As Melhores Notícias da Bíblia e as Piores Mentiras do Diabo

Nosso Deus e Pai nos têm dado incontáveis bênçãos. Bênçãos tão maravilhosas, que até nos é difícil encontrar palavras adequadas que possam expressar a nossa mais sincera gratidão. Mas há duas bênçãos especiais, que desejamos ressaltar neste texto, pois se tornaram o alvo dos ataques mais cruéis de Satanás e talvez o pior dos seus enganos. O inimigo de Deus, o diabo, nosso adversário, há milênios tenta roubar e destruir essas duas maiores bênçãos que podemos experimentar nesta vida.  

A primeira grande bênção é a de que o nosso Deus e Pai nos ama tanto, que deu seu único Filho para morrer por nossos erros e pecados. Foi seu próprio Filho que Ele entregou. O único Filho que dele nasceu! Aquele que foi gerado da mesma substância, tendo por tanto a mesma natureza. O Filho que esteve junto ao Pai desde o princípio, sempre muito unidos, pois o amor do Pai pelo Filho é incomensurável assim como o amor do Filho pelo Pai. (Ver Prov. 8: 22-31; comparar com ICor.1:24 e 30; ICor.2:6 e 8; e Col.2:2-3. Ver também João 17:26; I João 5:1 e Fil.2:5-6).

Mesmo assim, Deus amou de tal maneira a humanidade pecadora, que em vez de condená-la à morte eterna, pois isto era o que merecíamos, Ele entrou em conselho com seu Filho, o Filho do Seu amor, que dEle nasceu e a quem Ele amou desde os dias da eternidade, para que Ele, Seu filho, morresse por nós (Ver Rom. 8: 32 e João 3: 16). Isto verdadeiramente aconteceu! Foi para nós que o Deus dos céus, deu o Seu único e verdadeiro Filho para morrer.

A segunda grande bênção que o Pai nos deu é que Ele e o seu Filho Jesus, vieram viver conosco. Por favor, pense nisto que acabamos de dizer. O próprio Deus, o Todo-poderoso, vive em toda pessoa que se torna um Cristão genuíno! Não queremos dizer com isto que os anjos dEle estão conosco (embora eles estejam). Não estamos dizendo que o poder dEle está conosco (embora esteja). Estou dizendo que Ele mesmo, o grande Deus, e o Seu Filho vivem conosco e em nós, se a Ele pertencemos. Você pode estar se perguntando, como isto é possível? Não sabemos dizer como.

Sabemos que Deus não vive em nós em Sua forma corporal, porém, Sua presença está entre nós. Embora não possamos vê-Lo, podemos senti-Lo, sentir o Seu poder e Sua presença, Sua atuação. Foi isto o que Ele prometeu em Sua palavra, por meio de Jesus, o Verbo de Deus. Esta é sua voz: “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.” (João 14: 23; Ver também I Cor. 6: 17 e 19; II Cor.6: 16; Atos 17: 27-28).

Você percebe o quanto são maravilhosas estas bênçãos que Deus nos dá? Ele deu o próprio Filho, que nasceu dEle, para morrer por nós de forma que nós pudéssemos ser poupados da penalidade da morte eterna. Isto é incompreensível, o fato de que uma pessoa possa nos amar tanto a este ponto. Verdadeiramente nós deveríamos em gratidão, amá-Lo e servi-Lo com o mesmo amor! Deus e o Seu santo Filho viverão conosco, se escolhermos dar nossas vidas a Ele. Ele será nosso melhor Amigo, nosso amigo mais chegado, nosso companheiro constante. Nós podemos ser amigos do Deus Todo-poderoso. Ele, pessoalmente e eternamente estará conosco!

Não há bênçãos maiores do que estas em toda a experiência cristã. Encontramos companheirismo em Deus e em seu Filho Jesus e deste momento em diante, uma intensa alegria toma conta do nosso ser. Você pode imaginar? Deus, o todo poderoso, o criador do universo é nosso Amigo pessoal! Quando falamos com Ele, sabemos que Ele nos ouve e toma conta de tudo em nossa vida. Esquecemos nossos problemas, porque sabemos que Ele está ao nosso lado e que Ele cuida realmente de nós.

Este é o verdadeiro significado da vida eterna. Conhecer de maneira muito especial o verdadeiro Deus (O Pai), cujo nome real ainda é desconhecido por ser impronunciável (YHWH; alguns dizem YAHAWEH, JAVÉ ou JEOVÁ) e viver um relacionamento pessoal com Ele, o único Deus verdadeiro, e conhecer e viver também com seu Filho, Jesus Cristo.

