Novo Programa da VP: "Está Escrito... no Catecismo!"

Como adventista, procuro assistir sempre que possível ao programa “Está Escrito”. Surpreso, notei recentemente que o programa “Está Escrito” apresentou o que não está escrito como se escrito estivesse!

Ao final do programa, costumam apresentar um convite para os telespectadores solicitarem gratuitamente um estudo bíblico.

Com tantas novidades surgindo posso até estar errado, mas entendo que estudo bíblico é um estudo de doutrinas bíblicas. Foi por isso que fiquei realmente admirado pelo fato de o programa estar divulgando um estudo que focaliza uma doutrina não-bíblica.

Trata-se do Curso Bíblico “A Bíblia Ensina”:

Esse estudo tem cinco perguntas principais e você irá ver o restante logo abaixo. Permita-me, porém, começar o estudo, indo direto para a terceira pergunta:

“Quais são as três pessoas da Trindade?”.

Pegue a sua Bíblia e tente descobrir onde está escrito: “As três pessoas da Trindade são o Pai, o Filho e o Espírito Santo”.

Tentou e não descobriu? Está difícil, porque isso não está escrito! Porém, embora isso não esteja escrito, o folheto tem uma resposta pronta e já impressa, como se fosse o texto bíblico citado...

“Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas.” Evangelho de São Milton, ou Epístola de Costa Júnior aos AdSatianos?

Irmão, arranje uma concordância bíblica impressa ou eletrônica e procure essa passagem na Bíblia de capa a capa: “Há um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três pessoas coeternas.”

Procure, por exemplo, essa passagem pela palavra-chave: “coeterna”... Irmão, se na sua concordância bíblica não tem a palavra “coeterna”, não se preocupe. A minha também não tem e nem na do pastor!

Procure então por palavras parecidas, tipo “eternamente,” “eternidade” e “eterno”... Essas têm! Mas verifique se entre as passagens que contêm essas palavras existe alguma que fale em “coeternamente”, “coeternidade” e “coeterno”. É mais fácil achar “coelho da Páscoa”!

Sabe quando é que você vai achar? NUNCA!

Vamos mudar de palavra outra vez! Procure agora a palavra “três”. Beleza, a palavra “três” existe na Bíblia! Procure agora a expressão composta: “três pessoas coiguais”.

Não achou? Não se preocupe, eu também não...

Para simplificar nosso estudo, procure então pelo menos a palavra “Trindade”. Se achou, você está usando é catecismo, em vez de concordância... A palavra “Trindade” também não existe na Bíblia! Quer dizer, está na hora de mudar o nome do programa e da série de estudos para “NÃO Está Escrito!” Poderia ser também: “Está Escrito... no Catecismo”.

Como não existe essa passagem impressa no folheto, nossos amigos citam II Coríntios 13:13 como o verso que prova que são três as pessoas da Trindade. Pegue sua Bíblia  e leia II Coríntios 13:13: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós”.

É essa a passagem que prova que existe uma trindade composta de três pessoas coeternas? Não, trata-se uma saudação.

Por exemplo, a saudação: “Amigos da internet, eu vos saúdo em nome do Robson Ramos, do Ennis Méier, do Ex-Pastor K. e do Rubens Lessa...” Isso quer dizer que os quatro fazem parte de um quarteto musical? Portanto, II Coríntios 13:13 é apenas uma saudação, não uma revelação sobre a natureza composta da divindade.

Depois das cinco perguntas, um resumo identifica que os adventistas crêem num só Deus manifesto em três pessoas. E para confirmar a existência de “um só Deus manifestado em três pessoas", o folheto cita Mateus 28:19: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Leia com calma e perceba que esse texto menciona três agentes, Pai, Filho e Espírito Santo, mas não afirma que o Espírito Santo é uma pessoa. É evidente que uma possível natureza pessoal do Espírito Santo não é objeto dessa afirmação bíblica. E meramente por lhe atribuírem características de uma pessoa, isso não constitui nenhuma prova de que o Espírito é uma pessoa.

Jesus disse, por exemplo, que “o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai...” (João 3:8). Mas por atribuir Cristo vontade e voz ao vento, este não se torna uma pessoa! É apenas uma figura de linguagem.

O Espírito Santo só poderia ser visto como uma pessoa se assim estivesse declarado claramente na Bíblia! Em caso contrário, a recomendação bíblica é bem explícita em I Coríntios 4:14: “Não ultrapasseis o que está escrito.

Parte do texto acima (a partir da citação de Mateus 28:19), eu copiei de um texto recente do site do Ennis Méier e misturei com umas coisas que o Robson escreveu. Redigir dessa forma, eu aprendi com Ellen White!

Aliás, falando em Ellen White, não canso de repetir esse texto dela referindo-se à natureza do Espírito Santo:

“A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, pode-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano. Mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a esses mistérios – demasiados para o entendimento humano – o silêncio é ouro.” Atos dos Apóstolos, 3a edição, 1976, página 51/52.

