Diagnóstico e Remédios para Laodicéia

 

1.1 – A igreja de Laodicéia

Apresentamos abaixo alguns textos que nos ajudarão a compreender quem é a igreja de Laodicéia:

A mensagem à igreja de Laodicéia é uma impressionante acusação, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente.

"E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu." Apoc. 3:14-17.

O Senhor nos mostra aqui que a mensagem a ser apresentada a Seu povo pelos pastores a quem Ele chamou para adverti-lo, não é uma mensagem de paz e segurança. Não é meramente teórica, mas prática em todo particular. O povo de Deus é representado na mensagem aos laodiceanos como em uma posição de segurança carnal. Estão a gosto, acreditando-se em exaltada condição de realizações espirituais. "Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu."

Que maior ilusão pode sobrevir ao espírito humano que a confiança de se acharem justos, quando estão totalmente errados! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sinceros em seu engano. Não sabem que sua condição é deplorável aos olhos de Deus. Ao passo que aqueles a quem se dirige se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira derriba-lhes a segurança, com a assustadora acusação de seu verdadeiro estado de cegueira, pobreza e miséria espiritual. O testemunho, tão incisivo e severo, não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira que fala, e Seu Testemunho tem de ser correto.Testemunhos Seletos, vol. I , 328

Como podemos perceber pelo texto acima, a revelação nos coloca que a mensagem à igreja de Laodicéia é aplicável ao povo de Deus no presente. Sabemos que, assim como o povo de Israel, desde o tempo de Moisés até ao tempo de Cristo, era reconhecido por Deus como Seu povo, sabemos que os Adventistas do Sétimo Dia, na qualidade de igreja,  foram escolhidos por Deus como Seu povo na Terra, e portanto são chamados hoje de Israel espiritual. Assim, quando a revelação menciona o termo “povo de Deus”, está se referindo à Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Desta forma, uma vez que Ellen G. White aplica a mensagem de Laodicéia como sendo uma mensagem para o povo de Deus, percebemos que esta é uma mensagem específica para os adventistas. Não abrange outras denominações religiosas. São os adventistas, que como povo escolhido por Deus para pregar Sua mensagem na Terra, negam Seu nome e Sua mensagem, ao não viver e pregar as mensagens de reforma de Saúde e Educação dadas por Deus para preparar um povo para o sacerdócio celestial e rejeitar a mensagem da Justificação pela Fé de 1888, que prepara um povo para encontrar-se com Deus em vida (ver Eventos Finais, pág. 172).

Assim como as cartas para cada uma das sete igrejas do Apocalipse destinam-se ao povo reconhecido por Deus como sendo o Seu povo na Terra em cada um dos períodos da era cristã, a carta à igreja de Laodicéia é uma mensagem à Igreja Adventista do Sétimo Dia, após a rejeição da mensagem de Justificação pela Fé de 1888.

Apenas para fortalecer o conceito de que a IASD (Igreja Adventista do Sétimo Dia) é a igreja de Laodicéia, trazemos a lume mais alguns textos da revelação bem esclarecedores:

Ao olhar ultimamente ao redor em busca dos humildes seguidores do manso e terno Jesus, minha mente tem sido muito exercitada. Muitos que professam estar aguardando a iminente volta de Cristo estão se conformando com este mundo e buscando mais fervoroso aplauso dos que os cercam do que a aprovação de Deus. São frios e formais, como as igrejas nominais das quais estão separados apenas pouco tempo. As palavras endereçadas à igreja de Laodicéia descrevem perfeitamente sua presente condição. (Apoc. 3:14-20.) Eles não são frios "nem quentes", mas são mornos. E a menos que aceitem o conselho da "testemunha fiel e verdadeira", e zelosamente se arrependam e adquiram "ouro provado no fogo", "vestidos brancos", e "colírio", serão vomitados de Sua boca.  Primeiros Escritos, pág. 107-108.

Agradecemos ao Senhor, de todo o coração, termos preciosa luz para apresentar ao povo, e regozijamo-nos por ter, para este tempo, uma mensagem que é verdade presente. As novas de que Cristo é nossa justiça têm trazido alívio para muitas, muitas pessoas, e Deus diz ao Seu povo: "Avante!" A mensagem à igreja de Laodicéia é aplicável à nossa condição. Quão claramente é pintada a situação dos que julgam ter toda a verdade, que se orgulham no conhecimento da Palavra de Deus, ao passo que seu poder santificador não foi sentido em sua vida! Falta em seu coração o fervor do amor de Deus, mas é este mesmo fervor de amor que torna o povo de Deus a luz do mundo. Fé e Obras, págs. 82-83.

