Tese de Doutorado em Ciência da Religião da PUC-SP avalia sobrevivência Pós-moderna da IASD

 

O presente trabalho com o título, Identidade Adventista em questão: construção, transmissão e tendências polarizantes que desafiam a sua preservação na condição pósmoderna, contempla a análise das tendências polarizantes que desafiam a preservação da identidade adventista na condição pós-moderna, com o objetivo de avaliar a manutenção e integridade da identidade adventista na pós-modernidade.

Devido à uma crescente preocupação por parte de líderes e teólogos da denominação com a polarização políticoreligiosa no adventismo, essa pesquisa procura elucidar as questões que circundam o problema adventismo e pós-modernidade.

A polarização religiosa seria produto, também, da polarização política que se acentuou após a campanha e o resultado das eleições
presidenciais brasileiras de 2018. Esse embate tem forte expressão nas redes sociais e atingem principalmente os jovens e seus influenciadores jovens ou adultos, muitas vezes alheios ao diálogo e ávidos pela agressão mútua.

Quase um século e meio se passaram após a chegada das primeiras revistas e missionários adventistas no Brasil e nesse período o
mundo e a sociedade mudaram. Com isso surgiram grupos buscando uma atualização do “jeito” de ser adventista e, em contrapartida, houve uma reação daqueles que intencionam que nada precisava ou devesse ser mudado.

Daí a questão principal, que se pretende responder: Quais os desafios polarizantes oriundos da condição pós-moderna que colocam em risco a preservação da identidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia?

Clique e baixe:= o arquivo PDF:

https://sapientia.pucsp.br/Santos.pdf

Deixe um comentário