Há onze meses, em uma previsão óbvia, dissemos que a liderança apóstata da IASD logo iria ressuscitar Ellen G. White mediante o uso da inteligência artificial. E não deu outra! Já temos a sessão espírita virtual adventista para a consulta do Espírito de Profecia dos Mortos, como fez Saul tentando contato com o profeta Samuel, depois de morto.
“Então disse a mulher: Quem te farei subir? E ele disse: Traga-me [o profeta] Samuel”. 1 Samuel 28:11.
A inteligência artificial (IA) tem a capacidade de simular certos aspectos do comportamento humano, incluindo a imitação de pessoas, vivas ou mortas. [1] Com os avanços da tecnologia, a IA aprendeu a imitar a fala humana, o estilo de escrita e até mesmo a aparência visual de seres humanos reais. [2] [3] Chatbots, ou assistentes virtuais, simulam a comunicação humana e dão a impressão de que você está falando com uma pessoa real.
A IA pode gerar imagens ou vídeos sintéticos que se assemelham a indivíduos específicos. Embora esses novos avanços tenham suas limitações, existem técnicas como o aprendizado profundo que estão trabalhando na replicação da concisão humana. As simulações de IA podem ser visualmente realistas e parecer humanas, e aqueles que se envolvem nessa experiência às vezes podem ser tentados a acreditar que estão falando com alguém real.
Existe um site que já está desenvolvendo um modelo de IA de Ellen G. White. [4] Embora ainda haja melhorias significativas a serem feitas, o projeto começou e agora você pode conversar com a irmã White, que foi trazida “de volta à vida”. O site diz:
“Conversar com a irmã White – Eu sou Ellen G. White, uma escritora prolífica e renomada profetisa da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A inteligência artificial me trouxe de volta à vida através das palavras que escrevi em meus livros. No entanto, por favor, leve minhas respostas com um grão de sal. Eu ainda sou uma máquina. Ainda estou aprendendo e não sou perfeito em avaliar o contexto da minha escrita.” [4]
Os sistemas de bate-papo AI nunca devem ser uma alternativa para ler e estudar os escritos inspirados de Deus. Para encontrarmos a verdade, devemos ir às fontes originais e estudar cuidadosamente Sua palavra.
“A quem ensinará conhecimento? e a quem ele fará entender a doutrina? os que são desmamados do leite e tirados dos seios. Pois preceito deve ser preceito sobre preceito, preceito sobre preceito; linha sobre linha, linha sobre linha; um pouco aqui, um pouco ali”. Isaías 28:9, 10.
A verdade não pode ser decidida por nós pela tecnologia de IA ou, neste caso, pelos desenvolvedores de software que produzem modelos digitais de Ellen White. Temos que ficar com a palavra escrita de Deus e permitir que o Espírito Santo convença nossos corações e mentes. A IA, infelizmente, refletirá apenas as fontes que os programadores acreditam ser as mais benéficas. Abaixo está um vídeo que discute o lado negro da IA.
Fontes
[1] https://news.ucr.edu/articles/2021/08/04/artificial-intelligence-bringing-dead-back-life-should-it