Se já houve um povo que necessitasse atender ao conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia, para que seja zeloso e se arrependa perante Deus, é o povo diante do qual foram expostas as estupendas verdades para este tempo e que não tem vivido à altura de seus elevados privilégios e responsabilidades. Temos perdido muita coisa por não viver de acordo com a luz das solenes verdades em que professamos crer. Review and Herald, 4 de junho de 1889.

 

1.2 – A Testemunha Fiel  e Verdadeira

De acordo com Apocalipse 1:5, a Testemunha Fiel e Verdadeira é Cristo: e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados,

Sabemos que Cristo está presente em todos os lugares pelo Seu Espírito Santo, ou seja, pela Sua glória, que Ele recebeu do Pai e concede aos homens, de acordo com o que expusemos no material “O Espírito Santo, a Apostasia Ômega e a Chuva Serôdia”. Desta forma, uma vez que o Espírito Santo, ou a glória concedida por Cristo, representa a presença do próprio Cristo, o Espírito Santo também é, neste sentido, a Testemunha Fiel. Ellen G. White afirma isto no texto que apresentamos abaixo:

O Espírito Santo é a Testemunha Fiel

O Espírito Santo é grandemente necessário em nossas escolas. Este agente divino vem ao mundo como representante de Cristo. Ele não é somente a testemunha fiel e verdadeira da Palavra de Deus, mas também o esquadrinhador dos pensamentos e desígnios do coração. Ele é a fonte a que devemos volver-nos em busca de eficiência na restauração da imagem moral de Deus no homem. O Espírito Santo era buscado ansiosamente nas escolas dos profetas; sua influência transformadora devia colocar até mesmo os pensamentos em harmonia com a vontade de Deus e estabelecer viva ligação entre a Terra e o Céu.

Professores, se abrirdes o coração para a habitação do Espírito de Deus, se derdes bom acolhimento ao Hóspede celestial, Deus vos tornará Seus colaboradores. Em cooperação com o Mestre por excelência, será expelido o espírito de egoísmo e ocorrerão maravilhosas transformações. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 526.

Considerando a luz do texto acima, podemos afirmar que Cristo é a Testemunha Fiel, e os seus agentes, uma vez que operam como sendo o próprio Cristo, também são neste sentido a própria Testemunha fiel. Isto porque quando a mensagem de advertência à igreja de Laodicéia é dada por um servo fiel do Senhor, esta equivale, para aqueles que a ouvem, como uma mensagem advinda do próprio Senhor Jesus Cristo. O mesmo ocorre com a glória de Deus, o Espírito Santo. Quando ela age no coração, convencendo do pecado, da justiça e do juízo, isto é como se Cristo estivesse falando face a face com o ser humano, convencendo-o.

Desta forma, todos os Laodiceanos, adventistas do sétimo dia, serão indesculpáveis diante de Deus no juízo, pois cada vez que foram influenciados pela Sua glória, seja através da leitura da Bíblia e dos testemunhos, seja pelas palavras escritas ou faladas de um verdadeiro ministro adventista, estavam em verdade recebendo a mensagem do próprio Salvador clamando para que estes deixassem seu estado de mornidão e trevas e se convertessem totalmente ao Senhor.

 

1.3 – Qual  é o conselho da Testemunha Fiel?

Na Bíblia, lemos este impressionante conselho para os adventistas do sétimo dia:

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente: oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da Minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas. Apoc. 3:14-17.

