Monstros no Tempo do Fim: O Jesus que Advertiu em Lucas 21:11 e Revelou em Apocalipse

A Visão Bíblica dos Tempos de Noé

Antes do Dilúvio, o mundo estava corrompido de maneira inimaginável. Gênesis 6 descreve uma humanidade contaminada por alianças proibidas entre os “filhos de Deus” e as “filhas dos homens”. Essa união deu origem aos gigantes e seres monstruosos, híbridos que espalharam violência, degradação e idolatria por toda a terra.

Não era apenas uma metáfora: eram criaturas reais, aberrações contra a ordem de Deus. O texto hebraico chama esses seres de nephilim, literalmente “caídos” ou “derrubados”. Escritos antigos como o Livro de Enoque e até tradições hebraicas pós-exílicas falam desses monstros como resultado da rebelião espiritual que precedeu o Dilúvio.

Jesus, em Mateus 24:37, advertiu:

“Assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.”

Ou seja, a corrupção antediluviana — com violência, feitiçaria, manipulação genética e a aparição de criaturas híbridas — se repetirá antes do fim.


Lucas 21:11 — A Palavra Grega para “Monstros”

Em Lucas 21:11, Jesus profetizou sobre sinais antes do fim do mundo:

“Haverá grandes terremotos, epidemias e fomes em vários lugares, coisas espantosas e grandes sinais do céu.”

O termo grego traduzido como “coisas espantosas” é φόβητρα (phobētra). Essa palavra não se refere apenas a “fenômenos assustadores”, mas a seres ou aparições aterradoras, literalmente “monstros”.

Jesus, o mesmo que acolhia crianças e curava enfermos, não hesitou em anunciar que criaturas monstruosas surgiriam como parte do juízo de Deus e da ação demoníaca no tempo do fim. Ele não falava de símbolos vagos: falava de realidades concretas que apavorariam a humanidade.


O Jesus dos Evangelhos é o Mesmo do Apocalipse

Muitos tentam separar o Jesus manso dos Evangelhos do Cristo guerreiro do Apocalipse. Mas são o mesmo Senhor.

  • Em Lucas 21:11, Ele já advertia sobre aparições monstruosas no tempo do fim.

  • Em Apocalipse 13, Ele revela a João as bestas que saem do mar e da terra, símbolos de poderes humanos e demoníacos que governarão o mundo.

  • Em Apocalipse 9, Ele mostra os “gafanhotos demoníacos” — criaturas híbridas, monstruosas, liberadas do abismo para atormentar a humanidade.

Ou seja, o Cristo que morreu por nós também alertou sobre monstros literais e espirituais que surgiriam antes do Seu retorno.


Monstros: Ontem e Amanhã

  1. Antes do Dilúvio: monstros nasceram da corrupção genética entre anjos caídos e humanos.

  2. Nos Evangelhos: Jesus alerta que esses horrores voltariam.

  3. No Apocalipse: bestas e criaturas do abismo confirmam o retorno da mesma realidade antediluviana.

O que a ciência moderna chama de clonagem, manipulação genética e transumanismo pode ser justamente o caminho para o retorno dos monstros. Criaturas híbridas, máquinas com alma, experimentos ocultos — tudo isso conecta os dias atuais com a antiga corrupção que levou Deus a destruir o mundo pelo Dilúvio.


Conclusão: Preparados para o Inimaginável

Não é coincidência que Jesus usou o termo phobētra — monstros reais — em Lucas 21:11. Ele estava nos dizendo que o fim dos tempos trará novamente criaturas que desafiarão nossa compreensão da natureza e da espiritualidade.

O mesmo Cristo que salva é o Cristo que alerta. O mesmo Jesus que nos chama ao arrependimento também nos prepara para enfrentar horrores indescritíveis.

E a pergunta que fica é:
Estamos preparados espiritualmente para ver os monstros do tempo do fim e permanecer fiéis ao Cordeiro?

