Novas Evidências de Alterações
em Textos da Sra. White para Favorecer a Doutrina da Trindade

 

Após ler o artigo “Dossiê Comprova Manipulação de Textos da Sra. White em Favor da Trindade” em seu site no inicio deste ano, documento este enviado pelo irmão Jairo Carvalho, comecei a pesquisar, como todo adventista sincero deveria faze,  se de fato as coisas eram realmente assim...

Pesquisando no site “Ellen White State” (http://www.whiteestate.org) descobri que também alguns livros antigos, oriundos do século passado, haviam sido também alterados nalgumas palavras, e para tirar a dúvida de vez, cheguei a conclusão que somente seria possível de posse de um livro antigo em mãos.

Com isto em mente, comecei a procura, e através de sites na internet nos EUA, consegui comprar três livros que eu acredito serem fundamentais para confirmar a doutrina adventista. São eles: O Grande Conflito, O Desejado de Todas as Nações e Patriarcas e Profetas.

Foi impossível a compra das primeiras edições, que por serem consideradas edições de colecionadores, o preço estava além do meu alcance. Entretanto as edições que eu comprei creio que estão intactas quanto as adulterações, pois as datas são anteriores as mudanças, e todos eles foram impressos durante o tempo em que a irmã White ainda vivia. A data impressa na contracapa deles são:

O Desejado de Todas as Nações - 1900

O Grande Conflito - 1907

Patriarcas e Profetas - 1913

Neste ponto, por exemplo, a comparação com esse exemplar antigo do livro permite-nos confirmar aquilo que o irmão Jairo escreveu:

No livro “Desire of Ages”, traduzido para o idioma português com o título de “O Desejado de Todas as Nações”, vemos a seguinte afirmação:

O pecado poderia ser resistido e vencido somente através da poderosa operação da Terceira Pessoa da Divindade, a qual viria não como energia modificada, mas na plenitude do divino poder. Desire of Ages, 671

O termo “Terceira Pessoa” está escrito com letras iniciais maiúsculas, dando a entender que Ellen G. White teria crido que o Espírito Santo era uma pessoa, a terceira, da Divindade, formando, portanto, uma Trindade. Entretanto, verificamos que no texto original, o texto “Third Person”, traduzido como “Terceira Pessoa” está escrito com letras iniciais minúsculas, indicando que Ellen G. White não o está tratanto como um “Deus”, e sim de uma ação da terceira personalidade da Divindade, expressa pelo ministério dos anjos.

Estou colocando a disposição daqueles irmãos sinceros, do tipo bereanos, a possibilidade de tirarem as suas dúvidas de qualquer texto contido em qualquer dos livros acima, bastando para isto enviarem um e-mail com o trecho em dúvida, que enviarei uma foto do texto correspondente no livro impresso pela Pacific Press mais antigo, e logicamente em inglês.

Tire a sua dúvida, enviando um e-mail para: silas_jakel@hotmail.com, informando: Nome do livro, nome do capítulo, número da página e o texto desejado, que na medida do possível responderei a todos. -- Silas Jakel


Citação da Meditação de 2002

Olá Robson, estive relendo sobre aquele texto das Meditações Matinais, do dia 25 de julho, página 213, último parágrafo. Ali, faz-se referência à Trindade, numa frase que se refere à divindade de Cristo! Você já havia publicado no Adventistas.com, mas não custa referi-lo de novo:

"A TRINDADE não se tornou humana, e o humano não foi deificado pela combinação das duas naturezas. Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e caída que possuímos, pois nesse caso não poderia ser uma oferta perfeita." Meditações Matinais 2002, pág. 213.

Até ai tudo bem. Qualquer pessoa não iria desacreditar de nada. Observando no detalhe, recordei-me que já tinha anotado em minha agenda um texto similar. Observei bem a fonte, "Manuscrito 94, 1893. Comparei  então com  o texto da minha agenda, examinei apreensivo na expectativa de que fosse  o mesmo manuscrito. Para minha felicidade era o mesmo Manuscrito 94, 1893. A fonte de onde tinha tirado o texto é do Mensagens Escolhidas, Vol. 3. Será que também estaria escrito a palavra "TRINDADE"? Estava lá a frase, mas não tinha a palavra Trindade. Eu agradeci a Deus pela verdade, tão clara, sem qualquer nuvem de dúvidas, clara como uma "luz para os meus caminhos."

Vejamos então como foi a tradução de Naor Conrado, do livro Mensagens Escolhidas, Vol. 3, pág. 131, (Primeira edição de 1987):

"A DIVINDADE não se tornou humana, e o humano não foi deificado  pela fusão das duas naturezas. Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e decaída que nós possuímos, pois então Ele não poderia ser um sacrifício perfeito." 3 Mensagens Escolhidas,pág:131. ou Manuscrito 94, 1893. A mesma fonte, traduzida com interpretações e conceitos diferentes!

Infelizmente, a falsa luz da trindade está levando o professo povo de Deus  à  mediocridade.

"Satanás está resolvido a colocar o povo de Deus numa falsa luz perante o mundo... Procura manter o povo de Deus num contínuo estado de incerteza  pela introdução de falsas teorias e falsa ciência... Quer  levá-los a se afastarem de Deus, seu verdadeiro conselheiro, e a aceitarem seus sofismas espiritualistas. Com esses sofismas revestidos de trajes de luz, ele (Satanás) procura enganar, se possível, os próprios eleitos." Meditações Matinais 1980, pág.323.

"Nestes dias, muitos enganos estão sendo ensinados como verdade. Alguns de nossos irmãos tem ensinados opiniões que não podemos endossar. Idéias fantasiosas, interpretações forçadas e peculiares das Escrituras estão sendo introduzidas. Alguns desses ensinos podem parecer agora jotas ou tis, mas crescerão e se tornarão ardis para os inexperientes." Meditações Matinais 1983, pág.310.

"Satanás está procurando suscitar um estado de coisas que fará com que o mundo se torne incivilizado. Ele deseja ver a realização de coisas estranhas que Deus, o qual é demasiado sábio  para errar, não ordenou." Meditações Matinais 1980, pág. 307.

"É evidente que uma época de grandes trevas intelectuais tem sido favorável ao êxito do papado. Ainda será demonstrado que uma época de grande luz intelectual também é favorável ao seu êxito." Eventos Finais, pág:116.

"Temos uma verdade que não admite contemporização alguma." Mensagens Escolhidas, Vol.3, pág. 205.

"A tocha da falsa profecia, que seria erguida por 'Falsos doutores', os quais introduziriam encobertamente 'heresias de perdição, e negarão o Senhor'. Esses falsos mestres que apareceriam na igreja e seriam considerados verdadeiros por muitos de seus irmãos na fé." Meditações Matinais 1986, pág. 213.

"Nem todos, porém seriam enganados pelos ardis do inimigo. Ao aproximar-se o fim de todas as coisas terrestres, haveria fieis capazes de discernir os sinais dos tempos, conquanto um grande numero de professos crentes negasse a sua fé por suas obras, haveria um remanescente que preservaria até o fim." Meditações Matinais 1986, pág. 213.

Paulo Roberto.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com