Falsa Chuva Serôdia Atingirá Também a IASD

 

2 – Antes do verdadeiro derramamento do Espírito Santo, vem o falso

Vimos na seção anterior que a crise que virá a partir da Lei Dominical nos EUA levará o processo de sacudidura até ao seu final, ao seja, o Senhor terá determinado seus servos que permaneceram fiéis, e eles estarão preparados para receber a Chuva Serôdia. Entretanto, Satanás não desistirá de enganar se possível os próprios escolhidos. Como este pretende se colocar no lugar de Deus, procura contrafazer todas as obras do Criador para levar como cativos de seus enganos, se possível, a todos os seres humanos. Os testemunhos mostram que, antes de Deus derramar copiosamente o Espírito Santo para todos os Seus servos fiéis, o inimigo produzirá uma obra de contrafação:

Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. Naquele tempo muitos se separarão das igrejas em que o amor deste mundo suplantou o amor a Deus e à Sua Palavra. Muitos, tanto pastores como leigos, aceitarão alegremente as grandes verdades que Deus providenciou fossem proclamadas no tempo presente, a fim de preparar um povo para a segunda vinda do Senhor. O inimigo das almas deseja estorvar esta obra; e antes que chegue o tempo para tal movimento, esforçar-se-á para impedi-la, introduzindo uma contrafação. Nas igrejas que puder colocar sob seu poder sedutor, fará parecer que a bênção especial de Deus foi derramada; manifestar-se-á o que será considerado como grande interesse religioso. Multidões exultarão de que Deus esteja operando maravilhosamente por elas, quando a obra é de outro espírito. Sob o disfarce religioso, Satanás procurará estender sua influência sobre o mundo cristão.” O Grande Conflito, pág. 464

Como afirma o texto apresentado acima, em todas as igrejas onde Satanás puder colocar seu poder sedutor, ele manifestará seu poder, fazendo parecer que a Chuva Serôdia foi derramada. Logicamente, neste grupo de igrejas também estão incluídas todas as congregações adventistas onde os membros não se mantiverem firmes ao lado da palavras de Deus, não dando nenhum crédito às falsas teorias e insinuações de Satanás. Infelizmente, não é difícil notar que a grande maioria das congregações adventistas da atualidade são candidatas a fazer parte deste grupo, uma vez que, além de seus membros não buscarem por si mesmos conhecer as verdades da palavra de Deus, procuram excluir de sua comunhão aqueles que assim o fazem. A menos que haja um grande reavivamento e reforma dentro das congregações adventistas, visando o abandono das falsas teorias e dos enganos satânicos por elas acariciados, Satanás operará sua obra de contrafação do derramamento do Espírito dentro delas.

A contrafação do derramamento do Espírito que será realizada em breve por Satanás também será uma grande prova para os fiéis servos de Deus, uma vez que vem antes do verdadeiro derramamento do Espírito. Satanás procurará levar os fiéis servos de Deus a crer que estão enganados quanto à sua posição bíblica, uma vez que, segundo o que os olhos humanos podem divisar, o “poder do Espírito” se encontra ao lado daqueles que abraçaram as falsas teorias. Sabendo disto, Deus já nos deu de antemão uma mensagem segura sobre como podemos estar certos de que está será uma obra Satânica, e não uma obra do Deus vivo:

Em muitos dos avivamentos ocorridos durante o último meio século, têm estado a operar, em maior ou menor grau, as mesmas influências que se manifestarão em movimentos mais extensos no futuro. Há um excitamento emotivo, mistura do verdadeiro com o falso, muito apropriado para transviar. Contudo, ninguém necessita ser enganado. À luz da Palavra de Deus não é difícil determinar a natureza destes movimentos. Onde quer que os homens negligenciem o testemunho da Escritura Sagrada, desviando-se das verdades claras que servem para provar a alma e que exigem a renúncia de si mesmo e a do mundo, podemos estar certos de que ali não é outorgada a bênção de Deus. E, pela regra que o próprio Cristo deu - "Por seus frutos os conhecereis" (Mat. 7:16) - é evidente que esses movimentos não são obra do Espírito de Deus.” O Grande Conflito, pág. 464

Como o testemunho esclarece, ninguém precisa ser enganado. Aqueles que rejeitam as claras verdades da Bíblia, seguindo doutrinas que são doutrinas de homens não receberão nenhuma manifestação da aprovação divina pela concessão de poder do alto. É por isso que os que são levados por ventos de doutrinas, como a teoria da Trindade e outros, não receberão a Chuva Serôdia.

 

3 – A Chuva Serôdia e o Selamento

Após a contrafação de Satanás haverá o verdadeiro derramamento do Espírito de Deus:

O anjo que se une na proclamação da mensagem do terceiro anjo, deve iluminar a Terra toda com a sua glória. Prediz-se com isto uma obra de extensão mundial e de extraordinário poder....

A grande obra do evangelho não deverá encerrar-se com menor manifestação do poder de Deus do que a que assinalou o seu início. As profecias que se cumpriram no derramamento da chuva temporã no início do evangelho, devem novamente cumprir-se na chuva serôdia, no final do mesmo. Eis aí "os tempos do refrigério" que o apóstolo Pedro esperava quando disse: "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, e envie Ele a Jesus Cristo." Atos 3:19 e 20.

Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes. Satanás também opera com prodígios de mentira, fazendo mesmo descer fogo do céu, à vista dos homens (Apoc. 13:13). Assim os habitantes da Terra serão levados a decidir-se.

A mensagem há de ser levada não tanto por argumentos como pela convicção profunda do Espírito de Deus. O Grande Conflito, págs. 611 e 612

Como o Espírito Santo da promessa, ou o “Consolador”, é a glória de Deus*, os servos de Deus, quando a receberem terão seus rostos resplandecendo por causa desta glória que será derramada sobre eles. Segundo o testemunho acima, o derramamento do Espírito Santo é exemplificado como a vinda de um anjo, que ilumina a Terra toda com a sua glória. Um outro testemunho esclarece bem como se processa o derramamento da glória:

A chuva serôdia há de cair sobre o povo de Deus. Um poderoso anjo descerá do Céu, e toda a Terra se iluminará com a Sua glória. Estamos preparados para tomar parte na gloriosa obra do terceiro anjo? Review and Herald, 21 de abril de 1891. Meditação matinal de 14 de outubro, E Recebereis Poder, pág. 295.

O texto afirma que um anjo descerá do Céu e iluminará a Terra com a sua glória. Este anjo trará a glória de Deus que será outorgada aos Seus servos como cumprimento da Chuva Serôdia. Os testemunhos também nos colocam de maneira bem clara que é o anjo que traz a glória celestial para os servos de Deus por ocasião do cumprimento da promessa da Chuva Serôdia. Mas para sabermos quem é este anjo, precisamos primeiramente compreender a relação entre a Chuva Serôdia e o Selo do Deus vivo. Disto trataremos na próxima seção. -- Jairo Carvalho

Seqüência do Estudo:

Outros Estudos On-Line:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com