Acompanhe este estudo bíblico, que traduzimos do Inglês “Last-Days Signs From the Heavens and the Last-Days Appearances of Monsters”:

ESTUDO BÍBLICO Nº 15 — TEMA:

Sinais dos Últimos Dias Vindos dos Céus e as Aparições de Monstros dos Últimos Dias

 

ESCRITURAS

  1. Lucas 17:26,27 — “E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem:
    comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio
    e os consumiu a todos.”

  2. Lucas 21:11 — “E haverá, em vários lugares, grandes terremotos, fomes e pestilências; e haverá também
    coisas espantosas e grandes sinais do céu.”


PALAVRAS GREGAS

    1. “comer” — ἐσθίω (esthió): comer continuamente; devorar; consumir; implica comer em excesso e gula; mostra falta de moderação.

    2. “beber” — πίνω (pínō): beber e beber continuamente; implica beber e festejar com álcool; mostra falta de moderação.

    3. “casaram” — γαμέω (gameó): casar e casar continuamente.

    4. “davam-se em casamento” — γαμίσκω (gamískō): continuamente dados em casamento; implica recasamento casual; portanto, falta de santidade no matrimônio.

    5. “até” — ἄχρι (áchri): até o limite; até o último momento.

    6. “dilúvio” — κατακλυσμός (kataklusmós): inundar, alagar, esmagar ou submergir com água; submergir completamente; de onde temos a palavra “cataclísmico”.

    7. “destruiu” — ἀπόλλυμι (apóllumi): desfazer completamente; destruir; liquidar.

    8. “todos” — πάντας (pántas): todos; abrangente, sem exceções; assim, os únicos sobreviventes foram os oito da arca.

    9. “coisas espantosas” — φόβητρον (phóbētron): eventos monstruosos; acontecimentos aterradores; usado pelos gregos para definir aparições que causam terror.
    10. “de” — ἀπό (apo): preposição que significa “de, ou diretamente de”; neste caso, diretamente do céu.
    11. “céu” — οὐρανός (ouranos): a forma usada aqui significa “do céu”, concordando com ἀπό (apo) e indicando algo que descerá do céu.

SINOPSE

Quando se trata das palavras de Jesus sobre os últimos dias, o evangelho de Lucas registra muitas das mesmas coisas encontradas em Mateus 24. Por exemplo, em Lucas 17:26 e 27, Jesus disse:

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos.”

Esta passagem é virtualmente idêntica a Mateus 24:37-39.

Há algo nos escritos de Lucas a respeito dos últimos dias que não se encontra em nenhum dos outros evangelhos. Depois que Jesus nos informa que nação se levantará contra nação e reino contra reino, e que haverá terremotos, fomes e pestilências, Ele faz esta declaração muito estranha. Ele profetizou que haverá:

“…coisas espantosas e grandes sinais do céu” (Lucas 21:11).

O que significam estas palavras misteriosas e qual é o propósito de Jesus em nos dizer isso?


ÊNFASE DESTA LIÇÃO

No evangelho de Lucas, Jesus disse que os dias antes de Sua vinda serão idênticos aos dias de Noé. Mais uma vez veremos coisas como uma explosão populacional, perversão sexual grotesca, aumento da atividade demoníaca e corrupção e violência generalizadas. Lucas também citou Jesus dizendo que eventos monstruosos e grandes sinais desceriam diretamente do céu pouco antes de Ele retornar.


O QUE ESTAVA ACONTECENDO NO MUNDO POUCO ANTES DO DILÚVIO?

Na nossa última lição, desembrulhamos meticulosamente o relato de Mateus sobre o que Jesus disse a respeito dos dias de Noé e como o tempo imediatamente antes do fim da era seria um momento duplicado dos dias logo antes do Dilúvio.

Amigo, estamos vivendo no fim dos últimos dias agora, e precisamos estar cientes do que a Bíblia diz que estava acontecendo nos dias de Noé, para que não sejamos pegos de surpresa pelo que vemos acontecendo hoje.

Jesus disse:

“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos” (Lucas 17:26,27).