Foi isto que o próprio Jesus disse nas seguintes palavras: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (João 17: 3)

Os ensinos do Anticristo

Qualquer ensinamento falso que procure tirar essas bênçãos de nós, deve ser uma das falsas e mais perigosas doutrinas de Satanás. Mas você sabia que há entre as igrejas cristãs um ensinamento muito popular que desfaz estas duas grandes bênçãos de Deus para nossa vida?

Esse falso ensino diz o seguinte:

1º - Jesus não é verdadeiramente o Filho unigênito de Deus, ou Deus não é verdadeiramente um Pai, no que se refere a Cristo.

2º - O Filho de Deus não morreu realmente.

3º - Jesus e seu Pai, nosso Deus, não estão presentes pessoalmente conosco. Eles enviaram outra pessoa no lugar dEles!

Percebe você o engano e compreende o quanto essa falsa doutrina é mortal? São piores mentiras do Diabo.

A maioria dos cristãos aceita esse ensino. Talvez, até mesmo você tenha aceitado este ensino que desmente as melhores notícias que a Bíblia tem para nós. Essa doutrina é o ensino de que Jesus não é verdadeiramente o unigênito Filho do Pai, destinado a morrer pelo homem antes da fundação do mundo. Essa doutrina ensina que Cristo e Deus o Pai são da mesma idade, que eles são iguais em poder e autoridade. Como então pode Jesus ser o Filho de Deus? Um filho pode ter a mesma idade de seu pai? Essa doutrina nega que Jesus é e sempre foi o Filho de Deus.

A Bíblia diz o seguinte sobre esta doutrina: “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho”.  (1 João 2:22)

Conforme muitos dicionários e você mesmo pode verificar, a palavra negar tem os seguintes significados: Não admitir a existência de; dizer que não é verdadeiro; deixar de reconhecer; contestar; abjurar; etc.

Creio que você já percebeu que estamos falando sobre a doutrina da Trindade. Essa é a mortal doutrina que nega que Jesus é o verdadeiro e unigênito Filho de Deus. De acordo com esse ensino, Jesus não é realmente o Filho de Deus, mas é somente um dos três Seres que se constituem num “único” Deus.

Essa doutrina ensina que Ele (Jesus) é o Filho de Deus apenas nominalmente, mas não no sentido real de ter nascido de Deus. Mas se isso fosse verdade, então Jesus não poderia ter morrido realmente na cruz, porque a Bíblia afirma expressamente que Deus não pode morrer (Ver I Tim. 6: 15-16). E de acordo com esse ensino, Jesus é completamente igual a Deus! Alguns dizem que só o corpo de Jesus morreu, mas o espírito ainda permaneceu vivo e seguro com o Pai. Note que, se isso for verdade, qual teria sido o sofrimento de Deus quando Jesus morreu? Se somente um corpo humano morreu no Calvário, então foi um sacrifício apenas de um corpo? Apenas um corpo humano poderia pagar o preço pelos pecados de toda a humanidade? O interessante é que se aceitarmos isso como verdade seria o mesmo que dizer que os espíritas estão com a verdade, pois também acreditam apenas na morte do corpo e não do espírito.

Perceba que enquanto você acreditar nessa doutrina, você nunca poderá compreender o que Deus fez por você quando deu o Seu único Filho para morrer por seus pecados. Você nunca entenderá o quanto Ele o ama de verdade. Então como poderemos amá-Lo ou servi-Lo com fidelidade sem apreciar o quanto Ele nos amou primeiro?

Outro perigo mortal desta doutrina, a Trindade, é que ela coloca Deus, o Pai, e Jesus, Seu Filho, muito distantes de nós. Observe as seguintes promessas de Deus feitas por meio de Jesus:

...Porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. (Heb. 13:5)

...E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mat. 28:20)

...Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (João 14:23)

“Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” (João 14:18)

Ouvistes que eu vos disse: vou e volto para junto de vós..." (João 14:28)

...Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho, Jesus Cristo. (I João 1:3)

Jesus prometeu que Ele e Seu Pai estarão pessoalmente conosco. Mas, de acordo com a doutrina da Trindade, não é Jesus e o Seu próprio Pai que estão conosco. É outra pessoa, chamada Espírito Santo. Esse é mais um falso ensinamento da doutrina da Trindade!

Quem é o Espírito Santo?

A verdade, é que só há  dois seres divinos, não três. Os dois seres são Deus, o Pai, e Jesus Cristo, seu Filho. (Por favor leia I Cor. 8: 6; I João 1: 3; Apoc. 5: 13; Apoc. 7: 10; etc.) É verdade que há um Espírito Santo, mas a pergunta é: Quem, ou o que, é o Espírito Santo? O Espírito Santo não é um terceiro Ser ou pessoa, separada de Deus e de Jesus. O Espírito Santo é de fato a presença espiritual do Pai e de seu Filho, mas não de forma corpórea. Veja as seguintes afirmações.

