O Deus de Três Caras

Modalismo

 

O Modalismo, também chamado "Jesus somente", é a idéia que Deus é uma pessoa que opera em três modos diferentes. Por favor, relembre o número 4 do credo de Atanásio. Esse item faz referência específica ao Modalismo e ao Triteísmo. Ele Diz, "Ninguém confunda  as pessoas [Modalismo]; nem divida as substâncias [Triteismo]." De acordo com o Modalismo Trinitáriano, as três pessoas confundem-se em uma pessoa, e afirmam que Deus é uma pessoa que se manifestou em três modos diferentes e em três tempos diferentes. Esta idéia às vezes é chamada Sabelianismo porque um homem pelo nome de Sabellius foi quem inventou esta teoria.

Eis o que o Dr. Philip Schaff diz sobre esta teoria:   

O pensamento fundamental de Sabellius é que a unidade de Deus, sem distinção em si mesmo, desdobra ou se estende no curso do desenvolvimento do mundo em três formas diferentes e períodos de revelação e, depois da conclusão de redenção, retornou a uma unidade. O Pai se revela dando a Lei ou a economia do Velho Testamento (não na Criação, a qual na visão dele precede a revelação trinitária); o Filho, na Encarnação; o Espírito Santo, em Inspiração. A revelação do Filho termina com a ascensão; a revelação do Espírito entra em regeneração e santificação.” (Philip Schaff, História da Igreja Cristã, Volume 2, Seção 152,página 582)   

Esta idéia, de acordo com os Trinitarianos Ortodoxos, confunde as três pessoas da Trindade em uma pessoa que age em modos diferentes em diferentes tempos. Algumas vezes Ele age como um Pai, às vezes um Filho, e às vezes como Espírito Santo. Esta idéia é chamada por vários nomes, incluindo, Modalismo e Sabelianismo.

 

O Modalismo Ilustrado

Uma forma de ilustrar o Modalismo seria simplesmente um círculo, cuja cor poderia ser modificada periodicamente:

Modalismo: Um ser que é uma pessoa
 com três consecutivos modos ou personalidades

O Modalismo é a idéia de que há um Deus que é um ser e que se manifesta em três modos diferentes em tempos diferentes, de forma que o Pai, Filho, e Espírito Santo realmente não são três pessoas, mas somente três manifestações da mesma pessoa individualmente. Há alguns que acreditam no Modalismo que diz que há três pessoas em Deus, mas para eles a palavra pessoa quer dizer "personalidade, característica, emanação, ou manifestação" em lugar de um ser ou uma hipóstase.   

Com este conceito, também não há nenhum Filho real de Deus. O único conceito de um Filho de Deus teria que ser limitado à encarnação de Cristo ou um Deus que revela sua manifestação, fingindo ser o seu próprio Filho. Qualquer um destes conceitos está longe de retratar o amor de Deus dando o seu Filho para morrer por pelos pecadores. Além de negar que Cristo é literalmente filho de Deus o Pai, esta teoria também reduz a morte de Cristo a um mero sacrifício humano, porque se Cristo era só uma manifestação de Deus, então Ele não pôde morrer, porque a Bíblia diz que Deus não pode morrer. (1 Timóteo 6:16)

Assim com este conceito, o crente é novamente enrolado com a idéia de que Deus amou o mundo talmaneira que Ele mesmo veio para a Terra fingir ser o Seu próprio Filho, e também fingiu morrer para revelar o seu grande amor  por nós. Não é nenhuma maravilha que haja uma falta de amor genuíno por Deus neste mundo, quanto mais agora que o poder regenerador do amor de Deus e o coração do evangelho são afastados das pessoas por conceitos errôneos como esse. 

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com