O Anjo da Chuva Serôdia 

 

3.2 Quem é o anjo que outorga a Chuva Serôdia aos adventistas fiéis?

Uma vez que vimos na seção anterior que a Chuva Serôdia é o próprio selo do Deus vivo, temos que o anjo que traz glória de Cristo aos Seus servos, em cumprimento da promessa do derramamento do Espírito, é o mesmo que possui o selo do Deus vivo. A análise de alguns textos da revelação nos indicará claramente quem é este anjo. Leiamos o texto abaixo:

O poderoso anjo é visto subindo do Oriente (ou nascente do Sol). O mais poderoso dos anjos tem na mão o selo do Deus vivo, ou dAquele que é o único que pode dar a vida, que pode gravar nas frontes o sinal ou inscrição, dizendo a quem será concedida a imortalidade, a vida eterna. É a voz desse mais elevado dos anjos que tem autoridade para ordenar aos quatro anjos que segurem os quatro ventos até que se realize esta obra, e até que ele ordene que os soltem. Testemunhos para Ministros, págs. 444, 445.

Segundo o texto, percebemos que o anjo que possui o selo do Deus vivo, ou seja, o anjo que possui a missão de outorgar a glória de Cristo aos Seus 144.000 servos fiéis na Terra, cumprindo a promessa do derramamento do Espírito por ocasião da Chuva Serôdia, e o mais elevado, o mais poderoso dos anjos. Outro texto da revelação nos indicará claramente quem é este anjo:

Na crise suprema, quando coração e alma se rompem sob o fardo do pecado, Gabriel é enviado para fortalecer o divino Sofredor, animando-O a prosseguir no caminho manchado de sangue. Signs of the Times, 9 de dezembro de 1897.

Nessa horrível crise, quando tudo estava em jogo, quando o misterioso cálice tremia nas mãos do Sofredor, abriu-se o Céu, surgiu uma luz por entre a tempestuosa treva da hora da crise, e o poderoso anjo que se acha na presença de Deus, ocupando a posição da qual Satanás caíra, veio para junto de Cristo. O anjo não veio para tomar-Lhe o cálice das mãos, mas para fortalecê-Lo a fim de que o bebesse, com a certeza do amor do Pai. ... A Verdade Sobre os Anjos, 195.

Pelo texto acima, concluímos que Gabriel é o anjo que possui o selo do Deus vivo. Portanto, Gabriel é o anjo que iluminará a Terra com a sua glória, predito em Apocalipse 18:1, outorgando aos 144.000 adventistas fiéis a glória de Cristo, em cumprimento da promessa do derramamento do Espírito por ocasião da Chuva Serôdia. Isto não nos surpreende, uma vez que já havíamos compreendido que ele é um dos anjos ungidos apresentados em Zacarias capítulo 4, responsável por trazer a glória de Cristo para os seres humanos que oram a Ele pedindo pelo Espírito Santo. Este processo da concessão do Espírito Santo Consolador, que é a glória de Deus, para o homem através da ação de Gabriel e do segundo anjo ungido apresentado em Zacarias 4, encontra-se explanado no material “O Espírito Santo, a Apostasia Ômega e a Chuva Serôdia”, que se encontra disponível no site www.adventistas.com.

Sendo o anjo que possui o selo do Deus vivo, é Gabriel o anjo mencionado em Apocalipse 7, que dá ordem aos 4 anjos que retém os 4 ventos para o continuem fazendo até que ele tenha terminado de selar os 144.000:

1 Depois disto, vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma.

2  Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,

3   dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.

4   Então, ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel:” Apocalipse 7:1-4

Os quatro ventos representam guerras, contendas, fomes e epidemias que hoje são misericordiosamente contidas por Deus através de quatro anjos leais comissionados para tal obra, para que não se alastrem sobre a Terra. Os testemunhos esclarecem bem isto:

"Pouco antes de entrarmos...[no tempo de angústia], todos nós recebemos o selo do Deus vivo. Então eu vi os quatro anjos deixarem de segurar os quatro ventos. E vi fomes, epidemias e espada, nação se levantando contra nação e o mundo inteiro em confusão." The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 968

"Só nos resta, por assim dizer, um pequeno instante. Mas, conquanto nação se esteja levantando contra nação e reino contra reino, não se desencadeou ainda um conflito geral. Ainda os quatro ventos sobre os quatro cantos da Terra estão sendo retidos até que os servos de Deus estejam assinalados na testa. Então as potências do mundo hão de mobilizar suas forças para a última grande batalha." Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 369.

Os versos 2 e 3 de Apocalipse 7 mencionam que Gabriel, subindo do nascente do sol” disse aos quatro anjos para que não danificassem a “Terra, nem o mar, nem as árvores” até que os servos de Deus fossem selados na fronte. O termo “sol” na Bíblia também é usado para representar a Cristo. O texto de Malaquias 4:2 afirma isto:

Mas para vós outros que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas; saireis e saltareis como bezerros soltos da estrebaria.

