Não é só o cérebro: O que você come pode influenciar sua personalidade

Estudo sugere que seu microbioma intestinal molda sua personalidade

Seguir uma dieta nutritiva é importante para o seu bem-estar geral. E de acordo com um estudo publicado na revista Nature , o que você come pode até influenciar sua personalidade .

Os resultados do estudo conduzido por pesquisadores da  Texas A&M University  mostraram que sua dieta pode estar ligada a diferentes traços de personalidade.

Saúde intestinal e traços de personalidade

Os resultados do estudo mostraram que diferentes tipos de bactérias e metabolomas distintos em seu intestino estão ligados a diferentes traços de personalidade.

Em um comunicado, o co-pesquisador Matthew Lee Smith explicou que o estudo confirma muitos dos conceitos de saúde pública associados à nutrição e à saúde. Ele acrescentou que seu microbioma intestinal também pode influenciar sua personalidade . E embora os resultados do estudo sejam mais sugestivos do que definitivos, eles podem ajudar os especialistas a entender “o que a saúde intestinal pode fazer e como isso faz as pessoas se sentirem”.

Para o estudo, os pesquisadores examinaram todas e quaisquer interações identificadas entre o microbioma intestinal humano, energia mental (ME), fadiga mental (MF), energia física (PE) e fadiga física (PF). Eles descobriram que bactérias e metabolomas específicos ligados ao metabolismo também estão ligados à energia mental ou física.

Além disso, os dados ligaram bactérias ligadas à inflamação com fadiga mental ou física.

Ali Boolani, o principal autor do estudo, disse que o que você come determina as bactérias e o microbioma em seu intestino. O estudo aponta para uma ligação exploratória entre seu microbioma e seu humor. (Relacionado:  micróbios intestinais “bons” prosperam em certos ingredientes da fibra alimentar, revela estudo .)

Relação entre fadiga e energia

É normal sentir-se cansado, mas é um problema crônico para alguns indivíduos. A fadiga também pode afetar sua vida pessoal e profissional.

Na maioria dos casos, a fadiga também pode ser um sintoma de uma doença ou distúrbio comum em adultos de meia-idade e idosos.

Mas, de acordo com os autores do estudo, a fadiga geralmente é um conceito pouco compreendido. Para ilustrar, se você está se sentindo cansado, pode pensar que é por falta de energia.

No entanto, estudos recentes sugerem que a fadiga e a energia nem sempre têm uma ligação direta entre si. Isso significa que fadiga e energia são estados de espírito distintos, não opostos um do outro.

Bactérias intestinais e traços de personalidade

A alimentação e a dieta também são fatores que afetam a sensação de fadiga, e seguir uma dieta nutritiva é fundamental para garantir que você se sinta energizado de forma consistente. Isso também significa que ter maus hábitos alimentares pode causar cansaço.

Diante disso, os pesquisadores acham que a alimentação não é o único fator que afeta os traços de personalidade.

Eles também examinaram o microbioma intestinal revisando dados revisados ​​​​coletados por meio de uma breve pesquisa usada pela primeira vez para identificar possíveis ligações entre microbiota intestinal e energia mental, energia física e fadiga.

Os resultados mostraram que os quatro traços, ou seja, energia mental, fadiga mental, energia física e fadiga física, tinham perfis de bactérias intestinais únicos, mas sobrepostos. Isso inspirou os pesquisadores a realizar mais estudos para aprender mais sobre o papel da microbiota intestinal nas sensações de energia e fadiga .

Smith explicou que tanto a energia quanto a fadiga podem ser influenciadas por vários fatores, como dieta, atividade física, hábitos de sono , condições crônicas ou medicamentos tomados para essas condições. Descobrir como a nutrição e a desnutrição estão ligadas à fadiga e à energia é importante porque “quedas, fadiga crônica e baixa energia podem diminuir a saúde e a qualidade de vida de idosos que vivem com condições crônicas”.

Ele concluiu que um estudo mais aprofundado pode ajudar os pesquisadores a entender essas relações e como a dieta pode influenciar esses fatores.

Como melhorar seus hábitos alimentares e saúde geral

Seguir uma dieta equilibrada é importante para o seu bem-estar.

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar a melhorar seus hábitos alimentares :

Concentre-se em como você se sente, não em sua aparência. Comer refeições mais saudáveis ​​pode ajudar a aumentar sua energia e concentração.

Evite dietas da moda. Em vez disso, concentre-se em comer refeições nutritivas e evite comer junk food quando desejar um lanche.

Comece com pequenas mudanças. Primeiro, concentre-se em metas alcançáveis ​​para uma alimentação mais saudável. Em seguida, melhore seus hábitos alimentares um passo de cada vez. Coma uma maçã ou uma banana se desejar algo doce.

Experimente o planejamento das refeições. Planejar suas refeições e lanches pode ajudar a evitar lanches não saudáveis. Além disso, pode reduzir o tempo de preparação quando você está com fome e não sabe o que cozinhar para o almoço.

Coma mais frutas e vegetais. Considere experimentar algumas alternativas de carne à base de plantas ou coma uma salada no almoço. Você também pode adicionar mais frutas e legumes à sua comida favorita.

Fonte: https://www.naturalnews.com/2022-04-08-study-suggests-gut-microbiome-shapes-your-personality.html

Deixe um comentário