No Manual da IASD (ano 2010), edição brasileira, em seu capitulo 14, pág. 164, que trata das Crenças Fundamentais da IASD, encontramos o seguinte texto que faz referência ao “Deus Filho”:
Clique na imagem acima para ampliá-la. Ou clique neste link para fazer o download do Manual da Igreja.
Do texto apresentado acima, gostaria de chamar a atenção para a seguinte expressão:
“Deus, o filho Eterno, ENCARNOU-SE em Jesus Cristo.”
Se analisarmos com atenção a expressão acima, podemos constatar a existência de duas pessoas distintas, ou seja:
1 – Deus – o Filho Eterno
2 – Jesus Cristo, o homem.
Segundo o texto apresentado, a primeira pessoa, Deus, o Filho Eterno, encarnou-se na segunda pessoa, Jesus Cristo, o homem.
Vejamos o que diz a Bíblia a respeito da concepção e nascimento de Cristo:
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” (João 1:14).
De acordo com o texto acima, Jesus Cristo se fez carne e habitou entre nós, ou seja, ele próprio, o Filho de Deus, assumiu a natureza humana, tornando-se carne.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses 2:5-8).
Fizemos uma busca no Dicionário Aurélio para saber exatamente qual o significado de “fazer-se carne” e “encarnar em”.
Vejamos:
Segundo o Dicionário Aurélio, “fazer-se carne” é o mesmo que: “transformar-se em carne, converter-se em carne, tornar-se carne, vir a ser carne.”
Já, “Encarnar em”, é o mesmo que: “introduzir-se em, entrar em, penetrar em ou fixar-se em“.
Diante do que encontramos no dicionário, quando João afirma que Cristo se fez carne, ele está dizendo que Cristo transformou-se em carne, converteu-se em carne, tornou-se carne, veio a ser carne, ou seja, tornou-se homem.
Já o Manual da Igreja, ao afirmar que “Deus, o Filho Eterno, encarnou-se em Jesus Cristo”, ele está dizendo que uma pessoa, (Deus, o Filho Eterno), introduziu-se, entrou, penetrou, fixou-se, em ma segunda pessoa, Jesus Cristo, o homem.
A encarnação, da forma como está apresentada no Manual da IASD, é ensinamento espírita, totalmente contrário ao ensinamento bíblico.
Veja a semelhança de tal crença com o que escreveu Allan Kardec, o líder espírita:
“A reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo”. (Allan Kardec).
Diante do que apresentamos acima, em quem devemos nós acreditar? Na Bíblia, onde afirma que Jesus Cristo se fez carne (Ele próprio) e habitou entre nós, ou no Manual da IASD, onde afirma que Deus, o Filho Eterno, encarnou-se em Jesus Cristo (uma segunda pessoa)?
Adilson de Souza
Florianópolis, SC
Veja também como aconteceu a mudança adventista da fé no Deus verdadeiro para a crença espúria da Trindade:
https://www.youtube.com/watch?v=bFx9CrrA97s
Eu adoro ler e não sei quem tirou a ideia de que a adventista tem princípios espírita por uma palavra mal interpretada “encarnação” os espíritas acreditam em “””reencarnação” ao dizer que Jesus Cristo encarnoou é o mesmo de dizer que o verbo se fez carne
estranho você Hermano de Cristo este teu site ou blog ou sei lá o que for demonstra a tua hipocrisia porque você deixa todo mundo escrever contra a IASD que pelo que eu sei você ainda não abandonou mas fica como uma parasita. Não sai e fica atrapalhando os fieis plantando minhoca na mente das pessoas
Olha eu já ti chamei a tua atenção e pena sou um jovem de 18 anos e creio que você tem mais. Mas acontece que tu comportas como uma criança
Se for capaz deixa esse meu comentário “ir pro ar” no teu “blogginho”
E tem mais amigo saiba porque o que você está botando no teu blog, primeiro é fofoca (é amigo , isto mesmo, você só fica falando mal do Leandro Quadros e Rodrigo Silva, parece que você tem problema com cônjuge deles ),
heresias (a tua atitude apesar de mostrar por um lado que você é um cuidadoso pesquisador , por outro lado mostra que você examina quase tudo e tira conclusões precipitadas sem antes exercer o raciocínio – ele é uma virtude não se esqueças disto), “bota palavra nas bocas dos adventistas” os IASD falam uma coisa você o interpreta como bem entende, e também você comporta como os ditadores de Idade (ex: Hitler). Eu não sei se você ouviu falar de “A CAUSA 3” – criavam um problema, propagavam o problema e por ultimo apresentavam a “cura”
desculpe sinceramente pela franqueza mas você é um instrumento nas mãos do Diabo
Se você ficou chocado deixe então o meu comentário pra todo mundo ver e depois crie mais um “Título” dizendo assim :
Irmão adventista denuncia o Hermano de Cristo o Editor chamando-o de instrumento de diabo. Pode-se dar razão a um irmão que escreve essas palavras??
Ah desculpe é que eu não sou criativo em fazer “Títulos” ta bom, para ficar remoendo mais raiva contra uma Igreja que eu mesmo acredito ser a Verdadeira
Então amigo aproveita e inove no título do assunto e crie um corpo textual e bota no Blog.
Hilário e sensacionalismo sem fundamento, logo que não procurou-se antes nem um dicionario para entender o significado da palavra.
é hilaria a ignorancia. talvez nem liberem meu comentario pelo q vou dizer, mas nao soh Cristo como todos nós encarnamos. Encarnar é vir na formar de carne, nascer num corpo de carne. isso acontece todo dia. O que é Espírita eh reencarnar após a morte. Joao disse isso em Joao 1:14. Joao era Espírita também?
Encarnar-se é existir fora da carne e entrar num corpo para nele viver dali para a frente. Nós não existimos antes da concepção. Surgimos ou simplesmente passamos a existir no ventre de nossa mãe. No caso de Jesus, tornar-se humano é outra coisa. Significou deixar de existir em forma divina e tornar-se um bebê, que posteriormente cresceu em estatura e graça.
É preciso ser muito cara de pau para ignorar tudo o mais que a Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina para interpretar da maneira mais absurda e tendenciosa possível um único texto.
Quer dizer, a pessoa afirma: a igreja adventista tem crença baseada no Espiritismo, por causa da forma como foi traduzida uma frase para a Língua Portuguesa. Não importa tudo o mais que a IASD ensina, inclusive a respeito do estado do mortos e toda a propagada contrariedade ao Espiritismo.
Veja o vídeo postado logo abaixo da denúncia:
https://www.youtube.com/watch?v=bFx9CrrA97s
Embora a IASD não ensine ideias espíritas, há sim um perigoso aceno ao espiritismo a partir do momento que passou a pregar que, na crucificação, o que morreu foi o lado humano de Cristo, sendo que o lado divino permaneceu vivo.
Seria o lado divino de Cristo algum outro ser ou entidade para “ficar vivo” por aí?
Talvez esta tradução seja para reforçar esta nova interpretação.