Três Ilustrações para Entender Melhor Três Textos Trinitarianos: Mat 28:19, II Cor. 12:4-6 e II Cor. 13:14

 

Muitos de nós estamos tão acostumados a ler essas passagens, tendo sua significação pré-concebida em nossa mente, que não somos capazes de perceber que elas nada dizem em favor da existência de Deus, como trindade, supostamente composta por três seres coiguais e coeternos.

Isso se deve à lavagem cerebral, obtida pela divinização da liderança, cujas palavras jamais poremos sob suspeita, embora a Bíblia recomende que ninguém deve confiar em homens, sob pena de maldição eterna.

O pior é que boa parte da igreja só perceberá tardiamente que os administradores corruptos caíram tão fundo em sua apostasia que corromperam até nossa crença sobre Deus por amor ao prestígio, aceitação social e os lucros financeiros que disto advêm.

Pequenas mudanças de palavras, na construção de frases semelhantes às desses versículos, podem ajudar-nos a driblar o bloqueio mental e escapar da interpretação viciada dos mesmos. São eles: Mateus 28:19, II Coríntios 12:4-6 e II Coríntios 13:14.

 

Mateus 28:19

Se Saul houvesse dito a Davi: "Vai e enfrenta o gigante Golias, derrotando-o no nome de Jeová, e do rei e de todo o Israel", teríamos então uma trindade composta por Jeová, Saul e o povo de Israel? Significaria isto que Jeová, o rei e Israel são seres coiguais e coeternos? Jeová, Saul e Israel formam, juntos, um deus triúno?

Como podemos interpretar Mateus 28:19 como prova da personalidade do espírito santo e da existência da trindade, se a passagem nada diz em relação a isso? A frase que teria sido dita por Cristo -- "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo" -- significa apenas que deveriam batizar por ordem do Pai, sob a autoridade do Filho e no poder de Seu espírito.

Do mesmo modo como Saul pode não ter dito a primeira frase acima, pois não está registrada na Bíblia, existem evidências de que Cristo não é o autor dessa fórmula trinitariana de batismo. E a principal delas é que o Espírito prometido aos apóstolos lhes ensinaria toda a verdade e lhes faria lembrar de todas coisas que Jesus lhes dissera. Isso aconteceu em profusão no Pentecostes. Mesmo assim, todos os batismos registrados no livro de Atos foram feitos apenas em nome de Jesus!

 

I Coríntios 12:4-6.

Num encontro de corais, as músicas são diversas, mas a inspiração é a mesma. E também há diversidade nos ritmos, mas o Mediador do louvor, para que este seja aceito, é o mesmo. E há diversidade nas apresentações, mas o mesmo Deus é quem opera em nós, tanto o querer quanto o louvar...

Significa isto dizer que a inspiração é uma pessoa divina e que, juntamente com o Mediador e Deus, forma uma trindade de seres coiguais e coeternos? Ou estamos simplesmente falando de diversidade na unidade do louvor?

De igual modo, I Coríntios 12:4-6 trata apenas da unidade na Igreja, apesar da diversidade dos dons espirituais: "Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos." É apenas isto que o texto afirma. Não há qualquer referência à trindade nem à personalidade do Espírito Santo nesse texto!

Leia-o na Tradução na Linguagem de Hoje:

"Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas é um só e o mesmo Espírito quem dá esses dons. Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo."

Note que, no versículo 3, Paulo deixa claro que o Espírito Santo não é uma terceira divina, mas simplesmente o Espírito de Deus. Paulo faz isso, usando essas expressões, "Espírito Santo" e "Espírito de Deus" (além de "espírito"), de modo intercambiável: "Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo." I Coríntios 12:3.

O Espírito de Deus é parte da pessoa do próprio Deus. Portanto, quem confere os dons espirituais à igreja é Deus, o Pai. "A uns estabeleceu Deus na igreja, primeiramente, apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois, operadores de milagres; depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas." I Coríntios 12:28.

 

II Coríntios 13:14.

(Caso sua Bíblia não contenha o versículo 14 e o capítulo termine no versículo 13, não se assuste! A passagem existe, embora algumas versões da Bíblia não dividam o versículo 12 em dois, como faz a maioria. Há versões que até trazem o texto com as seguintes referências numéricas:

12 (13-12a) Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
13 (13-12b) Todos os santos vos saúdam.
14 (13-13) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.)

Quem dera tivéssemos, irmãos, a sabedoria de Salomão, a força de Sansão e a humildade de Jesus Cristo!