Essencialmente, Jesus disse que as condições do mundo no fim da era, imediatamente antes de Sua vinda, serão como as condições do mundo antes do Dilúvio. O que estava acontecendo? Aqui está uma breve revisão:


NA ÉPOCA DO DILÚVIO, HAVIA:

• Uma Explosão Populacional (Gênesis 6:1)
A Bíblia diz que nos dias de Noé, a humanidade estava se multiplicando rapidamente na terra. Estamos vendo isso também. Nos últimos 50 anos apenas, a população mundial dobrou — passando de 4 bilhões para 8 bilhões de pessoas.

• Perversão Sexual Grotesca (Gênesis 6:2)
Antes do Dilúvio, muitos filhos de Deus — anjos — abandonaram suas posições designadas e começaram a coabitar sexualmente com quantas filhas dos homens quisessem. Hoje, a perversidade sexual da sociedade é inigualável e visível em toda parte — como na indústria horrível do tráfico sexual, bem como na indústria pornográfica, que gera mais de 100 bilhões de dólares anualmente.

• Aumento da Atividade Demoníaca (Gênesis 6:2)
Assim como a atividade espiritual aumentou drasticamente antes do Dilúvio, há um aumento acentuado hoje em atividades espirituais estranhas e inexplicáveis, incluindo maior envolvimento no ocultismo e adoração aberta a Satanás que é celebrada na sociedade.

• Mistura de Anjos com Mulheres / Transumanismo (Gênesis 6:4)
Quando os anjos se rebelaram contra Deus e cobiçaram as mulheres da terra, eles desceram do reino espiritual para o reino natural e começaram a coabitar com mulheres. De suas uniões sexuais nasceram gigantes — criaturas canibais que comiam uns aos outros e os seres humanos.

Os gregos os chamavam de semideuses — eram meio anjo, meio humano.
Diz-se também que esses anjos caídos e sua descendência híbrida de gigantes entraram nos animais e produziram criaturas horrendas que eram parte animal, parte anjo caído e parte humano.

Como resultado de toda essa miscigenação, eles produziram criaturas híbridas — exatamente como o movimento transumanista está fazendo hoje. Plantas estão sendo cruzadas com outras plantas, e animais estão sendo cruzados com outros animais. Ainda pior, DNA humano está sendo misturado com DNA animal numa tentativa de criar super-humanos.

As pessoas também estão experimentando implantar chips de computador no cérebro e sob a pele, tentando tornar-se uma só coisa com a Inteligência Artificial. Estamos vivendo em um dia em que você não apenas pode ser transgênero, mas também transumano. Quais serão os resultados — e consequências — de tal manipulação genética? Ninguém sabe ao certo.

• Maldade Contínua no Coração do Homem (Gênesis 6:5)
A Escritura diz que toda imaginação no coração da humanidade era somente má continuamente. Estamos testemunhando essa mesma intensificação do mal nas mentes e corações dos homens diariamente.

• Corrupção e Violência Generalizadas (Gênesis 6:11)
A Bíblia descreve repetidamente o mundo antes do Dilúvio como cheio de violência e corrupção. Hoje, violência e corrupção correm desenfreadas em nossas escolas, nossas ruas — em todo lugar. Quase 2.000 anos atrás, o apóstolo Paulo previu como a sociedade seria no fim da era, e estamos vivendo exatamente nas palavras que ele escreveu (ver 2 Timóteo 3:1-9).


RESUMO

Jesus disse que todas essas coisas que ocorreram antes do Dilúvio se repetirão nos dias antes de Sua vinda. Será um momento duplicado imediatamente antes da vinda do Filho do Homem.

[Para percepções adicionais sobre as condições do mundo do fim dos tempos, recomenda-se que você obtenha o livro de Rick Last-Days Survival Guide. Este recurso e muitos outros podem ser adquiridos em renner.org ou ligando para 1-800-742-5593.]

P.168

Comiam, Bebiam, Casavam-se e Davam-se em Casamento

Jesus continuou a nos dar alguns detalhes específicos sobre os dias de Noé em Lucas 17:27:

“Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos.”

