Autor de Apostila Sobre a Posição Correta na Oração Começa a Responder Críticas

 

Respondam-me:

• Em que posição estavam os discípulos no dia que receberam o Espírito Santo?

• Elias orou em que posição quando diante dos profetas de Baal?

• Jesus estava em pé, sentado ou deitado, quando orou ante o túmulo de Lazaro?

• Deus atendeu, ou não, a essas orações?

Se vocês forem honestos consigo mesmos saberão que naquela época se orava com a cara no pó, isto é, como os mulçumanos o fazem ainda hoje. Essa é, me parece, a maneira correta da oração. Que tal?

Esse garoto, o Henderson está precisando de um médico com urgência. Ele é louco, mas não é por Jesus. Seu zelo é doentio. Ele critica tudo e todos. Ele é muito "sábio" aos seus próprios olhos. Coitado! Vamos orar por ele. Será que ele aceita oração? Ele não aceita conselho de ninguém, parece que quer ser um "ser superior", que não ouve nem respeita os mais experientes. Desce daí, garoto, Jesus está embaixo da figueira.

Chalegre Filho


Resposta de Henderson Velten

Chalegre,

Abrigar-se debaixo da figueira, onde Jesus está, é um ótimo conselho! Mas creio que você deveria fazer o mesmo em vez de ficar debaixo das asas do senhor Délio Parrini Iglésias, adventista do sétimo dia, membro da mesma igreja que eu (Ibes, Vila Velha, ES), o qual iniciou seu mandato de deputado estadual da pior forma possível, por aparecer associado à turma do ex-deputado José Carlos Gratz. Este se encontra atualmente preso sob acusação de diversos crimes, sendo uma das principais figuras do crime organizado no Estado do Espírito Santo.

Para quem não sabe, cerca de 20 deputados aceitaram que o senhor José Carlos Gratz lhes pagasse a estadia num dos hotéis mais caros do Espírito Santo (o Aroso). É claro que esse pagamento foi efetuado através de um terceiro, pois os homens do poder não são idiotas. E quem estava nesse grupo? Senhor Délio Parrini Iglésias, amigo do nosso Chalegre Filho. E mais: as reuniões políticas começaram numa Sexta-feira à noite (Sábado)!!! “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”.

Essa ligação enlameou o nome da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Estado. Programas de rádio e televisão chegaram a declarar que a IASD devia explicações à sociedade. Na igreja do Ibes houve forte revolta por parte dos membros, pois nem o Pastor distrital nem o Presidente da Associação tomaram qualquer medida em reação ao caso. Motivo não confessado: o jogo do poder.

Bem, Chalegre, quanto às passagens bíblicas que você apontou, vejo que você não leu realmente minha apostila, pois estão todas devidamente examinadas lá. Portanto, não me darei ao trabalho de repetir as explicações.

Querendo conversar sobre o assunto, veja se pode contra-argumentar cada linha de raciocínio que eu apresento na monografia. Do contrário, você receberá de mim a mesma coisa que Caifás, Herodes ou Pilatos receberam de Jesus: o mais absoluto silêncio.

A todos, que Deus os abençoe!

Henderson H. L. Velten.


Réplica do Irmão Chalegre

Essas discussões não nos levam para perto de Cristo e, sim, para bem longe dEle. Temos um mundo carente e necessitado de amor, do amor de Jesus, que quer ver um povo unido e marchando perfilado contra o adversário de nossas almas. Leiamos a oração de Jesus no evangelho de João, capítulo 17. Reflitamos bem sobre o que estamos fazendo, pois prestaremos contas a Deus, individualmente.

Lançar críticas destrutivas contra os irmãos é o mesmo que praticar assassinato, ou não? Se não, então eu não entendi a mensagem bíblica.

Quer queiramos ou não, com homens amantes de si mesmo, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, irreconciliáveis, inimigos do bem, amantes de posição e outras coisas mais que o só comentar é vergonhoso, a Obra de Deus vai prosseguir. Deus está no comando e o peneiramento acontece. Cuidemos para que não sejamos lançados fora, como palha que para nada serve, senão para ser queimada.

Desde que acessei este site não tenho parado de orar ao Senhor para que o príncipe das trevas não tenha êxito sobre nós, como teve no céu com a terça parte dos anjos.
Um amigo de trabalho me perguntou: "Chalegre, esse pessoal que se acusa mutuamente é de sua igreja?" Eu respondi que sim, mas que o Senhor está com tudo anotado diante Dele e haverá de dar a cada um segundo as suas obras.

Em nome de Jesus, chega com essa obra maligna e funesta! É hora de dar um basta a essa vergonha. Brios feridos, falta de amor, acusações levianas, etc. É horrível! Em nome de quem tudo isso? Deus não precisa de defensores, Ele próprio sabe se defender, e muito bem. Irmãos, vamos nos dar as mãos e caminhar para o alvo certo. Há um céu a ganhar e um "inferno a evitar". Pensemos em nossos filhos...

