É Jesus, o Cristo, Deus?
- 1ª Parte

 

Ao analisarmos biblicamente o tema Trindade, torna-se claro que não existe um terceiro "Deus". E através de um estudo histórico, vemos que essa doutrina vem do paganismo. Mas se não existem três deuses, existiriam "dois"? Por que a IASD insiste em ensinar que Jesus, o Cristo, é Deus? Porque para se chegar a três, é necessário que primeiro se tenham dois "Deuses"!

As versões bíblicas utilizadas aqui foram a Almeida Edição Revista a Atualizada no Brasil e A Bíblia de Jerusalém (Nova edição, revista). Os grifos e destaques são nossos.

 

À luz do que diz a Bíblia, Deus sempre teve uma mensagem especial e diferenciada a Seu povo, que o distinguia de todas as outras nações:

"Ouve ó Israel Yahweh teu Deus, é o único Yahweh". (Dt 6:4 BJ).

No hebraico escreve-se assim: SH'MÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU,ADONAI ECHÁD, cuja tradução literal é:

"OUVE ISRAEL, O SENHOR É O NOSSO D-US, O SENHOR É UM!

 

Abrimos um parêntese aqui para comentar a questão da palavra ECHÁD, que ao contrário do que muitos afirmam, inclusive por própria indução da IASD, (segundo o livreto Estudando Juntos, escrito por Mark Finley, "pastor trinitariano") seu significado literal é UM, e não UM DUPLO.

Ou seja o mesmo que o número UM em português.Você não conta UM como sendo UM DUAL ou DÚPLICE.

ECHÁD é um em hebraico, assim como SH’TÁIM é dois, SHALÔSH é três, ARBÁ é quatro, etc.

 

Com base neste ensinamento, o que temos de confessar perante o céu e perante os homens, segundo o Apóstolo inspirado pelo Espírito de Deus, a respeito de Cristo?

Vejamos I João 4:15 - Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

 

Em que consiste a vida eterna?

João 17:3 - E a vida eterna é esta: que Te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 3: 36 - Por isso quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.                                             

João 6: 40 - De fato a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

 

O próprio Cristo repetiu Deut. 6:4 e 5 para o escriba que lhe perguntou qual o principal de todos os mandamentos;

Marcos 12:29 - Respondeu Jesus: O principal é: Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor!

Verso 30 - Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.

E o que escriba respondeu?

Verso 32 - Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele;

Esta resposta está de acordo com Is. 45:5 e 6 - Eu sou Iahweh, e não há nenhum outro, fora de mim não há Deus; Embora não me conheças, eu te cinjo, a fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim, não há ninguém: eu sou Iahweh e não há nenhum outro! (BJ)

 

Is. 44:6 a 8 - Assim diz Iahweh, o rei de Israel, Iahweh dos Exércitos, o seu redentor: Eu sou o primeiro e o último, fora de mim não há Deus.

Quem é como eu? Que clame, que anuncie, que o declare na minha presença; desde que estabeleci um povo eterno, diga ele o que se passe, e anuncie o que deve acontecer.

Não vos apavoreis, não temais; não vo-lo dei a conhecer a muito tempo e não o anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Porventura existe um Deus fora de mim ? Não existe outra Rocha: eu não conheço nenhuma! (BJ)

 

Dois pontos a comentar:

1°- Em Apocalipse 1: 17 e 18, Jesus se identifica como o primeiro e o último, e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos.

Pode o Deus único e Todo Poderoso morrer? Segundo o apóstolo Paulo, NÃO!

Veja: I Tim. 1:17 - Assim, ao Rei eterno, IMORTAL, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém. 

I Tim. 6:13 a 16 - Exorto-te perante Deus, que preserva a vida de todas as cousas, e perante Cristo Jesus que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui IMORTALIDADE, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém.

 

2° - Cristo também é a Rocha?

Como Cristo se identificou em Mat. 21:42 a 44?

Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A PEDRA que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal PEDRA, angular; isto procede do Senhor, e é maravilhoso aos nossos olhos? Portanto vos digo que o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos. Todo o que cair sobre esta PEDRA ficará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó.

Quando lemos as citações "rocha de escândalo" ou "de tropeço" a Bíblia está se referindo a Cristo, e não à Rocha (Deus, o Pai) como lemos no VT em Deut.32:3, 4, 15, 18, 30, 31, etc. As quais se referem à fortaleza, poder...características de Deus o Pai sendo o segundo, outorgado a quem lhe apraz.

