A Verdade Pode Estar Escondida Até numa Piada Católica!

 

Caro irmão,

Estou lhe enviando uma sátira que ouvi e que gostaria de comentar. Apesar de ser mundana e muito forte, tem um fundo de verdade, como aquela parábola bíblica do rico e Lázaro, que parece defender a vida depois da morte, mas não está realmente tratando desse assunto.

 

QUEM IRÁ PARA O INFERNO?

Certo vendedor, que também era alcoólatra, sobrevivia com as vendas de uma barraca de bebidas. Um dia, o dito cujo bateu as botas e foi para o "Céu". Chegando lá, deu logo de cara com São Pedro, que lhe perguntou:

-- Meu filho, de onde você vem?

-- Acabei de morrer, senhor, e gostaria de entrar no "Céu". -- responde o bodegueiro.

-- E o que você fazia quando era vivo?

-- Vendia bebidas... Mas não se preocupe, São Pedro, minha clientela só bebia socialmente e, para completar, nunca desejei o mal pra ninguém, nem fumava, tampouco desejava coisas alheias!

-- Pois bem, pode entrar, meu filho...

De posse do "Céu", prontamente o novo inquilino  tratou de armar sua barraca e começou a vender suas famigeradas bebidas. Não demorou muito, para sua surpresa, em uma semana faturou o que ele levava um mês na terra!

Feliz com o sucesso de suas vendas, o vendedor pensou: "Se aqui no 'Céu', vendo  desta maneira, imagine no inferno!" Mais que depressa correu para falar com São Pedro, pedindo para ir para o quente lugar.

São Pedro, com um pouco de relutância, cedeu a persistência do mesmo. Conduzido pelo velho "Ancião", o vendedor de bebidas foi descendo até o "inferno".

Então, ciente de que realmente estava no inferno pelo calorão e cheiro de enxofre, tratou de falar com o "dono" do lugar e disse que tinha feito muito sucesso no "Céu" e que queria fazer o mesmo
no "inferno".

O capeta logo autorizou a pobre alma a instalar-se onde quisesse, com um sorriso sarcástico no canto da boca.

Rapidamente, o vendedor de bebidas escolheu o local mais movimentado do "inferno" por onde as atormentadas almas passavam e começou a gritar que tinha cerveja muito gelada para refrescar até pensamento...

Mas os dias começaram a passar e nada das bebidas saírem, nem mesmo uma pinga! Quase um mês, e nada... Angustiado pelo prejuízo eminente, decidiu falar com o diabo...

Ao chegar na presença do referido, indagou com um tom de angústia na voz.

-- O que está acontecendo aqui!? Não consigo vender uma bebida se quer!

Responde o capeta:

-- Você não sabia? Ninguém lhe contou?

-- O que deveriam ter me contado? indaga o vendedor, já quase tendo uma crise nervosa.

-- Hora, meu filho, aqui você não vende bebida alcoólica de jeito nenhum...

-- Mas, por quê?

-- Ora, porque aqui SÓ TEM "CRENTE"!

 

É bem verdade que a piada é bem ofensiva aos grupos evangélicos, visto ser evidentemente de origem católica. Sua mensagem principal é: É mais fácil ir para o inferno um "Crente", que se diz "Salvo", do que um católico que nada promete além do que realmente pode. Mas será que essa piada pode conter algum fundo de verdade? Vamos verificar a veracidade da afirmação do capeta, referente ao lago de fogo: "AQUI SÓ TEM CRENTE!"

 

Antes que me queiram atirar pedras, leiamos o que diz a Palavra de Deus com relação a o que significa ser "crente": Tiago 2: 19 19 "Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem." Em outras palavras até o diabo é "crente", pois conhece a verdade e não pode enganar-se.

Outro ponto na afirmação bíblica, para saber o que é ser "crente": "CRÊS TU QUE DEUS É UM SÓ". Neste caso, crer que Deus é só Um é o ponto chave para identificar um crente. Com essa afirmação, os evangélicos de modo em geral não poderiam ser sequer encaixados como "crentes", visto que eles não crêem que Deus é UM, mas sim três.

Então chegamos facilmente à conclusão de que ser crente não significa absolutamente NADA, visto que segundo a Bíblia até o capeta crê que Deus é Um e estremece diante da Verdade de que ninguém jamais se igualará a Ele, a não ser Se próprio Filho e por Sua concessão.

Continuando, pode a afirmação de que no Inferno só haverá "CRENTE" ser uma afirmação verdadeira? Veja o que diz o apostolo Paulo em Romanos Rom 2: 12 e 16:

12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados  ...16. no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, segundo o meu evangelho.

Segundo o que sempre entendi deste versículo, os que sem lei pecaram sem lei perecerão. Em outras palavras, os que nunca tiveram a oportunidade de conhecer a verdade, jamais serão ressuscitados para serem julgados. Simplesmente acabou. "Pereceram com ele todos os seus desígnios."

Porém e especialmente os que se intitulam crentes, ou povo de Deus, escolhidos, etc, e nem sabem que não são, esses sim serão julgados, pois adoram outros deuses e afirmam ser o Deus verdadeiro.

"Porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos, e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível." Romanos 1:21-23.

Então, pasmem os senhores, mostra-se verdadeira a afirmação de que no inferno, isso independente da teologia sobre tal lugar, só irão existir "CRENTES", visto que a maioria diz "CRER" em Deus, por tal motivo tem a oportunidade de glorificá-Lo e exaltá-Lo, não através de um mero conhecimento doutrinário ou filosófico, mas sim através de uma adoração racional, onde não entram as  suas especulações que se desvanecem. Pois Deus não pode julgar a quem nada foi dado: "Ao que muito foi dado, muito lhe será cobrado."

Por essa razão, só os ditos "crentes", isto é, os que dizem crêem que Deus é UM mas adoram Três, serão ressuscitados e segundo as oportunidades e luz que tiveram (se é que se pode chamar de isso de "luz"), mas rejeitaram, serão julgados.

E para reforçar tal pensamento, leiamos:

Mateus 7:22:

"Muitos me dirão [naquele dia]: Senhor, Senhor, não profetizamos NÓS [OS CRENTES, POVO ESCOLHIDO, ETC] em Teu nome? e em Teu nome [NÃO NO NOME DA TRINDADE!] não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Porem lhes direi, AFASTAI-VOS de mim, vós [QUE DIZEIS CRER EM MIM, MAS] que praticais a iniqüidade, pois eu NUNCA VOS CONHECI."

É interessante notar que os mencionados nesta passagem, neste dia não chamaram a Jesus de Deus igual ao Pai ou Deus Filho e, sim, de Senhor, curioso, não? Não dirão que criam na Trindade e batizavam em seu nome... Tarde demais para reconhecer a soberania do Único Deus e Pai do Nosso Senhor Jesus!

P.S. Não confunda "crente", com "servo de Deus" ou "filho de Deus", pois já ficou claro que até o diabo é crente e nem por isso deixará de ser lançado no lago de fogo.

Um Abraço, VS.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com