Jesus aconselha aos adventistas que comprem ouro refinado pelo fogo, vestiduras brancas e colírio. Embora muitos conheçam teoricamente o que significa cada um dos atributos descritos por Cristo (de forma bem simples: ouro = fé; vestiduras brancas = Justiça de Cristo; colírio = Espírito Santo), a grande maioria não sabe colocar o que estes atributos representam na vida cristã prática. Assim, ao invés de nos determos para analisarmos os atributos, analisemos o que o Espírito de Profecia nos coloca como conseqüências práticas da adoção destes atributos:

Que maior ilusão pode sobrevir ao espírito humano que a confiança de se acharem justos, quando estão totalmente errados! A mensagem da Testemunha Verdadeira encontra o povo de Deus em triste engano, todavia sinceros em seu engano. Não sabem que sua condição é deplorável aos olhos de Deus. Ao passo que aqueles a quem se dirige se lisonjeiam de achar-se em exaltada condição espiritual, a mensagem da Testemunha Verdadeira derriba-lhes a segurança, com a assustadora acusação de seu verdadeiro estado de cegueira, pobreza e miséria espiritual. O testemunho, tão incisivo e severo, não pode ser um engano, pois é a Testemunha Verdadeira que fala, e Seu Testemunho tem de ser correto.Testemunhos Seletos, vol. I , 328

Este primeiro texto nos mostra qual é o verdadeiro problema de nós, adventistas do sétimo dia, a igreja de Laodicéia. Nos consideramos mais justos que as pessoas de outras denominações porque guardamos o sábado como nos convém e advogamos que se deve guardar os dez mandamentos quando não os guardamos de fato. Assim, quando pregamos, pregamos por preceito, não por exemplo. Aos olhos de Cristo, nossa condição é deplorável. Se não formos despedaçar nosso coração na Rocha, pedindo a Cristo que nos humilhe, mostre todas as nossas faltas e nos instrua no Seu caminho como uma criança pede ao seu pai para fazê-lo, não estamos em nenhum sentido melhor do que os membros de outras denominações religiosas ou mesmo os pagãos.

Poderíamos perguntar então: qual é o caminho? O que Cristo quer de mim? Ao analisarmos os testemunhos, percebemos que já em 1863 Cristo deu aos adventistas uma importante mensagem – a reforma de Saúde. Veja o importante testemunho que encontramos sobre a posição dos adventistas em relação à reforma de saúde:

Caso a obra de temperança fosse levada avante por nós como foi iniciada trinta anos atrás*; caso em nossas reuniões campais apresentássemos diante do povo os males da intemperança no comer e no beber, e em especial os males de tomar alcoólicos; fossem essas coisas apresentadas em relação com os sinais da próxima vinda de Cristo, haveria uma sacudidura entre o povo. Se mostrássemos zelo proporcional à importância das verdades que temos em mãos, poderíamos ser instrumentos em salvar centenas, ou milhares da ruína.”  Testimonies, vol. 6, pág. 111. Publicado primeiramente em 1900.

O texto acima, publicado em 1900, mostra a importância da apresentação da mensagem de reforma de saúde. Para se apresentar uma mensagem, deve-se vivê-la, pois não se pode pregar o que não se vive. Nos deparamos então com o primeiro problema. A maioria dos adventistas do sétimo dia (incluindo os ministros), não vive e portanto não prega a reforma de saúde em conexão com a vinda de Cristo. Para constatar isto basta verificar quantos adventistas na sua igreja deram o primeiro passo na reforma da saúde, abstendo-se de quaisquer alimentos cárneos.

Por outro lado, o texto acima é enfático, e afirma que quando a reforma de saúde é vivida e pregada, provoca-se uma sacudidura entre o povo de Deus. Isto explica o fato de que quando um membro de uma igreja adventista começa a viver e pregar a reforma de saúde, cria-se uma divisão na igreja.

Se você, caro leitor, já presenciou um acontecimento como este, saiba que diante dos seus olhos cumpriu-se o testemunho que acabamos de apresentar. Perceba também que, assim como o primeiro testemunho que lemos afirmava que a sacudidura na igreja adventista era causada pelo conselho da Testemunha Fiel aos laodiceanos, a mensagem de saúde também provoca uma sacudidura entre os adventistas laodiceanos. Temos portanto que a mensagem de saúde faz parte do conselho da Testemunha Fiel aos Laodiceanos.

