"Barriga de Aluguel" de Maria Favorece a Doutrina da Trindade

O conceito teológico que motivou a irreverente ilustração acima é o "pré-lapsariano", isto é, a compreensão de que Jesus Cristo, em Sua encarnação, possuiu natureza humana semelhante à de Adão antes da queda (pré-lapso), estando, portanto, em situação de vantagem em relação aos demais seres humanos.

Curiosamente, nos últimos tempos, a IASD tem feito grande esforço para impor a seus membros exatamente essa posição "pré-lapso" em relação a encarnação de Nosso Senhor. E para nossa surpresa, a maioria dos adventistas que defendem a outra posição, a pós-lapso, ainda não compreende que o esforço da igreja institucional está inserido numa luta maior: ser contra ou a favor do Dogma da Trindade.

Esses irmãos adventistas ainda não conseguiram perceber que a defesa da posição pré-lapso pela Instituição, harmoniza-se com sua crença em uma trindade divina, e que a crença na posição pós-lapso, exclui a crença no dogma trinitariano.

Na crença pós-lapso, só há espaço para um Cristo plenamente humano. Um Cristo plenamente humano não significa um Cristo não divino, mas somente que Sua divindade está restrita apenas à Sua condição de pessoa pré-existente e não mais em seus atributos divinos, imortalidade, onisciência, onipotência e onipresença.  

A crença em um Cristo pós-lapso exclui a crença em um deus triúno e como a IASD não vai abandonar seu dogma católico, o pré-lapsarianismo será defendido pelos pastores adventistas que não têm compromisso com o adventismo histórico, até o inferno. Mas com que base posso fazer afirmação tão categórica? Acompanhem esta exposição fundamentada nas Escrituras, e digam se não tenho razão.  

 

Mistério revelado

O evangelista João nos diz que Cristo, o Verbo, o Logos de Deus se fez carne a habitou entre os homens. Mas qual extensão alcançou este fazer-Se carne? O fazer-Se carne alcançou o homem na condição de Adão antes ou após a entrada do pecado?

A Bíblia não diz que o Verbo Se revestiu de carne, como se Sua humanidade fosse uma mera fantasia ou disfarce. Para que o Logos se fizesse carne e pudesse salvar o homem, só havia uma condição: que tudo fosse verdade e não mera encenação.

Cristo não podia vir na condição do homem antes do pecado simplesmente porque o homem que ele veio salvar, já havia cometido pecado. Antes de pecar, Adão não precisava de salvador. Então, Cristo precisou descer até o homem na condição que ele estava, condição de pecador. Isto não significa que Cristo tenha sido pecador.  

A encarnação, em muitos aspectos é um mistério, em outros, não. A maneira pela qual Cristo herdou a natureza humana, não é mistério e está plenamente revelada na Bíblia e no Espírito de Profecia.  

A Bíblia nos diz o seguinte a respeito desse assunto:  

ATOS 2:30
"Sendo  pois ele profeta, (Davi) e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que dos frutos de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para se assentar sobre seu trono."  

LUCAS 1:32
"Este será grande, e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai."  

LUCAS 1:69
"E nos levantou uma salvação poderosa na casa de Davi seu servo."  

ROMANOS 1:3
"Acerca de Seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne..."  

II TIMÓTEO 2:8
"Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dos mortos, segundo o meu evangelho."  

A Bíblia é clara, precisa e inquestionável. Cristo é ossos dos nossos da humanidade, carne da carne da humanidade, por herança genética de Davi, isto é, por intermédio de Maria, que era da linhagem de Davi.  

 

Barriga de aluguel?

Maria não foi para Cristo simplesmente uma barriga de aluguel, como sugeriu recentemene a Revista Adventista. Cristo não foi um ser extra-humano colocado no ventre de Maria. Cristo é o Logos que realmente Se fez carne, herdando por hereditariedade a carne humana e se fazendo um de nós. Cristo é o Filho de Deus feito plenamente humano.  

Era impossível, a menos que Deus fizesse uma limpeza genética em Maria, Cristo ter nascido na condição de Adão antes da queda. Ele era filho de uma mulher pecadora, herdou a carne de uma mulher pecadora. Se Maria fosse, como os católicos dizem, imaculada, sua mãe teria que ter sido, sua avó, bisavó, tataravó..., até chegar em Adão e Eva e estes terem gerado uma linhagem antes de terem cometido o pecado.  

Se Maria tivesse sido apenas barriga de aluguel, Cristo não estaria ligado à humanidade por nenhum laço e não poderia ser nosso Salvador, pois não seria membro da família humana. Seria qualquer outra coisa, um clone quase humano, uma representação de homem, mas jamais um ser humano.  

A Bíblia diz que Cristo é carne dos lombos de Davi, ossos dos ossos de Davi, e o Espírito de Profecia o que diz, através da Sra. White? Diz mais, muito mais e até usa uma palavra muito utilizada pela ciência moderna, HEREDITARIEDADE.

"Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Como qualquer filho de Adão, aceitou os resultados da operação da grande LEI DA HEREDITARIEDADE. O que estes resultados foram, manifesta-se na história de seus ancestrais terrestres. Veio com esta HEREDITARIEDADE para partilhar de nossas dores e tentações, e dar-nos o exemplo de uma vida impecável." WHITE, Ellen G. O Desejado de Todas as Nações. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1978, p. 41  

A clareza do texto é tamanha que sinto-me incapaz de acrescentar algum comentário. Negar que Cristo tenha encarnado com a natureza humana após a queda, é tão louco quanto negar que o círculo é redondo, que seis é meia dúzia, que a terra gira em torno do sol etc...

-- Elpídio da Cruz Silva, adventista há mais de vinte anos, excluído da igreja em 29/11/2003, por não crer na doutrina católica da trindade e falar contra ela. (Edição: Robson Ramos)

Série de artigos do mesmo autor:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com