Vídeo Mostra Pastor José Viana Aprovando Exploração de Viúva Carente por Ancião da Igreja

 

Caso o vídeo não seja executado automaticamente, clique neste botão amarelo ao lado para o download do plugin necessário para sua visualização.

 

Requer Shockwave ou outro Flash Player instalado.O vídeo, que requer o plug-in Shockwave ou outro Flash Player instalado, mostra o caso da ingênua viúva, dona Ornesta, explorada, desamparada, miserável, faminta, mas fiel dizimista da IASD, visitada por um ancião que foi a sua casa e... recolheu o dízimo!

Cita-se a promessa de Sal. 37:25: "Fui moço, e hoje sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão."

Em uma igreja caridosa, amorosa e cristã, como a apostólica, realmente o salmo citado acima é um verdade real e presente, mas na sinagoga judaica dos dias de Jesus essa promessa tinha se tornado letra morta, pois ao invés de atender aos pobres exploravam, sim, exploravam com sermões e apelos religiosos pobres para suster a opulência do clero abastado.

Disse o Pastor Viana: "Jesus não perdeu sua capacidade de acalmar as tempestades".

Certamente, nos dias de Jesus havia uma tempestade de exploração religiosa das finanças dos membros pobres, exploravam até as últimas moedas da viúvas para sustentar um clero caro e infiel...

Jesus, vendo essa situação na sua amada igreja, denunciava, publicamente, perante pastores e para todo o povo judeu: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação." (Mat. 23:14).

Isso nossos pastores não contam no púlpito, não é verdade? Dizem apenas que Deus admirou o desprendimento e abnegação sincera daquela mulher que "cria que o serviço do templo era indicado por Deus, e estava ansiosa por fazer tudo que lhe era possível para sua manutenção". DTN pág. 615.

Jesus admirou a liberalidade dessa sincera viúva, mas aos que exploravam a inocência dessas pobres viúvas e orfãos, Jesus alertava: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque devorais as casas das viúvas e sob pretexto fazeis longas orações; por isso recebereis maior condenação" (Mat. 23:14).

Além disso Ellen White mesmo deixou de dar seu dizimo para associação, e ainda recebia dízimo de outras pessoas para sustentar ministérios missionários onde julgava necessário...

Enquanto a sinagoga judaica em apostasia crescente já estava explorando até as últimas moedas das viúvas desamparadas para sustentar o clero opulento e rico (Mat. 23:14), a igreja de Cristo, ao contrário das rendas da igreja para assistir os afortunados, para sustentar as viúvas, qualquer viúva carente se "aprovada com testemunho de boas obras, se criou filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os atribulados, se praticou toda sorte de boas obras (1Tim 5:9) e então se carente era atendida e sustida pela igreja.

JESUS condenava a exploração eclesiástica das viúvas e dos pobres efetuada pela igreja judaica, e a viúva sincera era vítima dessa exploração. Mat 23:14.

CRISTO ensinou seus discípulos a não explorar os pobres e viúvas mediante apelos, mas que deviam assistir os pobres com os donativos e ofertas dos mais afortunados. 1Tim 5:9.

O Pastor Viana deveria ter encerrado sua reflexão com o versículo: "Entrega o teu DÍZIMO ao ancião, confia nos pastores e o mais Deus fará"!

(Anônimo, para evitar exclusão.)


Reações de Leitores:

Caro Robson,

Discordo da leitura que fizeram do vídeo que, na opinião de vocês, "Mostra Pastor José Viana Aprovando Exploração de Viúva Carente por Ancião da Igreja". Entendo que a crítica feita é descabida e não faz sentido interpretar o que ele disse de forma tão negativa. Sejamos ponderados e justos. Critiquemos a Organização por aquilo que realmente estiver errado. Não é esse o caso no meu entender.*

Resposta do Editor:

Perdoe-me desde já, se a resposta lhe parecer um pouco ríspida. Mas não posso deixar de dizer-lhe que seu comentário me fez pensar na condição daqueles que têm ouvidos, mas não ouvem, e olhos, mas não vêem. É preciso ter olhos para ver e ouvidos para ouvir. Quem os tiver, perceberá diferentes níveis de cegueira nesse vídeo.

1) A cegueira do pregador que não percebe estar citando um caso de miséria, necessidade extrema, de uma mulher que mendiga pão e leite ao ancião da igreja, como se fosse o cumprimento de uma promessa que diz exatamente o contrário!

2) A cegueira da platéia que não percebe a ironia do trocadilho infame feito pelo pastor, que ridiculariza a fidelidade da irmã mencionada, caçoando de seu nome: "Ornesta".

3) A cegueira da própria mulher mencionada que não percebe estar apresentando a suas filhas uma imagem completamente distorcida de Deus, que, segundo ela foi ensinada, estaria mais interessado no dinheiro de seu dízimo, do que na satisfação das necessidades alimentares das crianças. Ora, nunca leu essa senhora em sua Bíblia que Deus quer misericórdia e não sacrifício?

4) A cegueira do ancião que não aproveitou a oportunidade para desfazer a idéia supersticiosa de que se o dinheiro fosse usado para comprar alimento para as crianças Deus penalizaria ainda mais aquela pobre alma, castigando-a pelo desvio do dízimo.

5) A cegueira de toda a igreja, que acompanha a repetição desse discurso há décadas nos púlpitos da IASD, e nada diz, esquecendo-se da única definição de religião explicitamente formulada na Bíblia: "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." Tiago 1:27. -- Robson Ramos

*Obs. O autor da crítica acima pediu-nos que a retirássemos. Como não costumamos retirar aquilo que publicamos, seu comentário, apesar de contrário à nossa posição, foi substituído por outro de teor semelhante, mas com nova redação, para descaracterizar sua autoria.


"Extremamente infeliz o vídeo exibido neste site, onde o Pastor José Viana é citado como se estivesse incentivando exploração. O vídeo diz outra coisa completamente diferente. Quem vinculou isto ou é mau caráter, ou ingênuo. Na leitura, existe o texto e o contexto. A fidelidade é algo apresentado nas sagradas Escrituras. A viúva pobre é um exemplo. Ela deu tudo quanto tinha segundo a Bíblia."

Você Já Reparou no Contexto do Elogio à Oferta da Viúva? (Clique!)


"Fico estarrecido com o fato de que esses pastores, em seu zelo falso, tenham a capacidade de expor tal ironia em um sermão! Com o mau uso do dízimo pela liderança de hoje em dia, como é que tanta gente ainda cai em tais conversas?" EDV.


Queridos irmãos, estou completamente de acordo com as explanações dos irmãos sobre o dízimo. Realmente, devemos acordar para o que nos ensinou o Senhor Jesus. Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, coisa que não acontece hoje no sentido de ajudarmos os carentes e necessitados. Enquanto isso, ficam explorando os membros para a construção de mega templos, casas no Morumbi, Alphaville, carros importados, aviões, comendo do bom e do melhor, enquanto há muitos irmãos na igreja até passando fome. Temos que acabar com esta grande mentira que nos fizeram acreditar desde antigas gerações. Deus os abençoe no nome do Senhor Jesus. -- Wladmir Oliveira

 

Leia mais:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com