Ensina a frase acima que Salomão, Sansão e Jesus Cristo são parte um do outro, formando juntos um Ser divino, que se completa na triunidade? Não.

Observe bem agora esta outra frase:

"A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós." II Coríntios 13:14.

Quantos Deus há nesta frase? Apenas um. É dito algo sobre Jesus Cristo como parte de Deus? Não, Jesus Cristo é identificado como "Senhor". E sobre o Espírito, o que se diz? Que é santo e possibilita a comunhão. É dito que o Espírito é uma pessoa divina? Não, apenas que é santo e possibilita a comunhão.

A rede telefônica, por exemplo, permite-nos ficar em conexão com amigos distantes. De um lado da linha está você. Do outro, seu amigo. Precisa a linha telefônica que lhes permite ter essa comunhão, ser uma pessoa para fazê-lo? Através da comunhão DO telefone, você entra em comunhão, de fato, COM o seu amigo!

Assim também ocorre na vida espiritual, através da comunhão DO espírito. "Ora, a nossa comunhão é COM o Pai e COM seu Filho, Jesus Cristo." I João 1:3.

É no mínimo estranho, para não dizer desonesto, que os trinitaristas se agarrem a esse texto de II Coríntios 13:14, denominado "bênção apostólica", para dizer que Paulo defendia a existência da trindade e da personalidade do Espírito Santo, enquanto mais de uma dezena de outras bênçãos de saudação e despedida do mesmo apóstolo referem-se unicamente a Deus, o Pai, e a Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. Veja:

Romanos 1:7:

A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Romanos 16:25-27:

Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos, e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações, ao Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, pelos séculos dos séculos. Amém!

I Coríntios 1:3:

Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

I Coríntios 15:57:

Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.

II Coríntios 1:2-4:

Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! [O Consolador é Ele!] É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.

Gálatas 1:4-5:

Graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai, a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Gálatas 6:18:

A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém!

Efésios 1:1-3:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, aos santos que vivem em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus, graça a vós outros e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,

Efésios 6:23-24:

Paz seja com os irmãos e amor com fé, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo. A graça seja com todos os que amam sinceramente a nosso Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:2:

Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 4:20-22:

Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém! Saudai cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que se acham comigo vos saúdam. Todos os santos vos saúdam, especialmente os da casa de César.

Colossenses 1:1-4:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que se encontram em Colossos, graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai. Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;"

Colossenses 4:18:

A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai-vos das minhas algemas. A graça seja convosco.

I Tessalonicenses 1:1-3:

Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros. Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo,

II Tessalonicenses 1:1-2:

Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo, graça e paz a vós outros, da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

II Tessalonicenses 3:17-18:

A saudação é de próprio punho: Paulo. Este é o sinal em cada epístola; assim é que eu assino. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós.

I Timóteo 1:1-2:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

I Timóteo 6:21:

Pois alguns, professando-o, se desviaram da fé. A graça seja convosco.

II Timóteo 2:1-2:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, de conformidade com a promessa da vida que está em Cristo Jesus, ao amado filho Timóteo, graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor.

II Timóteo 4:22:

O Senhor seja com o teu espírito. A graça seja convosco.

Tito 1:1-4:

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador, a Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum, graça e paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador.

Tito 3:15:

Todos os que se acham comigo te saúdam; saúda quantos nos amam na fé. A graça seja com todos vós.

Filemon 1:3:

Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Filemon 1:25:

A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito.

 

Bênçãos de outros apóstolos:

Tiago 1:1:

Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.

I Pedro 1:1-3:

Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

I Pedro 5:10-11:

Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. A ele seja o domínio, pelos séculos dos séculos. Amém!

II Pedro 1:1-2:

Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco obtiveram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor.

I João 1:1-3:

O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida (e a vida se manifestou, e nós a temos visto, e dela damos testemunho, e vo-la anunciamos, a vida eterna, a qual estava com o Pai e nos foi manifestada), o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

II João 1:3:

A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor.

Judas 1:1

Judas, servo de Jesus Cristo e irmão de Tiago, aos chamados, amados em Deus Pai e guardados em Jesus Cristo,

Judas 1:25:

Ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo, Senhor nosso, glória, majestade, império e soberania, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos. Amém!

Se o Espírito Santo fosse realmente um personagem e, de fato, tão importante quanto Deus, o Pai, e o Senhor Jesus Cristo, por que Paulo e os demais apóstolos o teriam mencionado apenas uma vez em suas saudações e despedidas nas cartas inspiradas? -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com