial nas tuas mãos na pessoa do pastor Paulo Stabenow, presidente desta associação, os seus demais pastores que têm esta incumbência de trabalhar na administração desta região.

Dai-lhe sabedoria, dai-lhe o teu Santo Espírito. Faze, Senhor, que a Tua Palavra reine e triunfe no coração e na vida individual de todos e da associação e da tua obra.

Que o evangelho seja pregado em todo o mundo para testemunho de todas as gentes e que em breve venhamos a ver Jesus, mas mais do que isso, não apenas ver, mas sermos levados para vivermos com ele no reino da glória.

Nós te agradecemos em nome de Jesus (Amém)

(Neste momento o Pr. Oliveiros entrega o microfone ao presidente da APL, ver foto poa_presidente.jpg)

P. Stabenow: É com amor e com dor no coração que temos a certeza que se o caminho do Manual da Igreja, o caminho do bem, o caminho da orientação da igreja for obedecido e seguido, todos nós estaremos fazendo o melhor para a obra do nosso Senhor Jesus Cristo.

Para aqueles que estão filmando eu gostaria de dizer que a minha imagem não pode ser projetada em lugar nenhum. Muito obrigado.

Queremos dizer aos senhores de que ao tomarmos esta resolução ontem foi muito dura para todos nós, mas ela foi tomada porque olhamos o melhor, e que melhor maneira poderíamos fazer com que algo que está acontecendo, caminhos que estão sendo tomados, direções que estão sendo tomadas, a postura que está sendo tomada, isto não representa realmente a vontade de Deus.

Portanto chamo neste instante o secretário da Associação para ler as resoluções da mesa administrativa conforme o Manual da Igreja e conforme também a procuração que temos para que assim seja executado, e que esta maneira de proceder é a mais legal e a melhor possível para que os caminhos de Deus sejam colocados em seus devidos lugares e a igreja possa progredir sempre.

Quero dizer aos senhores que após a leitura nós sairemos silenciosamente, não permitiremos ninguem falar. O ancião falou já por todos, já ouvimos. Conhecemos todos os problemas.

O pastor Oliveiros disse que nós estaremos de volta com outro grupo de pessoas, com pessoas especializadas no assunto para responder toda a vossa inquietação, desde que a sua inquietação tenha origem, uma origem divina. Para que possamos andar no caminho do Senhor e desta maneira fazer com que a obra de Deus cresça.

Senhor secretário por gentileza, a oração já foi feita. E depois da oração nós vamos nos retirar. (Acho que ele quis dizer "depois da leitura nós vamos nos retirar, pois não foi feita nenhuma outra oração senão aquela do Pr. Oliveiros)

Quem quiser nos cumprimentar lá fora, estaremos á disposição dos senhores.

E queremos dizer ao senhores também que nós temos ainda outros compromissos hoje. Cancelamos boa parte dos nossos trabalhos hoje a tarde, mas nós temos que estar também em outros compromissos.

Que Deus abençoe a todos é o meu sincero desejo. Amém.

(Neste momento o Pr. Iradi, secretário da APL, pega o microfone para falar aos membros e visitantes)

Pr. Iradi (secretário da APL): Sábado pela manhã, como a igreja está reunida, é mister que apresentemos a resolução da comissão diretiva da Associação Paulista Leste que teve lugar no dia 8 de junho do ano de 2001 às 8 horas da manhã.

Considerando a semana de oração do Pr. Pereira dirigida de 5 a 11 de maio do ano de 2001 e um programa de visitação dos membros objetivando a unidade e a harmonia da igreja local em relação a estrutura organizacional e eclesiástica da igreja.

Considerando a insubordinação da liderança local ao pastor distrital e a associação paulista leste,

Considerando o não reconhecimento das autoridades eclesiásticas devidamente constituídas pela igreja dentro do sistema de administração representativa,

Considerando a falta de ética e decoro para com as lideranças devidamente constituídas em suas diferentes instancias,

Considerando um decréscimo preocupante no numero de membros bem como financeiro desta igreja,

Considerando a impossibilidade do pastor local liderar a igreja e dirigir sua comissão como presidente segundo prescreve o Manual da Igreja, na pág. 81.

Considerando a não aceitação de planos evangelísticos pré-estabelecidos como programa integrado do campo,

Considerando certas posturas teologicas e eclesiásticas que tem criado facções na igreja local e por conseguinte o afastamento de vários membros.

(Veja o video da resolução final poa_dissolucao.mpg - 1,01 MB)

Votado aprovar a dissolução da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Poá como igreja organizada, transferindo-a para a igreja da Associação, ou seja, grupo;

Votado aprovar que o plano, que o uso do púlpito a partir desta data seja administrado único (sic) e exclusivamente pelo pastor distrital, sob a orientação do pastor geral da Associação Paulista Leste como determina o regulamento estatutário desta igreja.

E Votado a transferência do status de sede distrital de Poá para a Igreja Adventista do Sétimo Dia de Vila Santa Margarida.

Um irmão: hã... hã.. É brincadeira!!!

Outro irmão: Só porque tá fazendo a reforma dentro da igreja como diz Ellen White? Isso tá errado meu irmão.

(Começa um pequeno burburinho...)

Um pastor fala alto: Foi votado!

(burburinho maior)

(Os pastores saem rapidamente sem comentarios adicionais ver video poa_saida.mpg - 352 KB)

(Irmão Aparecido pede calma à igreja e aos visitantes presentes)

Por enquanto limito-me a contar o que aconteceu. Posteriormente quero dar minha opinião sobre o ocorrido.

Ricardo Nicotra

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com