Defesa de crença adventista na Trindade libera o “poliamor” de “trisais”, casais com três integrantes

O portal pernambucano JC NE10 do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação publicou em maio do ano passado (23/05/2022) esta reportagem sobre o “poliamor” que resulta na formação de “casais” com três ou mais integrantes:

RELACIONAMENTO: O que é um TRISAL? Entenda como funciona o POLIAMOR na prática

Você concorda com o famoso ditado ‘um é pouco, dois é bom e três é demais’ em relacionamentos? Se sim, você é adepto da monogamia, mas tem muita gente por aí que vivem relacionamentos com outras configurações, como o trisal.

Chamado por muitos como um “triângulo amoroso do bem”, no trisal não há traição entre eles os envolvidos, que têm direitos iguais dentro da relação. Claro, isso se for uma relação “fechada”.

O que é um trisal?

O trisal é uma forma de relacionamento baseado no poliamor, que é a prática de ter mais de um relacionamento – sexual ou romântico – simultaneamente, com conhecimento e consentimento de todos.

No caso do trisal, são três pessoas que se envolvem romanticamente e/ou sexualmente. Em um trisal podem existir diferentes configurações, como o relacionamento entre os três envolvidos ou apenas duas das pessoas se relacionarem.

Quem dita as regras de como se dá a relação do trisal são os envolvidos, mas uma delas é inegociável: todos precisam estar cientes e de acordo com as regras do relacionamento.

Dessa forma, é preciso que todos saibam da situação que vivem, para não ser considerado uma traição da parte que está se relacionando com outra pessoa.

O empresário Diogo Simon, a advogada Graziela Lustosa e a influenciadora digital Natália Silva são um trisal de Palmas, Tocantins, que nas redes sociais compartilha a rotina do relacionamento.

“Três pessoas que resolveram viver um amor livre”, descrevem na bio do perfil no Instagram. …

Fonte: https://jc.ne10.uol.com.br/social1/mulher/2022/05/15013386-relacionamento-o-que-e-um-trisal-entenda-como-funciona-o-poliamor-na-pratica.html

Já o artigo abaixo, publicado na Revista Adventista aplica o termo hebraico “echad” da afirmação de Moisés sobre o primeiro casal formar “uma só carne” à doutrina da Trindade, o que implica na possibilidade de “casais” com três ou mais integrantes, De onde se poda concluir que se cremos numa Trindade com base nessa interpretação trinitariana da expressão “uma só casrne”, o poliamor está liberado no adventismo!

O único Deus

2 minutos de leitura

O que significa a declaração de fé mais importante do judaísmo?

Ángel Manuel Rodríguez

Crédito da imagem: Adobe Stock

Um leitor perguntou: o que quer dizer a frase “o Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor” (Dt 6:4)? Aqui está a texto completo: “Escute, Israel, o Senhor [Yahweh], nosso Deus, é o único Senhor [Yahweh]” (Dt 6:4). Este verso, chamado Shemá, é de importância fundamental no judaísmo. Shema é a palavra hebraica traduzida como “ouça” ou “escute”. É um apelo a Israel para ouvir/obedecer ao Senhor. O significado do resto do versículo é uma questão de debate.

INTERPRETAÇÕES POSSÍVEIS

A declaração “o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor” é difícil de interpretar por várias razões: não temos outra frase bíblica nominal como essa, o numeral (’echad) comumente não é usado com um nome pessoal e a declaração completa necessita de um verbo. Nas cláusulas nominais, é mais comum o uso do verbo “ser”. Com base no consenso acadêmico, a tradução mais provável seria: “Yahweh [é] nosso Deus; Javé, nosso Deus, Yahweh [é] um”. O que isso significa?

Alguns argumentariam que temos aqui uma declaração a respeito do monoteísmo, ou seja, existe apenas um Deus, Yahweh. Outros encontram aqui a adoração exclusiva a Yahweh (“Yahweh é nosso Deus, Yahweh somente é nosso Deus” ou “o único Yahweh”). Alguns desses intérpretes, mantendo a tradução “Yahweh é um só”, entendem que Yahweh não é um Deus regional (por exemplo, o Deus de Samaria; o Deus de Jerusalém) adorado de maneiras diferentes, pois Ele é um e o mesmo em todos os lugares.

EM BUSCA DE SOLUÇÃO

Devido às dificuldades associadas a esse texto, os acadêmicos sugerem possíveis leituras. Se a tradução mais natural for “O Senhor [Yahweh], nosso Deus, é o único Senhor [Yahweh]”, fica claro que estamos lidando com duas declarações ou predicados de Deus: Ele “é nosso Deus” e “é único”. Talvez esse sentido leve ao que o texto dirá a seguir: “Portanto, ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração” (v. 5). O segundo sentido seria sobre a unidade e singularidade de Yahweh. A raiz verbal ’achad, relacionada ao numeral “um” (’echad), significa “estar unido”. Talvez a ênfase esteja na unicidade e singularidade de Deus, no sentido de que não há ninguém igual a Ele, que é o único de Sua espécie.

Isso é basicamente o monoteísmo bíblico (Dt 4:35) e é confirmado por Zacarias 14:9, que, ecoando a Shemá, prevê um futuro em que qualquer um que concorra com Deus pela supremacia será superado e então “um só será o Senhor [Yahweh], e um só será o Seu nome”. Ele será adorado como Aquele cuja natureza (Seu nome) é um (Êx 3:13-17). Não existe outro semelhante a Ele.

UNIDADE E PLURALIDADE

A alusão à Shemá no Novo Testamento indica o fato de que Deus é realmente um (Mc 12:19; 1Tm 2:5; Tg 2:19). Essa declaração é uma convicção bíblica não negociável que tem sido afirmada pelo cristianismo ao ensinar a pluralidade da Trindade. Isso só é possível porque o numeral “um” pode ser usado para designar uma unidade singular que inclui em si mesma a pluralidade.

A melhor e mais conhecida passagem sobre isso é Gênesis 2:24: o homem “deixa pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma [’echad] só carne”, em que “uma carne” é constituída por duas pessoas. Talvez a alusão mais incrível à Shemá seja encontrada em 1 Coríntios 8:6, em que Paulo identifica “um Deus” com o Pai e “um Senhor” (do grego kyrios) com Jesus Cristo, especificando que Jesus pertence à compreensão bíblica da unidade do Deus uno.

ÁNGEL MANUEL RODRÍGUEZ, pastor, professor e teólogo aposentado, foi diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica

(Texto publicado na seção Boa Pergunta da Revista Adventista de dezembro/2022)

Última atualização em 10 de janeiro de 2023 por Márcio Tonetti.

Fonte: https://www.revistaadventista.com.br/da-redacao/boa-pergunta/o-unico-deus/

Deixe um comentário