Se é um mistério, a Igreja não pode bater o pé e dizer que é uma pessoa e muito menos inventar versículos bíblicos!

“Assim como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema”. Gálatas 1:9. Pronto, inventei um novo programa para o Sisac: “Está Anátema!”

 

Sempre me ensinaram que, ao dar estudos bíblicos, eu deveria focalizar um assunto apenas para não confundir o interessado. Portanto, não vou desviar do tema “Nada Está Escrito Sobre a Trindade” para o tema “Como Entender Mateus 28:19”.

 

Neste nosso rápido comentário, alertamos apenas que esse verso não revela que há um Deus triúno, manifestado em três pessoas. Jesus nunca afirmou taxativamente que os crentes deveriam adorar uma unidade de três pessoas coeternas. A oração-modelo diz: “Pai Nosso, que estás no Céu...”

Não está escrito: “Trindade nossa que estás triúna, santificado seja o vosso mistério, venha a nós a vossa compreensão, seja feita a vossa propaganda, assim no púlpito como na tevê...”

Portanto, amado, o que importa nessa pesquisa que lhe sugerimos, é descobrir se existe uma passagem da Bíblia que revele claramente, ou afirme, a existência de uma trindade. Mateus 28:19 não é. E mesmo se você estudar aprofundadamente essa passagem, poderá descobrir muitas coisas interessantes, menos uma unidade de três pessoas coeternas!

 

Quem quiser um estudo mais aprofundado de Mateus 28:19, consulte os existentes neste site. É só usar o dispositivo de Busca no alto do menu à esquerda. Digitou, clicou, achou!

 

O estudo bíblico, que não é bíblico nem está escrito, encerra-se com uma decisão imposta ao interessado e redigida dessa forma: “Creio em Deus Pai, Filho e Espírito Santo e desejo Amá-lo e Obedecer-Lhe como meu Senhor e Pai”.

Ou seja, “Creio em Deus Pai, que é Deus Filho, que é Deus Espírito Santo”. Isto é, creio na unidade de três pessoas coeternas, creio na doutrina da trindade. É essa uma decisão verdadeira e pessoal ou uma manipulação mental? 

Meu irmão, pense: Por que esse estudo bíblico está sendo propagado pelo programa Está Escrito? Por que esse estudo ou outros similares, sobre a doutrina da trindade, estão sendo divulgados tão amplamente como se a Trindade fosse a principal doutrina adventista? Por que está sendo distribuído gratuitamente mesmo aos membros da igreja em quase todas as igrejas do Brasil, inclusive para as crianças nas escolas sabatinas? Pensar não dói. Pense.

Antigamente, o povo adventista era conhecido como o povo da Bíblia e havia verdadeiros estudos bíblicos memorizados e anotados na Bíblia de todos nós. Estudos bíblicos com passagens reais e ensinos que realmente constavam da Bíblia! Bons tempos aqueles...

No entanto, os administradores ecumênicos legitimados pelos teólogos de aluguel, que se denominam “doutores em divindade”, ao constatarem em tese doutoral do Salt que os estudos bíblicos tradicionais não tratavam da Trindade até o fim da década de 60, exatamente porque a Trindade não é uma doutrina bíblica, resolveram melhorar para pior os estudos e incluir neles essa doutrina espúria.

 

Que saudades do tempo em que a principal doutrina bíblica adventista era a volta de Cristo!

 

Para clarear suas idéias:

Essa lição de curso bíblico, que mostramos acima, tem duas intenções:

1. Quando distribuída pelo programa “Está Escrito”, tem a finalidade de mostrar aos telespectadores, a hoje principal doutrina do adventismo, a Trindade.

2. Quando distribuída nas igrejas, tem o objetivo de  convencer os irmãos da fé, os antigos, atuais e futuros, que essa sempre foi uma doutrina adventista.

A estratégia é bem fácil de explicar e entender:

1. Quando eu dou um estudo bíblico, tenho que estudar o estudo. Certo?

2. Estudando para ensinar, também aprendo. Ora, se dou um estudo cujo tema principal é a doutrina da trindade, além de ensinar, eu estou admitindo que acredito nessa doutrina.

3. Então, se eu até então não havia prestado atenção, ou não estava convencido dessa doutrina, esse estudo faz uma lavagem no meu cérebro e, quando o ensino para outra pessoa, também estou apreendendo o que o estudo revela.

4. Esse estudo sobre a trindade é como uma lavagem cerebral. Ele lava os velhos estudos bíblicos tradicionais e remove de meu cérebro o entendimento de que há apenas dois seres divinos que devem ser adorados.

5. Lavando meu cérebro, ele aproveita minha fé e sinceridade para colocar no meu cérebro uma certeza de que há uma unidade divina composta de três pessoas coeternas.

Para concluir nosso estudo, leiamos Apocalipse 22:18:

“Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro”. -- Leigo.com

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com