A graça de Jesus.

Chalegre Filho


Resposta de Henderson Velten

 

 

 

 

[O senhor Chalegre não pôde responder a nenhuma de minhas colocações, prova eloqüente de que todas elas são verdadeiras. Eis a merecida resposta que lhe dou: o mais absoluto silêncio!]

Henderson H. L. Velten.


Tréplica do Irmão Chalegre

Prezado jovem Henderson,

Dirijo-me a você ou a qualquer outra pessoa com mente clara e tranqüila, pois não gosto de debates ou coisas semelhantes. Isso não é bom, parece guerra, um querer ser superior ao outro. Isso não é do meu feitio! Mas, em analisando as suas palavras, sinto que você quer um "debatezinho" para tentar mostrar seus argumentos, mas entrar nessa, como dizem meus filhos adolescentes, é uma "furada", algo irracional.

Entrar numa arena para nos degladear? Para quê? Talvez mostrar para os milhares de irmãos internautas quem está com a razão!

O que você respondeu no primeiro e-mail foi muito feio. Repense suas palavras e não agrida pessoas, que não estão mexendo com você. Nunca acuse uma pessoa sem provas. Aliás, nunca acuse ninguém, pois o acusador dos irmãos é Satanás.

Nunca em minha vida cristã eu fui contra a oração de joelhos, mas querer impor isso, fazer disso uma doutrina de salvação, não tem cabimento nem lógica.

Sou defensor do vegetarianismo, da modestia cristã, enfim, das doutrinas da Igreja adventista do Sétimo Dia. Agora, impor aos outros, isso não!

Lembre-se que um dia você poderá casar-se e sua mulher poderá ter filhos, o que é natural. Que idéia de Cristo você passará para seus filhos?  Irá ensiná-los  a respeitar os mais velhos, às autoridades, os líderes de sua igreja? Não passe ira ou revolta para sua semente.

Quando eu o chamo de garoto, faço-o  com respeito, pois você é um menino e tem muito que aprender da vida e das experiências cristãs!

A coisa mais salutar que o bom Deus nos legou foi o livre arbítrio - a gente fala o que quer, faz o que quer, e tudo bem. Tudo bem? Bom, vamos prestar contas a Deus, claro.

Quem nos julgará? Quem é o nosso juiz?

Há um mundo carente precisando de Jesus. Há pessoas sofrendo querendo ver Jesus em nós. Que testemunho estamos dando ao mundo? Quantas pessoas você levou ao encontro de Jesus? Quantas portas para a salvação você abriu, quantas fechou?

Peço-lhe rever seus conceitos quanto aos seus irmãos na fé, sejam ministros ou leigos.

Com que intuito estudamos a Bíblia e os livros da serva do Senhor? Isso nos une ou nos afasta?

Todos os dias entro no meu quarto e falo com meu melhor amigo, Jesus Cristo. Dobro os meus joelhos e conto-lhe como foi o meu dia. Falo das minhas tristezas, das minhas alegrias, vitórias e derrotas... Saio pelas ruas cantando louvores e falando com meu salvador. Como ele me entende! Vou à igreja, ergo a ele meu louvor... Ah, sinto Sua presença. Não levo régua, nem chicote, nem lente de aumento. Vou em busca de Jesus, de sua graça salvadora. Lá não vejo defeitos em meus irmãos, somos iguais. Lá não há lugar para críticas, linguagem pesada e agressiva, não.

Como é bom viverem unidos os irmãos!

O que você sente quando vai à igreja?

Reflita, pense, analise com espírito cristão.

Cordialmente, Chalegre Filho.


Irmãos,

No e-mail acima, vocês estão vendo o Chalegre Filho depois que eu expus um pouco do que se deu com o amigo dele, o deputado Délio Parrini Iglésias.

Agora, vejam o Chalegre Filho de antes:

...Esse garoto, o Henderson está precisando de um médico com urgência. Ele é louco, mas não é por Jesus. Seu zelo é doentio. Ele critica tudo e todos. Ele é muito "sábio" aos seus próprios olhos. Coitado! Vamos orar por ele. Será que ele aceita oração? Ele não aceita conselho de ninguém, parece que quer ser um "ser superior", que não ouve nem respeita os mais experientes. Desce daí, garoto, Jesus está embaixo da figueira. [Confira.]

Que cada um julgue por si mesmo.

Fiquem na paz!

Henderson H. L. Velten.


Resposta ao Irmão Jackson

(Carta publicada faz alguns dias)

Prezado Jackson,

Assim como o Chalegre, vejo que você também não leu com atenção minha monografia! Por que vocês fazem isso?! Por que vocês se dispõem a contestar um trabalho sem dele tomar pleno conhecimento?