A Bíblia ensina que há somente UM Senhor (Efésios 4: 5).

A Bíblia ensina que há somente UM Espírito (Efésios 4:4).

Mas, a Bíblia diz quem é o único Senhor e o único Espírito? Sim, esta resposta se encontra no seguinte texto II Cor. 3: 17. Compare com II Cor.4: 5.

Ora, o [único] Senhor é o [único] Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”

”Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como o Senhor...”

Veja que a mesma verdade é mostrada nos seguintes textos:

“Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós.” (João 14:19, 20)

Eu neles, e tu em mim , a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade...” (João 17:23)

Você percebe? É o Pai que está em Jesus e Jesus em nós. Assim, Eles estão em nós em Espírito, não em forma corporal. Esta é a razão porque a presença dEles em nós é chamada de Espírito Santo.

O espírito é o que reside na mente, ou seja, são os pensamentos, os sentimentos, a vontade, o caráter, enfim... o ser, a alma. Veja que enquanto a mente funciona, há vida no corpo, mas, se a mente ou o cérebro morre (pára de funcionar), então o corpo também deixa de existir, vira pó depois de algum tempo. Nesse sentido, da personalidade que nos distingue, todos nós temos um espírito. Deus também tem o seu Espírito que é Santo, porque tudo em Deus é santo e Jesus, Seu filho, compartilha de seu Espírito, o mesmo que nos é enviado como o Consolador. Logo temos a mente de Cristo.

Veja o que diz o apóstolo Paulo em I Cor.2: 16.  Veja, se Deus está em Cristo e Cristo habita em nós, logo nós temos a presença do Pai o do Filho em nós.  (Veja também I Cor. 2:10-12; I Cor. 5:3-4)

OBS. A palavra em grego Parakletos, é traduzida na Bíblia de duas maneiras: Uma como Consolador e outra como Advogado. Ambas se referem a uma mesma personalidade, a personalidade de Cristo. Ele não é apenas nosso advogado (ver I João 2: 1) no santuário celestial, mas é também o nosso verdadeiro Consolador e companheiro aqui neste mundo (ver Mateus 28:20). Por ter suportado todo tipo de sofrimento, Cristo foi aperfeiçoado para se tornar nosso único intercessor, vivendo sempre para interceder por nós e para nos confortar. (Veja Heb. 4:14-16; Heb.5:7-10; Rom. 8:26-27; Heb. 7:25; Ef.2:18 e João 14:6.)

Jamais esqueça... Satanás quer tirar duas coisas preciosas de você. Primeiro, o  conhecimento da pessoa maravilhosa de Deus e do Seu amor revelado ao mundo na pessoa de Seu Filho Jesus. O imenso amor que foi demonstrado tão maravilhosamente quando Deus deu, Seu único Filho para morrer pelos homens (João 3: 16).

Segundo, o conhecimento da presença inegável de Deus e do Seu Filho em nós. Esse conhecimento e essa experiência pessoal, irão revelar quem são os verdadeiros filhos de Deus. Por isso, não despreze o conselho bíblico que se encontra em Oséias 6:3.

Sem Eles, o Pai e o Filho, com quem nós ficamos? Com ninguém. Ficamos como órfãos, como pessoas perdidas que tentam achar um meio de encontrar a salvação, pessoas que lutam pela vida, mas desamparadas e perdidas. Pessoas sem esperanças.

Agradeçamos a Deus pelo Evangelho do Seu Filho! Agradeçamos a Deus por uma salvação completa e perfeita. Qual não é a nossa alegria em saber que fomos resgatados, não com ouro ou prata, mas com a vida e pelo sangue precioso do unigênito Filho do grande Deus do Universo. Isso significa que eu e você podemos nos olhar no espelho e dizer: "Eu sou alguém. Eu tenho valor!"

Quão maravilhoso é saber que nossos melhores amigos e companheiros constantes são o próprio Deus e, Seu Filho, Jesus! Isso nos dá coragem e confiança. Isso nos faz saber que estamos seguros, até mesmo quando caminhamos pelo vale da sombra de morte. Isso nos dá a certeza de que não há nada muito difícil para enfrentar. Pela fé, podemos levar as palavras da Bíblia ao pé da letra e saber que Deus vive conosco e em nós. Nós temos um Amigo permanente que nunca nos deixará.

Querido(a) amigo(a), convidamos você a abandonar essa falsa doutrina da Trindade. Faça isso agora! Aceite a verdade sobre Deus e Seu Filho. Dê-lhes sua vida para sempre e decida que, de agora em diante, você Os servirá e caminhará com Eles até o dia quando nós os conheceremos face a face. -- Ministério Adventista Bereano, Homepage: http://www.adventistas-bereanos.com.br.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com