Ganoune Diop é Diretor de Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia em todo o mundo. Ele também é um membro atual do Comitê do Fórum Cristão Global de 2023. Como membro do comitê, Diop é responsável por planejar e organizar o trabalho do Global Christian Forum (GCF), uma organização ecumênica dedicada a promover a unidade, cooperação e diálogo entre as diferentes denominações cristãs. De fato, o GCF esclarece qual é o objetivo de sua organização:
“O Fórum Cristão Global tem como objetivo colocar em conversa uns com os outros cristãos e igrejas de tradições muito diferentes que tiveram muito pouco contato ou nunca conversaram uns com os outros . Trata-se de construir pontes onde não há, superar preconceitos , criar e alimentar novas relações .” [2]
A lista completa dos membros do comitê do Global Christian Forum é a seguinte:
• Comunhão Anglicana – Rev. Dr. Christopher Wells
• Associação de Evangélicos na África – Rev. Dr. Master Oboletswe Matlhaope
• Aliança Batista Mundial – Rev. Everton Jackson
• Igreja Católica – Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos – Rev. Dr. Andrzej Choromanski
• Igreja de Deus (Cleveland) – Revd Dr David Sang-Ehil Han
• Patriarcado Ecumênico – Vago
• América Latina Evangélica – Dr Ruth Padilla DeBorst
• Federação Luterana Mundial – Prof Dr Dirk Lange
• Megaigrejas – Revd Dr Hana Kim
• Conferência Mundial Menonita – Revd Dr Anne-Cathy Graber
• Moscou Patriarcado – P. Mikhail Goundiaev
• Organização das Igrejas Africanas Instituídas – Rev. Nicta Lubaale
• Comunhão Pentecostal Mundial – Rev. Dr. William Wilson
• Comunhão Pentecostal Mundial – Rev. Dr. David Wells
• Pentecostal – Dr. Cecil M. Robeck
• Exército de Salvação Internacional – Comissária Jane Paone
• Conferência Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Rev. Dr. Ganoune Diop
• Ortodoxa Síria Patriarcado de Antioquia – SE Arcebispo Mor Chrysostomos Michael Chamoun
• Sociedades Bíblicas Unidas – Dra. Rosalee Velloso Ewell
• Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas – Dr. Hanns Lessing
• Conselho Mundial de Igrejas – Prof. Dr. Dimitra Koukoura
• Conselho Mundial de Igrejas – Dr. Vasile Octavian Mihoc
• Aliança Evangélica Mundial – Prof. Dr. Yassir Eric
• Aliança Evangélica Mundial – Prof. Dr. Thomas Schirrmacher
• Conselho Metodista Mundial – Bispa Rosemarie Wenner
• Federação Cristã Mundial de Estudantes – Bispo Dr. Geevarghese Coorilos
• Visão Mundial Internacional – Dra. Natasha Klukach
• Associação Cristã Mundial de Moças – Vago [3]
Todas as igrejas cristãs estão representadas nesta organização: católicos romanos, ortodoxos, protestantes, evangélicos, pentecostais e adventistas do sétimo dia. O objetivo deste movimento é superar as divisões e trabalhar pela unidade visível e espiritual das “Igrejas”. O principal objetivo do Global Christian Forum é trazer entendimento e reconciliação entre as comunidades cristãs, independentemente de suas diferenças doutrinárias, litúrgicas ou organizacionais. Eles estão curando a divisão histórica, esquecendo o passado e se unindo em um terreno comum.
No entanto, o aspecto mais significativo do Global Christian Forum é o fato de ter a bênção do Papa Francisco. O movimento de unidade da igreja está atendendo ao chamado do Vaticano para se unir. As igrejas cristãs estão sendo rapidamente lançadas nos braços de Roma. Esse é, obviamente, o objetivo final.
“O professo mundo protestante formará uma confederação com o homem do pecado , e a igreja e o mundo estarão em corrupta harmonia” (Mensagens Escolhidas, Vol. 2, p. 367).
“Não podemos ver como a igreja romana pode se livrar da acusação de idolatria … E esta é a religião que os protestantes estão começando a ver com tanto favor e que eventualmente se unirá ao protestantismo ” (Last Day Events, 130) .
“Através dos dois grandes erros, a imortalidade da alma e a santidade do domingo, Satanás levará o povo a seus enganos. Enquanto o primeiro lança as bases do Espiritismo, o último cria um vínculo de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender suas mãos através do abismo para agarrar a mão do Espiritismo; eles se estenderão sobre o abismo para dar as mãos ao poder romano ” (O Grande Conflito, p. 588).
Não podemos deixar de recordar a descrição profética dos últimos dias em que Deus descreve, por um lado, um reavivamento da apostasia romana sob o símbolo da cura da ferida mortal (Ap 13:3, 4). Ao mesmo tempo, o protestantismo apóstata surge como uma organização eclesiástica paralela, formando uma “imagem à besta” (Apocalipse 13:14). As igrejas estão se movendo rapidamente para desempenhar seu papel fatal no desenvolvimento da rebelião final contra os “mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Apocalipse 14:12).
Por que qualquer líder adventista do sétimo dia uniria forças com aqueles que promovem o desenvolvimento do movimento ecumênico em preparação para a crise final? Esquecemos o que a inspiração diz que acontecerá quando as igrejas divididas se unirem como uma?
“ Quando as denominações religiosas se unirem ao papado para oprimir o povo de Deus , lugares onde há liberdade religiosa serão abertos por meio de colportagem evangelística. Se em algum lugar a perseguição se tornar severa, que os obreiros façam como Cristo ordenou. ‘Quando vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra’.” (Testemunhos, vol. 6, p. 478).
A besta e a imagem se unirão, buscando um terreno comum, a fim de perseguir o povo remanescente de Deus. Por que ajudaríamos neste trabalho? É lamentável que alguns líderes da igreja hoje estejam dispostos a apoiar qualquer iniciativa e trabalhar para promover a unidade cristã em aliança com o homem do pecado.
Louvado seja o Senhor, não precisamos olhar para o homem para entender nossa missão. Louvado seja o Senhor pelas Mensagens dos Três Anjos de Apocalipse 14 e do “outro anjo” de Apocalipse 18:1. Quão gratos somos porque, por meio dessas profecias, Deus nos revelou o futuro. É durante esse tempo, quando vemos as igrejas se unindo a Roma, que essas mensagens devem avançar com grande poder, acelerando a verdadeira missão de Deus na finalização da obra. As mensagens “Caiu Babilônia” e “Sai dela, povo Meu” devem soar em todas as nações, línguas aparentadas e povos.
“ Onde estão os Meus mensageiros? diz o Senhor. Por que não se vê entre o Meu povo um fardo maior pelas almas daqueles que não ouviram a mensagem de advertência ? Nossos obreiros devem demorar-se muito nas profecias e cenas apresentadas nos livros de Daniel e Apocalipse. Esses livros contêm especialmente a mensagem para o nosso tempo. No décimo quarto capítulo é dada a última mensagem de misericórdia ao mundo. Esta última mensagem de teste deve agora ser apresentada a todas as pessoas. No capítulo dezoito do Apocalipse é feito o chamado às igrejas para que saiam da Babilônia ” (Manuscrito 101, 1906).
Referências:
[1] https://globalchristianforum.org/current-global-christian-forum-committee/
[2] https://globalchristianforum.org/introduction/great-global-gatherings/
[3] https://globalchristianforum.org/current-global-christian-forum-committee/
O fim dos tempos está próximo vamos orar e pedir misericórdia Senhor volte logo Jesus