Vários itens que você menciona em seu e-mail são discutidos minuciosamente em minha apostila. Por isso, eu deveria me limitar a remetê-lo para ela. Contudo, por amor de sua alma e para o benefício dos demais leitores, traçarei alguns comentários a mais.

“Se fossemos seguir costumes adotados por alguns povos todas as vezes que adorássemos ao Senhor em oração deveríamos, no caso das mulheres, utilizarem o véu...” (sic.)

Isso mesmo! Que se utilize o véu, então! Veja que seu raciocínio está baseado na prática moderna e não nas Escrituras: não oramos ajoelhados porque nossas mulheres também não usam o véu. Seria o mesmo que dizer: não guardamos o Sábado porque também não damos o dízimo. Ora, quem não entrega o dízimo não deveria, por causa disso, deixar de guardar o Sábado e, sim, devolver o dízimo. Da mesma sorte, quem não usa o véu não deveria, por causa disso, orar em pé, mas, sim, usar o véu.

Quanto a tirar as sandálias, não encontro mandamento positivo nesse sentido para os cultos religiosos comuns. As referências bíblicas apontam para manifestações sobrenaturais de Deus. Pois bem, se alguém for agraciado com uma aparição dessa natureza não deve se esquecer de tirar as sandálias, pois é ordem de Deus.

“Devemos respeitar a atitude religiosa de cada um para com Deus e não devemos impor as nossas garantindo assim o livre arbítrio.” (sic.)

Concordo plenamente que devamos respeitar os princípios religiosos de nossos irmãos. Por exemplo: se alguém guarda o Domingo, não devemos forçá-lo a santificar o Sábado; mas isso não nos impede de dizer que a guarda do Domingo tem origem pagã, que é contrária à vontade divina etc. Assim também com a postura correta na oração.

Por fim, você cita algumas passagens bíblicas para comprovar que a oração em outras posições também é admitida por Deus. Vejamos:

Gênesis 18:22 e 23. Não se trata de uma oração, já que Deus estava ali em pessoa transfigurado como um viajante.

2 Samuel 13:34. Não menciona qualquer oração.

1 Crônicas 23:30. Não diz nada sobre o assunto.

Sinceramente, nem sei por que você indicou essas passagens. Elas não focalizam o tema que estamos discutindo.

Já os casos de Salomão e de Jeosafá estão devidamente explicados na apostila.

Eu o aconselho a copiar minha apostila e examinar todos os textos que nela são apresentados bem como o raciocínio que é ali desenvolvido. Depois que tiver adotado esse procedimento, veja se consegue contra-argumentar minhas colocações e então voltaremos a conversar sobre o assunto.

Fique na paz e que o Santo Espírito ilumine sua mente.

Henderson H. L. Velten


Réplica do Irmão Jackson

Henderson,

Sobre a contestação que você fez de minhas observações contra a postura de somente orar de joelhos é importante que você saiba que minha intenção foi apenas manifestar meu parecer e minha crença sobre o assunto e não foi meu objetivo contestar o que diz sua monografia, pois, não fiz nenhuma referência a ela durante minha exposição de motivos e mesmo assim você já me julgou e condenou. Para mim a sua monografia é a fundamentação de sua crença que eu respeito, assim como desejaria que você respeitasse a minha forma de crer. Quanto à postura que você tem de ajoelhar sempre que se ora a Deus, quando vai a um templo da IASD, tenho para mim que você deveria respeitar a ordem que vigora até o momento, fundamentada na Bíblia conforme crê a IASD e votada em Assembléia Geral, caso contrário se muitos seguirem seu exemplo brevemente teremos uma desorganização completa dentro da Igreja, pois basta alguém achar que o correto é orar ajoelhado, curvado e com os braços estendidos para frente fundamentado biblicamente segundo sua própria linha de raciocínio e outro ajoelhado com os braços para cima e os olhos abertos e teremos uma diversidade tamanha de formas de orar e ritual dentro da Igreja e ao mesmo tempo, que demonstrará uma grande confusão. Se você não concorda com a postura que a IASD está adotando para orar durante o ritual religioso, você deve fazer as suas observações, conquistar adeptos, seguir os trâmites legais da instituição como acredito que já fez e se não conseguir sensibilizar a IASD de maneira que sua opinião seja votada em Assembléia Geral então se submeta à ordem estabelecida ou se retire para não causar confusão e escândalo a fé dos demais, veja Rom 14:2-4 – “Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas estará firme, porque poderoso é o Senhor para o firmar”. Sabe porque nós ASD não vamos a outras Igrejas? Porque não concordamos com suas práticas religiosas e somos educados de maneira a respeitar o direito deles cultuarem Deus a sua maneira e em paz. Se você não fizer o mesmo não somos irmãos porque o meu Jesus é diferente do seu Jesus e por isto não podemos congregar juntos, não cremos da mesma forma, nosso convívio no mesmo lugar e na mesma ocasião somente geraria confusão, discussão sem sentido e isto não traz crescimento espiritual nem para mim nem para você. O culto a Deus deve ter ordem. Observe o que diz I Cor 14: 40 – “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”.Arruma um grupo de pessoas que aceitam suas idéias e seja feliz não tenha como razão e alegria da sua existência o fazer críticas a IASD e tentar forçar os outros a aceitarem seu parecer. Faça de Jesus a razão da sua existência e do seu falar. Se você fosse pai e tivesse uma filha ou um filho e eles estivessem em pecado aberto você jamais iria expor o pecado deles através da NET a fim de convencê-los de que estavam errados seria um despautério, faça o mesmo com seus parentes em Cristo se você os considera ainda irmãos advirta-os em particular. Ame ao próximo não invista em desmoralizá-lo, julgá-lo e condená-lo publicamente para que você seja louvado e exaltado.

