Se Você Coleciona Lições da Escola Sabatina Antigas, Talvez Possa Nos Ajudar...

 

No dia 26 de março de 1999, os jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia leram nas Lições da Escola Sabatina um depoimento surpreendente escrito por Mornie Sinclair Knight, estudante de Ciências e Saúde na Faculdade de Dawson, em Montreal, Canadá.

O texto dizia o seguinte:

Recentemente, eu estava tendo uma discussão bíblica com um grupo de amigos adventistas e não-adventistas, durante o qual foi levantada a seguinte pergunta. Ela me fez refletir. "O que os adventistas crêem sobre a Trindade?"

Imediatamente, um observador do domingo disse que a palavra "trindade" não pode ser encontrada na Bíblia. Todos os adventistas admitiram.

Um respondeu que há um Deus, um ser com três personalidades, significando que Deus Pai tem um tipo de personalidade dividida.

Outro adventista respondeu que há três deuses com uma só personalidade. Isto é, deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito santo são iguais em poder e em pensamento.

Um terceiro adventista disse que quando chegarmos ao Céu veremos Deus pai e Jesus Cristo, mas o Espírito Santo não estará em evidência porque não haveria mais necessidade dEle.

Um quarto disse que todos os três deuses existem mais Deus Pai é mais poderoso, Jesus menos poderoso, e o que tem menos poder de todos é o Espírito Santo.

Finalmente, um quinto adventista disse que o Pai é Deus mas Jesus Cristo não é Deus.

Compreensivelmente, meus amigos não-adventistas ficaram confusos. ‘Como podiam cinco pessoas pertencentes à mesma igreja ter opiniões tão diferentes sobre Deus?’ perguntaram.

Um amigo judeu observou: "Isto significa que toda vez que os adventistas oram, alguns estão orando para um Deus e outros estão orando para muitos deuses". "Sua igreja parece uma confusão", acrescentou um muçulmano. "Penso que não gostaria de ir à sua igreja".

Este incidente me perturbou a semana toda. Sempre cri na Trindade da forma que é expressa no livro Nisto Cremos, portanto nunca me ocorreu que alguns adventistas cressem de maneira diferente.

No sábado seguinte, fui à igreja e perguntei a várias pessoas o que criam sobre a trindade. Surpreendentemente, recebi opiniões radicalmente diferentes. Parece claro que não sabemos o que cremos. Se os adventistas não se harmonizam naquilo que é uma de nossas crenças fundamentais, como podemos ir a todo o mundo, e pregar o evangelho a toda criatura?

Fonte: Lições da Escola Sabatina – Jovens, Janeiro-Março/99, pág. 107.

Se acaso você tiver essa lição em casa e puder escanear essa tal página 107 para nós, ficaríamos muitíssimo agradecidos, pois trata-se de um documento importante acerca dessa questão discutida atualmente aqui no Brasil. Escaneie, por favor, se possível, com resolução de 300 dpi e 600 a 800 pixels de largura. Depois, remeta-nos por este e-mail adventistas@adventistas.com. Desde já, agradecemos-lhe.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com