Há várias palavras e frases importantes nesta passagem. Primeiro, a palavra “comiam”, que é a palavra grega esthio. Ela retrata comer continuamente; devorar; e consumir. Esta palavra implica comer em excesso e gula e mostra uma falta de moderação. Pense nisso. Vivemos, ou não, em um dia em que as pessoas comem em excesso e nossos apetites são como um ídolo?

A próxima palavra-chave é “bebiam” — a palavra grega pino. Ela descreve beber e beber continuamente. Implica beber e festejar com álcool e mostra falta de moderação. Décadas atrás, seria difícil pedir álcool na maioria dos restaurantes — você tinha que ir a um bar. Não é assim hoje. O álcool é acessível em praticamente todos os estabelecimentos e em uma variedade muito maior do que nunca.

Lucas também diz que as pessoas “casavam”. Esta é uma tradução da palavra grega gameo, e descreve casar continuamente. Em outras palavras, as pessoas estavam casando e casando e casando. A Bíblia também diz que elas “davam-se em casamento”, que é a palavra grega gamisko, significando continuamente dados e dados e dados em casamento. A inferência aqui é de recasamento casual.

Compreensivelmente, às vezes o fracasso conjugal acontece e não há nada que você possa fazer sobre isso. Mas o que Jesus está dizendo é uma falta geral de santidade no casamento. Em outras palavras, as pessoas estavam trocando seus cônjuges por novos por qualquer motivo. Esta situação é muito semelhante hoje.

As pessoas têm uma ideia muito casual sobre casamento e recasamento — mesmo dentro da Igreja. O que estava acontecendo no tempo de Noé está acontecendo em nosso tempo.


P.169

“Até que Noé entrou na Arca e veio o Dilúvio”

A Bíblia diz que tudo o que estava acontecendo nos dias de Noé continuou:

“…até o dia em que Noé entrou na arca…” (Lucas 17:27).

Esta palavra “até” é a palavra grega achri, que significa até o limite, até o último momento, e retrata até o momento final em que Noé entrou na Arca e o Dilúvio veio.

Como vimos na Lição 14, a palavra “dilúvio” em grego é kataklusmos, que significa inundar, alagar, esmagar, ou submergir com água. É de onde obtemos a palavra “cataclísmico”, que certamente descreve o que aconteceu.

Para ficar claro, as pessoas que foram engolidas pelo Dilúvio não precisavam morrer. A Bíblia diz que Noé vinha pregando justiça durante todo o tempo em que estava construindo a Arca (ver 2 Pedro 2:5), então qualquer um que quisesse se arrepender e se acertar com Deus poderia ter feito isso. Mas eles rejeitaram a Palavra do Senhor. O clima espiritual é bastante semelhante hoje. Parece que o mundo mais uma vez está virando ouvidos surdos para os avisos que estão sendo emitidos.

De fato, Jesus disse que o que estava acontecendo antes do Dilúvio acontecerá novamente — e já está acontecendo.

A palavra “arca” no evangelho de Lucas é a mesma palavra usada para “arca” no evangelho de Mateus. É a palavra grega kibotos, e descreve um recipiente de madeira para armazenar e salvar. Esta é a mesma palavra usada em Êxodo 2:3 para descrever a pequena arca na qual a mãe de Moisés o colocou no rio Nilo. Ela foi feita de juncos, moldada como um pequeno barco, e coberta com betume para torná-la à prova d’água. Assim que a mãe de Moisés o colocou ali, ela o soltou na correnteza, confiando que aquelas correntes levariam seu bebê para um lugar seguro e o entregariam diretamente à vontade de Deus.

Tenha em mente que foi Moisés quem escreveu a história de sua vida em Êxodo, e ele também é quem escreveu a história de Noé e a Arca no livro de Gênesis. Ele se lembrou de sua experiência e escolheu usar a mesma palavra para “arca” ao descrever a história de Noé. Quando Noé e sua família entraram na Arca, eles estavam confiando em Deus para carregá-los até um lugar de segurança e livramento, e foi exatamente isso que Ele fez.