É meu conselho,

Jackson Diogo Damásio Outeiro
Membro da Igreja Adventista do Bairro Monte Castelo
Campo Grande, MS


Nova Resposta do Irmão Henderson

Prezado Jackson,

1. Ao confessar que não analisou minha apostila antes de escrever sobre o assunto, você revela não ter adotado uma postura bereana, segundo a qual devemos examinar tudo o que está à nossa disposição com muito cuidado antes de nos manifestarmos (Atos 17:11; e 1 Tessalonicenses 5:21). Espero que agora você reconheça isso e mude de atitude!

2. Minha apostila não revela apenas a minha opinião, mas a VERDADE. Tanto quanto eu tenha percebido, ninguém que se aventurou a escrever sobre o tema depois da divulgação da minha monografia ousou (ou foi capaz) de rebater À ALTURA os argumentos apresentados nela. Isso me leva à conclusão de que tais argumentos são mesmo irrefutáveis!

3. Digamos que eu aceite como válido seu conselho quanto à minha situação na IASD. Peço-lhe então que me mostre um documento de uma ASSEMBLÉIA da CONFERÊNCIA GERAL, regularmente votado, declarando que a postura ajoelhada NÃO é ÚNICA forma aceitável de oração a Deus. Indique-me um documento oficial dessa mesma instância máxima definindo a liturgia da IASD, em que algumas orações devam ser feitas em pé.

Estendo esse VERDADEIRO DESAFIO a todos os demais leitores! Mas já os aviso de que não encontrarão nada nesse sentido. E lembrem-se de que estou pedindo um documento da Assembléia Geral, não da Comissão Diretiva da AG, ou de qualquer Divisão, União ou Associação, eis que segundo o Manual da Igreja apenas uma Assembléia da AG, devidamente convocada, com representantes de todas as partes do Campo Mundial pode definir qual seja o pensamento dos ASD sobre determinada questão doutrinária. Ver páginas 1, 2, 9, 27 e 28. A Comissão Diretiva da AG não possui esse poder – ela tão somente dá direcionamentos a partir daquilo que já foi aprovado anteriormente numa Assembléia.

4. Já o meu entendimento quanto à oração de joelhos, que é compartilhado também por muitos outros irmãos, possui sim respaldo da Assembléia da AG, mesmo que indiretamente. Senão, observe: [1] a Crença Fundamental n.º 17 diz que o dom de profecia foi manifestado na pessoa e obra de Ellen G. White e que “seus escritos são uma contínua e AUTORIZADA fonte de verdade que proporciona conforto, orientação, instrução e CORREÇÃO à Igreja” e [2] Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 312, da pena dessa autora, declara que “tanto no culto público como no particular é nosso DEVER prostrar-nos de joelhos diante de Deus QUANDO Lhe dirigimos nossas petições”. Ellen G. White disse ainda que essa é SEMPRE a posição apropriada (p. 311). Portanto, meu entendimento tem o respaldo da AG.

5. Por fim, gostaria de pedir que você mesmo seguisse à risca seu próprio conselho. NUNCA mais chame a Igreja Católica de Babilônia; NUNCA mais denomine as Igrejas Protestantes de filhas de Babilônia; NUNCA fale desfavoravelmente do Espiritismo; JAMAIS faça o mesmo que Ellen G. White, que tão implacavelmente denunciou o Papado; DE FORMA ALGUMA siga o exemplo de Jesus, com aqueles “doces elogios” de raça de víboras, sepulcros caiados, hipócritas etc.. Simplesmente faça o que você achar por bem sem criticar as atitudes dos outros. Não siga o exemplo dos santos homens de outrora. O zelo deles os cegou! Viva na paz... e contribua para o ecumenismo!

“Curam superficialmente a ferida do Meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz.” Jeremias 6:14.

Henderson H. L. Velten

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com