ISTO é o Seu Deus?

Classificação: Filo Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Nome Científico: Columba Lívia
Nome Popular: Pombo ou Pomba
Incubação dos Ovos: 17 a 19 dias
Fase de Maturidade: 6 a 8 meses
Ninhadas por ano: 5 a 6
Número de filhotes: 1 a 2 por ninhada
Medida/comprimento: 25 cm
Medida/altura: 15 cm
Peso: Em torno de 350g
Coloração: Várias 
Macho e fêmea se assemelham

A principal espécie de pomba é a Columba lívia (pomba doméstica), comumente encontrada nos arranha-céus e praças públicas. Originária da Europa, Ásia e norte da África, ela foi domesticada há mais de 5 mil anos e introduzida no Brasil no século 16.

Essa forma doméstica, muito comum pelo mundo afora, é vista como a principal praga entre as aves urbanas. É chamada inclusive de "rato voador". Pode parecer incrível, mas, apesar de simbolizarem a Paz, as pombas são consideradas realmente pragas urbanas, devido ao fato de serem hospedeiros de diversos organismos que causam prejuízos à nossa saúde.

Dentre as doenças transmissíveis pelas pombas, existe a Toxoplasmose, que pode causar cegueira, aborto até a morte, além da Histoplasmose, Erisipela, Salmonella sp, Candidíase e Aspergilose. Estas doenças são transmitidas ao homem principalmente por vias respiratórias, através da inalação de resíduos das fezes secas depositadas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado. Outra forma de contaminação é através dos piolhos dos pombos.

Principais doenças transmitidas pelos pombos:

  • Criptococose – Inflamação no cérebro e meninges, ocasionada por fungos infecção grave determinada por uma levedura (cryptococcus neoformans). A infecção mais frequente é no desenvolvimento de meningite, especialmente em crianças e imunodeprimidos.
  • Doença de Newcastle - Doença causada por vírus. Agente etiológico: Parmyxovirus. Costuma afetar os olhos, causando conjuntivite, dor e lacrimejamento. Às vezes, surgem ligeira febre, calafrios e faringite. As pessoas que trabalham na criação de aves e matadouros avícolas são mais expostas à doença, devendo ser convenientemente alertadas para tal.
  • Histoplasmose – Infecção pulmonar causada por fungos. Tem os sintomas de gripe e pode persistir por várias semanas e em alguns casos, mesmo médicos não conseguem diagnosticá-lar. É provocada por um fungo (Histoplasma capsulatum), depositado nos excrementos das pombas e carregado pelo vento.
  • Alergia – Desencadeada por penas que contém, piolhos, ácaros e pulgas
  • Toxoplasmose – Infecção celular que ataca múltiplos órgãos, ocasionada por protozoários, que também é transmitida pelos gatos. Pode causar cegueira, aborto e até a morte.
  • Ornitose – Infecção pulmonar, pseudo-virose, que pode ser difícil de detectar. Os pombos podem transmitir esta doença sem se exporem à mesma.
  • Salmonella sp - É uma zoonose bastante comum; produz uma infecção intestinal, com febre, dores musculares e dor de cabeça. Podem ainda ocorrer dores abdominais, náuseas, vômitos e diarréia. No entanto, a recuperação se faz em poucos dias. A doença afeta principalmente as crianças e os idosos.
  • Psitacose – Causa dor de cabeça, febre alta, calafrios, ocasionadas por vírus.
  • Coccidiose, candidíase, Encefalite, Encefalite letárgica, Erisipela, pseudo Tuberculose, tuberculose avícola e mais 26 doenças registradas.

As pombas são hospedeiras de mais de 50 espécies de ectoparasitas (pulgas, carrapatos, ácaros, etc), que podem causar alergias, dermatites e outros incômodos. Estes parasitas são espalhados principalmente próximos aos recursos de água, onde os pombos podem se lavar e pegar estes parasitas, jogando-os ao solo ou então comendo-os. O pombo é uma das aves mais danosas para a saúde pública.

Além disso, as pombas causam danos materiais decorrentes da deposição de suas fezes nos mais diversos tipos de construções, em materiais industrializados e em depósitos de maquinarias. É que suas fezes ácidas corroem metal, descolorem pedra, apodrecem madeira, danificam superfícies pintadas. Suas penas entopem calhas, ralos...

Por isso, mais uma vez lhe perguntamos: ISTO é o Seu Deus?


Este é um slide oficial de uma série de estudos bíblicos oficial da IASD, na qual não temem representar o próprio Deus Todo-poderoso como um senhor grisalho, mais magro que o Papa, em uma poltrona que lembra as do Papa. O Espírito Santo é representado apenas como a silhueta de uma pomba. Ora, não dizem ser "Ele" uma pessoa? Por que não O representam assim, então? (Clique na imagem acima para ler mais sobre ela, que representa um duplo pecado da DSA autorizado por Bullón.)

Pode lhe parecer estranho usarmos o pronome demonstrativo ISTO para nos referirmos ao Espírito Santo, mas veja o que diz a Bíblia:

Atos 2:33: "De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis."

João 20:22: "E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo."

Quando nos referimos a uma pessoa, podemos chamá-la de "isto"? Por exemplo: "Isto que está falando ao rádio e na televisão é o Presidente da República." Ou: "Minha esposa é isto que você está vendo..." Que horrível é indicar uma pessoa com o pronome isto, especialmente se estivermos falando de Deus.

Outra questão: Uma pessoa pode ser derramada? Não encontramos nenhum versículo bíblico em que o Pai diz que vai derramar o Filho. O Filho foi enviado, não derramado!

Terceiro ponto: Uma pessoa pode ser assoprada sobre outra?

Quarto: Quando Jesus assoprou sobre o Espírito Santo sobre os discípulos, eles não deveriam comentar que viram uma pessoa?

No mais, Ele foi bem claro em João 14:1: "Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim." -- Elias Sipriano Dias/Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com