Resposta de Robson Ramos a um Pastor Amigo Você escreveu: Robson, vim de uma formação católica, embora só acreditava no que via. Mas, desde cedo, minha avó, me ensinou o "Pai nosso", a "Ave Maria" e a fazer o sinal da cruz, onde fica evidente a existência da Trindade: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Você diz isso quando faz o sinal da cruz... Depois, que me tornei adventista, em 1980 e não foi nesta data, que segundo vocês, a Igreja Adventista tornou-se oficialmente trinitariana? Portanto, ingressei na igreja, quando esta, estava no auge, de sua auto-afirmação sobre a Divindade. Então, quando ainda um bebê espiritual, no que fui doutrinado? Trindade. No teológico, e me lembro bem de você, um aluno
dedicado, eu nem tanto, até meio relapso, no que fui instruído? Trindade novamente. Por
tanto Robson, tenha paciência Afinal Robson, a perseguição virá, não por se ser trinitariano ou não, mas sim pela observância, ou não, do sábado do Criador. Não é o sábado, o selo de Deus? Não é o domingo, o sinal da Besta? Por que entre nós, adventistas, tornou-se tão importante, ser trinitariano, ou não? Se este fato, não separa os americanos, por que deveria nos separar e dividir aqui no Brasil? Posso até tentar lhe provar que a trindade existe, mas minha luta é contra a mornidão de Laodicéia, que é acusada por Jesus, não de ser trinitariana, ou não, mas de ser orgulhosa, de não ser autêntica, de professar amá-Lo, mas ao mesmo tempo amar o mundo, de ser cega por não compreender, que uma religião de fachada não salva ninguém, etc. É contra isso que eu lutei a vida inteira: Você ir sábado, de manhã na igreja e à tarde, na hora do almoço, falar mal e até odiar o teu irmão, e depois ainda por cima realizar o culto ao pôr-do-sol, com aquele ar de santo. E nas sociais da vida, à noite, continuar destilando veneno. Uma religião formal, e hipócrita, que não vive nem o abc do evangelho, que é amar de verdade a Deus e ao próximo, e não ao dinheiro, e luxo, que é o pecado, não só da liderança. Estou cansado... Um abraço, meu irmão. Um pastor amigo. Agora, por favor, para começarmos de onde sua carta termina, reveja como se inicia o livro de Apocalipse, no qual está contida a carta à igreja de Laodicéia:
A revelação é de Quem? (Jesus Cristo) Mas Lhe foi dada por Quem? (Deus.) Temos uma desigualdade ou subordinação aqui? (Temos. Nesse texto Jesus está abaixo de Deus e recebe dEle, o Pai, conhecimento acerca de coisas futuras.) Ôpa, não é Jesus onisciente por Si mesmo? (Segundo esse texto, não, uma vez que Deus lhe faz uma revelação!) Okay. Abaixo do Pai, está Cristo e logo abaixo de Cristo, quem NÃO aparece? (Uma terceira pessoa divina, chamada "Espírito Santo".) Outra pergunta: Abaixo do Pai, está Cristo e logo abaixo de Cristo, quem aparece? (Seu anjo, cujo nome é Gabriel e que não aceita ser adorado, porque não é divino.) Que posição Gabriel ocupa na hierarquia celeste? (Segundo EGW, a posição que pertencera a Lúcifer, logo abaixo de Cristo. Portanto, hierarquicamente, Gabriel é a terceira pessoa em autoridade no Céu, embora não seja divino.) É Gabriel um espírito? (Sim, todos os anjos são espíritos ministradores.) É Gabriel santo? (Sim.) Poderia Gabriel ser identificado como "espírito santo"? (Poderia, mas não apenas ele. Todos os anjos leais a Deus são espíritos santos, assim como todos os rebelados contra Ele são chamados "espíritos imundos". Aliás, assim como uma legião de demônios pôde ser identificada como "espírito imundo", no singular, o ministério de todos os anjos de Deus poderia ser também identificado como "espírito santo".) O que isto nos ensina sobre o Grande Conflito Cósmico? (Ensina que, quando Lúcifer pretendeu ser adorado em igualdade com o Pai e o Filho, estava propondo que eles três fossem coiguais e partilhassem o governo do Universo de forma trinitária! Pretendia que não houvesse mais diferenças hierárquicas entre o Pai, Seu Filho Unigênito e ele, Lúcifer, até então um espírito santo também.) Como Deus reagiu a essa proposta de Lúcifer? (Destituiu-o da função e, finalmente, o expulso do Céu!) O que pretende o Diabo hoje? (Provar que Deus estava errado e ele, certo.) Sendo assim, a quem interessa a doutrina de que o governo do universo é trinitariano, exercido por três pessoas coiguais? (Ao diabo!)
