Adventistas em perigo: Cinco passos rumo à apostasia individual plena

https://www.youtube.com/watch?v=Dfx1YPDZITo

  1. Você comeria comida mastigada por outra pessoa? Então pare de se alimentar da Palavra de Deus através de sermões, artigos, livros ou vídeos de terceiros, ainda que seja Ellen White ou algum pastor famosinho ou mesmo um teólogo famosão da Internet. A Verdade não se resume às 28 doutrinas fundamentais da IASD. Deus quer que você continue lendo a Bíblia por conta própria depois do batismo para, quem sabe, revelar novas verdades a você, ou corrigir compreensões equivocadas de terceiros.
  2. Deus quer ter conversas sérias e particulares, de Pai e filho, com você. Ele não se contenta com orações repetitivas e meramente formais, em que você não derrama o coração perante Ele, descrevendo suas lutas e dificuldades para que possa lhe ajudar. Orações feitas em público nada significam para Deus.

    “E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

    “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.” — Mateus 6:5-8.

  3. Igreja não é circo e culto não é programa de auditório, nem terapia em grupo. O templo é sala de aula em que devemos estudar juntos a Bíblia. O crente padrão é um mero “papa-sermão” enquanto os cristãos verdadeiros estudam a Bíblia juntos. As ideias do pregador não podem ser recebidas como Verdade sem passar pelo filtro da Palavra de Deus. Citar a Bíblia até o Capeta cita! Você não é obrigado a concordar com tudo o que dizem os autores da Lição da Escola Sabatina, quando a Bíblia disser diferente. Isso vale também para sermões em que os pastores tentam impor seus próprios pontos de vista ou reforçar recados da instituição, sem permitir questionamentos.
  4. Compare o tempo que você gasta com a Bíblia diretamente e a oração particular com Deus com o período que os conteúdos das redes sociais consomem da sua vida. O diabo não precisou perder tempo e chegar ao extrema de proibir a leitura da Bíblia ou destruí-la em novas fogueiras inquisitórias. Bastou que inventasse outras fontes de conteúdo para ocupar o lugar da Palavra de Deus. Rádio, televisão, internet, celular… Marque no relógio quanto tempo você gasta nesses veículos, ainda que o conteúdo pareça positivo e necessário, e verifique quanto tem sobrado para a Bíblia.

    “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” — Mateus 6:33

  5. Lembre-se que a salvação é individual e você não poderá culpar ninguém por se perder. É você quem se afasta da Bíblia, ou de Deus em oração, das reuniões de estudo, trocando o conteúdo e a conexão sagrados por outras situações. Não responsabilize terceiros pelo seu desinteresse pelas coisas divinas. Não culpe nem a liderança da igreja e muito menos ao Diabo. É você que escolhe suas prioridades.
  6. CONCLUSÃO. Não bloqueie os possíveis contatos para que Deus lhe alcance e insista sempre uma vez mais com você para que se arrependa e faça diferente. Mesmo que tenha aparentemente perdido todo o interesse pela Bíblia, oração, reflexão e conexão com o Céu, ainda há tempo para se ajoelhar, chorar perante Deus, e voltar a receber dEle Espírito Santo perdoador e transformador.

Deixe um comentário