INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: Cientista diz que humanos conquistarão imortalidade até 2030

Ray Kurzweil, ex-engenheiro do Google conhecido por acertar suas previsões sobre o futuro, afirmou que os seres humanos vão alcançar a imortalidade em oito anos. Em uma entrevista para um canal do YouTube, o especialista disse acreditar que a expansão de pesquisas em genética, nanotecnologia e robótica poderá ajudar as pessoas a enfrentarem doenças que surgem com a idade.

Ex-engenheiro do Google, Ray Kurzweil, diz que o rápido avanço na Inteligência Artificial permitirá que a nossa espécie viva para sempre

O ex-engenheiro do Google, Ray Kurzweil, afirmou que dentro de oito anos a humanidade deverá alcançar a imortalidade. Segundo o cientista, isso deve acontecer devido ao avanço da Inteligência Artificial (IA) e a chave para viver para sempre será criada por nanorrobôs que irão reverter o processo de envelhecimento.

Ainda segundo o engenheiro, a hora da virada será quando acontecer a “singularidade”. Esse é o termo usado para o momento no qual a Inteligência Artificial irá superar a capacidade humana de raciocínio, o que irá provocar uma rápida transformação na sociedade. Ele prevê que esse processo começará em 2029 e ser concluído em 2045.

Quanto à imortalidade, Kurzweil acredita que até o ano de 2030, seremos capazes de “aumentar a expectativa de vida” em “mais de um ano a cada ano”, o que acabará resultando na vida eterna. Ele disse que nanobots terão a capacidade de reparar células e tecidos danificados que se deterioram à medida que o corpo envelhece. Isso permitiria que os humanos se tornem imunes à passagem do tempo, superando a morte por causas naturais.

A fala do pesquisador foi recebida com entusiasmo e ceticismo, destaca o Daily Mail, já que é pouco provável que todas as doenças que causam mortes sejam erradicadas até 2031.

Kurzweil acredita que no futuro os computadores serão implantados em cérebros humanos e a modificação aprimorará os indivíduos. Além disso, ele afirma que a crença de que as máquinas vão dominar a humanidade está errada e diz que será criada uma síntese homem-máquina que ajudará a espécie a progredir em todas as áreas.

Segundo Kurzweil, robôs em tamanho microscópico serão capazes de reparar células e tecidos danificados que se deterioram à medida que o corpo envelhece, tornando os seres humanos imunes a doenças como o câncer, por exemplo. A fala do pesquisador foi recebida com entusiasmo e ceticismo, destaca o Daily Mail, já que é pouco provável que todas as doenças que causam mortes sejam erradicadas até 2031.

Kurzweil foi contratado pelo Google em 2012 para trabalhar em projetos envolvendo aprendizado de máquina, mas já fazia previsões sobre avanços tecnológicos há alguns anos. Cerca de 86% de todas as suas 147 previsões foram corretas.

Em 1990, por exemplo, ele previu que o melhor jogador de xadrez do mundo perderia para um computador em 2000, e isso aconteceu em 1997, quando o Deep Blue derrotou Gary Kasparov.

Kurzweil fez outra previsão surpreendente em 1999: ele disse que até 2023 um laptop de US$ 1.000 teria o poder de computação e a capacidade de armazenamento de um cérebro humano.

Habilidades humanas serão aprimoradas

Agora, o ex-engenheiro do Google acredita que a tecnologia está prestes a se tornar tão poderosa que ajudará os humanos a viver para sempre. Ele também disse que as máquinas já estão tornando os seres humanos mais inteligentes e conectá-las ao neocórtex cerebral ajudará as pessoas a pensar de maneira mais inteligente.

Ao contrário dos temores de alguns, ele acredita que a implantação de computadores em nossos cérebros vai melhorar a experiência e as habilidades humanas. “Vamos ser mais engraçados, vamos ser melhores na música. Nós vamos ser mais sexy”, disse ele.

Em vez de uma visão do futuro em que as máquinas dominarão a humanidade, Kurzweil acredita que criaremos uma síntese homem-máquina que nos tornará melhores. “Seremos capazes de atender às necessidades físicas de todos os humanos. Vamos expandir nossas mentes”, afirma.

Fonte: https://dol.com.br/noticias/mundo-noticias/805797/cientista-diz-que-humanos-conquistarao-imortalidade-ate-2030?d=1

Deixe um comentário