P.170

Amigo, quando você se arrepende de seus pecados e reconhece que Jesus é Senhor, você é colocado em Cristo, e Deus fecha a porta — selando-o permanentemente Nele. Esta é a garantia de que, independentemente do que aconteça ao seu redor, Deus o carregará nas correntes de Seu Espírito Santo e o levará a um lugar de preservação e livramento.


Tudo o que vivia na terra foi destruído

Uma vez que Noé, sua família e todos os animais estavam em segurança na Arca e Deus fechou a porta,

“…veio o dilúvio e os destruiu a todos” (Lucas 17:27).

A palavra “destruiu” aqui é a palavra grega apollumi. É um composto de duas palavras: apo, que significa “longe de”, e lueo, que significa “soltar”. Quando essas palavras são compostas para formar apollumi, significa desfazer completamente; destruir; ou liquidar.

As pessoas que escolheram não se acertar com Deus e não entrar na Arca foram completamente liquidadas. A Bíblia diz que o Dilúvio destruiu “a todos”. Esta é a palavra grega pantas, que significa todos e é abrangente, sem exceção. Assim, os únicos sobreviventes do Dilúvio foram as oito pessoas na Arca.

Noé e sua família e os animais na Arca foram as únicas criaturas vivas que sobreviveram ao Dilúvio. Esse é um fato muito importante, e é reiterado repetidamente em Gênesis 7:21-23. Estranhamente, na Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler acreditava que havia sobreviventes do Dilúvio e estava procurando por eles. Ele chamou esses sobreviventes de raça ariana. Obviamente, ele não conhecia a Bíblia, porque ela afirma claramente:

“E expirou toda a carne que se movia sobre a terra…”

“Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.”

“Assim foi destruída toda substância viva que havia sobre a face da terra…”
— Gênesis 7:21-23

O apóstolo Pedro confirma que, exceto por Noé e os outros sete com ele na Arca, não houve outros sobreviventes do Dilúvio (ver 2 Pedro 2:5). Assim foi o quão cataclísmico o Dilúvio foi.


P.171

“Coisas Espantosas e Grandes Sinais” Descerão Diretamente do Céu

Como notamos na introdução, o evangelho de Lucas inclui algo que não se encontra nos outros evangelhos. Na verdade, há duas coisas bastante misteriosas que ele diz e que foram tão difíceis de entender que confundiram tradutores por anos. Está em Lucas 21:11, onde Jesus diz:

“E haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes e pestilências; e haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.”

O que Jesus quis dizer quando disse que haveria:

“…coisas espantosas e grandes sinais do céu” (Lucas 21:11)?

As palavras “coisas espantosas” são uma tradução da palavra grega phobetron, que é um derivado da palavra phobos, a palavra para medo. Quando a palavra phobos se torna phobetron, que é uma palavra grega muito específica usada apenas uma vez (aqui) no Novo Testamento, ela descreve eventos monstruosos ou acontecimentos assustadores.

Interessantemente, a palavra phobetron é precisamente a palavra grega antiga para monstros. Não há dúvida sobre isso. Ainda mais fascinante, esta palavra também foi usada na literatura antiga para descrever os nascimentos monstruosos dos gigantes. Certamente, o nascimento de gigantes e monstros estava acontecendo pouco antes do Dilúvio. Criaturas híbridas de todos os tipos estavam sendo produzidas.

Portanto, parece que em Lucas 21:11, Jesus está dizendo que, no fim da era, haverá monstros.

Além de “coisas espantosas”, Jesus disse:

“…e grandes sinais haverá do céu.”

Uma palavra-chave neste versículo é a palavra “do”. É a palavra grega apo, que é uma preposição que significa “de, ou diretamente de”. Neste caso, haverá sinais extraordinários e incomuns diretamente do céu.

A palavra grega para “céu” é ouranos, mas a forma usada aqui é ouranou, que significa “do céu”, concordando com a palavra apo e indicando algo que descerá do céu.

Portanto, Jesus usou duas palavras juntas que descrevem explicitamente algum tipo de sinais descendo do céu para a terra no fim da era. Exatamente o que são não sabemos. Seja uma grande erupção solar ou um enorme meteorito, não está claro. Mas o que quer que seja, vai descer diretamente dos céus.