Vejamos agora a Carta à Igreja de Laodicéia, Apocalipse 3:
Para adventistas há tantos anos, esse é um texto muitíssimo conhecido. Mesmo assim, exploremos alguns aspectos que, talvez, ainda não tenham sido avaliados por você como deveriam. Refiro-me às revelações cristológicas, que o Filho de Deus julgou serem necessárias para a Igreja de Laodicéia. Jesus Cristo se apresenta aos cristãos da atualidade e especialmente à IASD como: 1. O Amém. A personificação do "assim seja". Isto é, Ele se apresenta como aquele que se submete inteiramente à vontade de Deus. Ora, Aquele que aqui Se submete é o mesmo que outrora já dissera: "O Pai é maior do que eu." 2. A Testemunha fiel e verdadeira. Neste período em que o caráter de Deus está em julgamento perante o universo, o Filho Unigênito de Deus apresenta-Se como a única testemunha fiel e verdadeira. Se houvesse outro que, como Cristo, pudesse testificar fiel e verdadeiramente acerca de Deus, teria de limitar-se a ser apenas uma (artigo indefinido) testemunha fiel e verdadeira. 3. O princípio da criação de Deus. Jesus é Filho de Deus, mas não foi criado por Ele. É filho por geração, como Eva que se originou em Adão. A semelhança do primeiro par com Deus pode ser observada também neste aspecto. Pai e Filho, criaram um único ser (Adão), do qual se originou Eva (uma segunda pessoa), mas que formava uma unidade com Adão. Uma Trindade deveria ter criado uma unidade tríplice! O "espírito" (fôlego de vida), procedente de Deus e soprado nas narinas de Adão, era o mesmo que havia em Eva, mas não constituía uma terceira entidade. Assim, o Espírito Santo de Deus é também o mesmo Espírito de Seu Filho Unigênito. A criação surge e acontece, através e a partir de Cristo. Tudo que veio após Ele é criação. Portanto, nada e ninguém pode igualar-se a Ele e muito menos ao Pai. 4. Aquele a quem foi concedido assentar-se no trono com o Pai. Em outras palavras, embora seja divino, o Filho de Deus não se agarra a Seu direito de governar o Universo. Só partilha o trono, por concessão do Pai. Note, não é uma trindade que ocupa o trono, mas o Pai. E apenas ao Filho foi concedido assentar-se junto dEle. Quando se apresenta deste modo à Laodicéia, com toda a certeza, Jesus está procurando corrigir pensamentos equivocados que esta mantém acerca dEle e de Seu Pai.
Quem é "o Espírito" do versículo 22? Neste caso, o Espírito é o próprio Cristo, pois é Ele quem está enviando essa mensagem, por meio de Seu anjo (Gabriel), à liderança da Igreja de Laodicéia ("anjo"), através do apóstolo João. Em última análise, porém, a expressão "Espírito" pode incluir também a deus, o Pai, pois é Ele quem fez essa revelação sobre Laodicéia a Jesus Cristo. É a essa misteriosa conexão entre Deus, o Pai, Seu Filho, os anjos, os profetas e os pregadores, que a Bíblia identfica como "Espírito Santo"! Quando o homem fala é o Espírito do Pai que fala, através dessa incrível rede de comunicação Céu-Terra!
Qual é o problema de Laodicéia, afinal? Laodicéia está equivocada doutrinária e espiritualmente. A correção doutrinária vem pelo conhecimento da verdade acerca de Deus, revelada por Cristo nas expressões que estudamos acima. A correção espiritual inicia-se pela correção doutrinária, mas Laodicéia precisa consentir em ser tratada pessoalmente por Cristo. Quando perceber-se equivocada acerca de Deus e de Cristo, ter-se-á iniciado a cura de Laodicéia. Falta fogo a Laodicéia, ela está morna. Falta convencimento do pecado a Laodicéia, ela se imagina rica e abastada sem perceber sua miséria espiritual. Falta Alguém a Laodicéia e esse Alguém é Jesus Cristo! Só Jesus pode lhe dar o verdadeiro Espírito Santo para que se inflame como no período dos pioneiros, convença-se de seus pecados e possa arrepender-se e voltar a ser zelosa para com Deus, pregando o Evangelho com destemor. Imaginando que o Espírito Santo é uma Pessoa, que está no meio dela, Laodicéia deixa Jesus Cristo do lado de fora, da igreja e do coração. A pessoa de que precisamos não é uma terceira pessoa divina, mas a pessoa do Filho Unigênito de Deus. Não há salvação em nenhum outro! Ele é o único caminho, nossa única opção de ligação com o Pai. É através dEle que receberemos o verdadeiro Espírito, que é o poder revificador, purificador e capacitador de que a IASD hoje precisa.
Apenas duas Pessoas dignas de adoração O livro do Apocalipse deixa muito claro que só há duas pessoas divinas, dignas de louvor e adoração, Deus, o Pai, e o Cordeiro, Seu Filho. Leia, com atenção e reverência, Apocalipse 4-1 a 5:13. Apocalipse 5:13: Então, ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. Apocalipse 6:16: E disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro. Apocalipse 7:10: E clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Apocalipse 7:17: Pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará para as fontes da água da vida. E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima. Apocalipse 22:1: Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. Apocalipse 22:3: Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o servirão.
O selo de Deus Depois de descrever a tremenda apostasia e idolatria do povo de Deus nos últimos, no capítulo 8 de seu livro, o profeta Ezequiel revela que um grande número de líderes, anciãos e membros, tanto antigos quanto novos, serão destruídos, a menos que estejam assinalados com uma marca especial, Ezequiel 9:4-6:
O livro do Apocalipse faz também menção a esse sinal em dois momentos e, por fim, o descreve:
O sinal será posto sobre a fronte dos 144 mil: Apocalipse 7:2-4: 2 Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o
selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado
fazer dano à terra e ao mar,
O sinal na fronte preserva os homens da destruição: Apocalipse 9:3-4: 3 Também da fumaça saíram gafanhotos para a terra; e
foi-lhes dado poder como o que têm os escorpiões da terra,
O que é o sinal na fronte: Apocalipse 14:1-5: 1 Olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o monte Sião, e com
ele cento e quarenta e quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de
seu Pai. [Leia de novo, por favor!] Por outro lado, que expressão é encontrada na fronte da meretriz que cavalga a besta em Apocalipse 17? "5 E, na sua testa, estava escrito o nome: MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA, A MÃE DAS PROSTITUIÇÕES E ABOMINAÇÕES DA TERRA." Apocalipse 17:5. Espero que isto o ajude. -- Robson Ramos Leia também: |
Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com |