Neste texto, o profeta Malaquias, referindo-se à redenção dos justos por ocasião do grande Dia do Senhor, afirma que “nascerá o sol da justiça”, uma expressão figurativa que representa a presença de Cristo com os seus fiéis. A própria descrição de nosso Salvador Jesus Cristo, dada em Apocalipse, afirma que Seu rosto brilha como um Sol:

16  Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força.” Apocalipse 1:16

Com base nesse entendimento, percebemos que Apocalipse 7 retrata o anjo Gabriel saindo da presença de Cristo no Céu e vindo até aos quatros anjos que estão conservando seguros os quatro ventos da Terra, para a transmitir a ordem de seu Comandante de que segurassem os elementos de contenda até que os servos de Deus fossem selados na fronte.

O texto de Apocalipse 7:1 declara que os quatro anjos estavam segurando os “quatro ventos” para que não soprassem sobre a terra, sobre o mar, e nem sobre árvore alguma. Quando se menciona os elementos “terra” e “mar”, está seguramente se referindo à totalidade do planeta Terra, pois nosso planeta é constituído de águas (mar) e porções secas (terra). A Bíblia deixa isto claro ao mencionar a divisão que Deus efetuou no planeta Terra entre águas e terra:

9  Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim se fez.

10  À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom.” Gênesis 1:9,10

Como nos relata o texto de Gênesis acima, nosso planeta foi dividido em duas partes - Terra e Mares. Assim, quando o texto de Apocalipse afirma que os anjos estavam segurando os “quatro ventos”, ou guerras de todas as nações da terra, para que não soprassem nem sobre a “Terra” e nem sobre o “Mar”, ele está em verdade afirmando que os quatro anjos estão “segurando” as guerras para que não se espalhem sobre o mundo todo. Em outras palavras, segundo o entendimento das passagens bíblicas que até aqui analisamos, os quatro anjos estão impedindo que se deflagre uma guerra mundial. Tão logo estes anjos sejam soltos, uma contenta terrível, sem precedentes, será deflagrada em nosso planeta, envolvendo as nações dos quatro cantos da Terra.

O verso 1 de Apocalipse 7 também afirma que os anjos estão segurando os “quatro ventos” (guerra) para que não sopre sobre árvore alguma. O que representa o termo árvore? Salmos 1:1,3 nós dá a resposta: 

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. ...

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.

Segundo a Bíblia, o termo árvore representa o homem - ser humano. Os anjos de Apocalipse 7:1 estão segurando os “quatro ventos para que não soprem sobre a Terra nem sobre o Mar” ou seja, para que não se deflagre uma guerra de proporções mundiais, bem como para que “não soprem sobre árvore alguma”, ou seja, para que esta guerra não destrua os homens. Percebemos no verso 1 o amor de Deus ainda manifesto pela raça humana. Apesar de milênios de degradação pelo pecado, Deus em Seu imenso cuidado ainda comissiona anjos para que preservem a raça caída a fim de que ela não seja completamente destruída por Satanás.

 

3.3 - A linha do tempo entre a sacudidura e o selamento

Com base no entendimento em que chegamos até este ponto do estudo, podemos traçar uma linha de tempo, identificando os eventos estudados e posicionando-os no tempo:

Onde:

1. Início sacudidura na IASD pela introdução de falsas teorias, por volta de 1882;

2. Rejeição da mensagem de Waggoner e Jones (1888);

3. Panteísmo do Dr. Kellogs (1905);

4. Crença no Espírito Santo como Deus - Trindade (1931);

5. Crença na primeira vinda de Cristo em carne com natureza pré-lapsariana, e rejeição total do perfeccionismo, objetivo fim da mensagem de Waggoner e Jones de 1888 (1957);

6. Oficialização da crença na trindade; rejeição do ministério profético da Sra. White por Walter Rea; rejeição do sábado e da necessidade de obediência à lei por Robert Brinsmead (1980); e negação da doutrina do santuário por Desmond Ford (1980-1990);

7. Outros ventos de doutrina: onisciência aberta (Deus não conhece o futuro, apenas possibilidades), celebracionismo, carismatismo adventista, rejeição do sábado, apoio ao homossexualismo, idolatria na sede da AG, aproximação com Roma, papado já não é o anticristo, defesa do evolucionismo, etc. (1990-2000);

8. Ponto onde nos encontramos - 2003;

9. Lei Dominical Nacional - EUA;

10. Falsa Chuva Serôdia**;

11. Lei Dominical Mundial;

12. Chuva Serôdia / selamento dos 144.000 com o selo do Deus vivo.

Autor: Jairo Carvalho

* O entendimento de que há um intervalo de 75 dias entre a Lei Dominical nos EUA e a Chuva Serôdia é explicado e embasado no livro "Daniel 12, 1260, 1290 e 1335 dias", disponível para download ou aquisição no site www.adventistas.biz.

** A posição na linha do tempo da manifestação do falso Espírito é uma suposição pessoal do autor, e merece melhor investigação.

Seqüência do Estudo:

Outros Estudos On-Line:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com