Portanto, o que podemos concluir de Lucas 21:11 é que Jesus disse que monstros e algo significativo descendo dos céus se tornarão evidentes no fim da era.


P.172

Se você pensar sobre isso, é exatamente o que estava acontecendo nos dias antes do Dilúvio. Havia seres celestiais descendo dos céus para a terra, e monstros estavam sendo criados de suas uniões ilícitas com as mulheres — e com os animais — da terra. Jesus disse que exatamente o que estava acontecendo antes do Dilúvio será duplicado antes de Sua vinda.

Jesus não nos contou essas coisas para nos assustar, mas para nos preparar, para que quando começarmos a ver todas essas coisas acontecerem, em vez de entrarmos em pânico, possamos descansar em Sua proteção, sabendo que Ele nos disse com antecedência o que estava por vir. O fato é que, se você está vivo neste dia e nesta era, você é ungido para lidar com o que está prestes a acontecer. Amigo, você foi escolhido para um tempo como este!


PERGUNTAS DE ESTUDO

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
— 2 Timóteo 2:15

      1. Quase 2.000 anos atrás, o Espírito Santo profetizou através de Paulo em detalhes como a sociedade seria no fim da era. Reserve um momento para ler essas passagens proféticas e anote um resumo rápido do que cada uma descreve. Quais dessas condições você está vendo pessoalmente no mundo? E na Igreja?
        • 1 Timóteo 4:1-3
        • 2 Timóteo 3:1-9
        • 2 Timóteo 4:3,4

      2. O que a Palavra de Deus instrui você e sua família a fazer para se guardarem de cair da fé (a apostasia dos últimos dias) e de serem sugados para o comportamento ímpio do mundo?
        (Considere 2 Timóteo 3:14-17; Salmo 119:9,11 e 105; Tiago 1:21-25; Hebreus 12:1,2; Efésios 6:10-18; e Judas 20 e 21.)

      3. Assim como Paulo, Pedro também profetizou algo muito específico sobre os últimos dias em 2 Pedro 3:3-6. O que ele nos advertiu sobre como as pessoas seriam? Qual será a força motivadora em suas vidas (ver versículo 3)? Do que zombarão e escarnecerão especificamente? Quais coisas esquecerão de propósito? Você está vendo alguma dessas palavras inspiradas por Deus sendo cumpridas? O que isso lhe diz?


P.173

APLICAÇÃO PRÁTICA

“E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos raciocínios.”
— Tiago 1:22

      1. Você sabia que Jesus disse que veríamos “coisas espantosas e grandes sinais do céu” (Lucas 21:11)? O que vem à mente quando você ouve que o fim da era será um tempo de monstros, e que coisas monstruosas descerão diretamente do céu para a terra? Que conexão você acha que pode haver entre as palavras de Jesus em Lucas 21:11 e Lucas 21:25-26?

      2. Ao terminar esta série reveladora, fique quieto na presença do Senhor. O que Ele está falando com você através dessas lições? Que ações você sente que Ele o está levando a tomar? Que ajustes você sente que Ele está pedindo para você fazer na forma como você pensa, fala e vive sua vida? Reserve um tempo para escrever o que o Espírito Santo está lhe dizendo e peça a Ele a graça para obedecer às Suas instruções.


Bibliografia

Avery, Dr. Nathaniel; Charles, R.H.; e Morfill, W.R. The Complete Books of Enoch (Annotated): 1 Enoch: The Ethiopian Book of Enoch, 2 Enoch: The Book of the Secrets of Enoch, and 3 Enoch: The Hebrew Book of Enoch (Collectors Edition). Wildian Press, 2021.


P.174

Notas
(página em branco com espaço para anotações pessoais no guia de estudo)

Fonte: https://s3.amazonaws.com/media.cloversites.com/ca/cac9c0f3-3f89-416f-ad2c-bd007b810f57/documents/World_Before_the_Flood_-_Lesson_15.pdf

Deixe um comentário