Mas o conselho da Testemunha Fiel não se restringe às admoestações no tocante à reforma de saúde. Também abrange outros campos, como podemos verificar pelo texto a seguir:

Pais e mães, esposos e esposas, irmãos e irmãs, não vos eduqueis na linha de vulgaridade de ação, de palavra ou pensamento. Expressões grosseiras, gestos baixos, falta de polidez e verdadeira cortesia na vida doméstica, se tornarão uma segunda natureza, incapacitando-vos para a associação com aqueles que se estão tornando santificados pela verdade. O lar é um lugar demasiado santo para ser poluído pela vulgaridade, pela sensualidade, pela recriminação e escândalo. Silenciai a má palavra; afastai o pensamento não santificado, pois a Testemunha Fiel pesa cada palavra, avalia cada ação, e declara: "Eu sei as tuas obras.” Apoc. 3:15. Signs of the Times, 14 de novembro de 1892.” O Lar Adventista, pág. 437.

Para remediar todos os defeitos de caráter, é necessário haver uma mudança não só dos hábitos alimentares. É preciso aplicar na vida prática o seguinte princípio bíblico:

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31

Fazer tudo para a glória de Deus implica em mudar também outros hábitos de vida, como diversões, programas, esportes e músicas favoritos, de maneira que tudo em nossa vida se conforme com a vontade divina. Cristo deu a mensagem da reforma de Educação para os adventistas do sétimo dia em 1872 como um manual para que eles soubessem quais são os requisitos divinos para o homem nos diferentes aspectos de sua vida. Esta mensagem não é sequer conhecida pela ampla maioria dos adventistas do sétimo dia, todavia também faz parte do conselho da Testemunha Fiel aos Laodiceanos, pois leva-los-á a esquadrinhar sua vida e verificar o que não está em conformidade com os reclamos divinos, a fim de pedirem que Cristo os habilite a agir em conformidade com Sua vontade.

A Testemunha fiel também exorta aos adventistas para que comprem vestiduras brancas:

Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez;.” Apocalipse 3:18

As vestiduras brancas de linho, segundo a Bíblia, representam a Justiça de Cristo:

Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou, pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos.” Apocalipse 19:7,8

Aqui vemos que a esposa, a igreja, estava vestida de linho finíssimo. Estas são as vestes brancas que representam a justiça de Cristo. A revelação nos mostra qual foi o meio que Jesus proveu aos adventistas, para que eles recebessem Sua justiça:

Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores [E. J.] Waggoner e [A. T.] Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus.” Eventos Finais, pág. 172

A mensagem da Justificação pela Fé foi dada pelo Senhor aos pastores Waggoner e Jones para que os adventistas, em aceitando-a, pudessem receber a Justiça de Cristo, as vestiduras brancas, a fim de estarem aptos para a Chuva Serôdia e a trasladação. Desta forma, a mensagem da Justificação pela Fé de Wagoner e Jones faz parte do conselho da Testemunha fiel aos laodiceanos, uma vez que ela habilita-os para receberem a Justiça de Cristo.

Por fim, temos também que o conselho da Testemunha Fiel é também uma exortação à prática da caridade para com os necessitados física e espiritualmente:

Os jovens podem exercer poderosa influência se renunciarem ao orgulho e egoísmo e se dedicarem a Deus; via de regra, porém, não levam cargas de outros. Estas terão eles mesmos de carregá-las. É chegado o tempo em que Deus requer uma mudança neste respeito. Ele convida jovens e velhos para que sejam zelosos e se arrependam. Se continuarem em seu estado de mornidão, vomitá-los-á da boca. Diz a Testemunha fiel: "Conheço as tuas obras." Apoc. 2:19. Jovem, rapaz ou moça, nossas obras são conhecidas, quer sejam boas, quer más. Sois ricos em boas obras? Jesus Se vos aproxima como conselheiro: "Aconselho-te que de Mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas." Apoc. 3:18.” Testimonies, vol. 1, pág. 485.

Aqueles que desejam atender ao conselho da Testemunha Fiel e ter um caráter semelhante ao de Cristo, terão de aprender a levar as cargas dos outros, tal como Cristo levou. Devem imitar em tudo a Seu grande Mestre e Salvador; em nada devem ser eles diferentes de seu Guia, devem estar aptos a ensinar por preceito e exemplo. Sua vida de abnegação, humildade e serviço falará muito em prol do verdadeiro evangelho, a verdade para este tempo, e se adicionará ao efeito das pregações por eles proferidas, operando no coração de muitos que serão ganhos para as fileiras de Cristo. -- Jairo Carvalho

Seqüência do Estudo:

Outros Estudos On-Line:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com