Entenda Melhor a Profecia de
II Tessalonicenses 2:3-8:

3 Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição,
4 o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus.
5 Não vos recordais de que, ainda convosco, eu costumava dizer-vos estas coisas?
6 E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria.
7 Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém;
8 então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda.

Perceba que essa profecia cumpre-se de dois modos, dependendo da maneira como interpretamos a expressão "santuário de Deus".

Se o termo é entendido como referente à Igreja, corpo místico de Cristo, santuário de Deus, ao qual Jesus Cristo construiu sobre o fundamento de Sua filiação divina, a profecia se cumpre tendo a figura do bispo de Roma como "homem do pecado", que usurpa o título atribuído unicamente a Deus, auto-denominando-se "Papa" (Pai) sobre todo o Cristianismo, de modo que todas as denominações se referem a ele como "papa", ou a seus representantes subordinados, como "padre" ("pai"). Mas Jesus foi muito claro: "A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus." Mateus 23:9. (Ver também Mateus 16:18, João 2:19-21 e Colossenses 1:24.)

Segundo a Bíblia, porém, a expressão "santuário de Deus" pode referir-se também ao corpo humano. "Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" 1 Coríntios 3:16. "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19.

Neste caso, quem "se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus" é ninguém menos que Satanás. Em lugar de permitir que, através da influência benfazeja do Espírito de Deus, o Pai e Seu Filho tenham acesso ao nosso coração (conforme a promessa registrada por João 14:23), Satanás se apresenta como um terceiro deus, "Espírito Santo", e assume o trono de nosso coração, numa contrafação espiritual que deixa a Cristo do lado de fora!

Essa é exatamente a condição de Laodicéia, uma igreja enganada por um falso espírito, que a ilude, fazendo-se imaginar rica e poderosa, enquanto rejeita a presença de Cristo em seu interior e se deixa enganar pela contrafação da chuva serôdia. (Apocalipse 3:20.) Não é sem razão que o Filho de Deus Se apresenta aos trinitarianos de Laodicéia como "o princípio da criação de Deus" (Apocalipse 3:14) numa clara referência a Provérbios 8:22-31 e promete que, aos vencedores, concederá o direito de assentarem-se com Ele em Seu trono, como também lhe concedeu o Pai: "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono." Apocalipse 3:21.

Felizmente, esse espírito maligno que cega Laodicéia, pode ser facilmente vencido, se assim quisermos, pelo verdadeiro Espírito Santo. Para que não haja dúvida, o texto de Paulo até o identifica como aquele "a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca". Ora, o Espírito Santo é exatamente isto: Um sopro de luz, vida e amor, que procede do Pai, através de Cristo, como Ele próprio demonstrou aos discípulos. "Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." João 20:21-22. A partir da expulsão do espírito do Anticristo do interior do coração, pode-se então dizer como Paulo: "Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim." Gálatas 2:20.

Ellen G. White acrescenta que, em visão, viu a Satanás no santuário celestial de Deus, ocupando um trono do Pai, e derramando um falso Espírito Santo sobre as igrejas, que o adoravam como se fosse uma terceira pessoa da Divindade. Clique aqui para obter mais detalhes dessa visão e começar a compreender um pouco melhor como a doutrina da Trindade contribui para que seja necessária uma purificação do "santuário de Deus", nesses três níveis (indivíduo, igreja e Céu). -- Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com