Destacamos os versículos 39 e 40 deste mesmo capítulo: "Vede agora que Eu sou, Eu somente, e mais nenhum Deus além de mim: eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão. Levanto a minha mão aos céus, e afirmo por minha vida eterna: Se eu afiar a minha espada reluzente, e a minha mão exercitar o juízo, tomarei vingança contra os meus adversários, e retribuirei os que me odeiam."

Is.45:22e23- Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro. Por mim mesmo tenho jurado; da minha boca saiu o que é justo, e a minha palavra não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo o joelho, e jurará toda língua.

Agora veja o contraste: Dan.12:7 - Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu, e jurou por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E quando se acabar a destruição do poder do povo santo estas cousas todas se cumprirão.

• Sabemos aqui que o homem vestido de linho, trata-se de Cristo.

Como Deus não tem nada maior do que Ele para jurar, jura por si mesmo, ao contrário de Cristo que jura por aquele que vive eternamente. Isto é o que diz em Hebreus cap.6 verso 13: Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo.

Em João 13:16, disse Cristo: Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.

Percebemos aqui, que Cristo reconhecia não ser maior ou igual em grau hierárquico à Deus o Pai.

• No livro de Isaías, Cristo é identificado como o Servo, o Justo, o Cordeiro. E o cumprimento de cada profecia do livro de Isaías, é citado no Novo Testamento.

• Is.42:1-7.............Mat.3:17, 17:5, 12:18-21, Jo.8:12 e Luc.7:18-22.

• Is.53:1-12...........Jo.12:37 e 38, Rom.10:16, Mat.8:17, I Pe.2:24 e 25, Jo.1:29, Apoc.5:6, I Ped.2:22 e Luc.22:37.

 

Qual a dúvida que Satanás lançou sobre Cristo no deserto?

Mat.4:3 - Então o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. (BJ)

Verso 6- E lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito: Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em nenhuma pedra. (BJ)

 

Qual a resposta de Cristo à Satanás quando este propôs trocar os reinos do mundo por sua adoração?

Mat.4:10- Então Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele darás culto. (Resposta de acordo com Deut. 6:13 e 10:20.)

 

Como os demônios reconheciam a Jesus?

Mc 1:24- Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!

Mc 3:11- Também os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e exclamavam: Tu és o Filho de Deus. 

Como os discípulos que acompanhavam Jesus o reconheciam?

Mt 14: 33 - E os que estavam no barco o adoraram, dizendo: Verdadeiramente és Filho de Deus!

Mt 16:13 a 17 - Indo Jesus para as bandas de Cesaréia de Felipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do homem? E eles responderam: uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne nem sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus.

Note também que no verso 20, Jesus advertiu os discípulos para que não dissessem a ninguém que ele era o Cristo.

Jo. 1:49 - Então exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és Rei de Israel!

Jo.11:25 a 27 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo.

Note que Marta  declara que crê ser Jesus o Cristo, o Filho de Deus, e não Deus!

Da mesma forma temos o testemunho de João Batista:

Jo. 1:32 a 34 - E João testemunhou dizendo: Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele. Eu não o conhecia; aquele, porém, que me enviou a batizar com água, me disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo. Pois eu de fato vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.

Como Pedro referiu-se a Cristo em seu discurso no Pentecoste?

At 2: 22- Varões israelitas, atendei estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós, com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis;

23- sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos;

24- ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.

36- Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo. (Houve quase três mil pessoas batizadas naquele dia!)

 

Observe a oração dos apóstolos após saírem da prisão:

At 4:24 - Ouvindo isto, unânimes levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há;

25 - que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de nosso pai Davi, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram cousas vãs?

26 - Levantaram-se os reis da terra e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido;

27 - porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e povos de Israel,

28 - para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram;

29 - agora, Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra,

30 - enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios, por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus.

Agora a resposta a esta oração:

31 - Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

Note que os apóstolos reconheciam a clara distinção entre Deus (O CRIADOR, SOBERANO E MANTENEDOR DO UNIVERSO) e seu Filho Jesus, e a expressavam em oração também.

 

Alguns afirmam ser Cristo o criador, e por este fato ser Deus.

O texto mais usado para corroborar isto é Col.1:15-17, mas note que este texto está dizendo que Jesus foi o instrumento que Deus o Pai, usou para criar o mundo.

Explicando de outra forma, temos que Cristo apenas realizou aquilo que Deus queria.

Queremos então, colocar para reflexão dos irmãos o Salmo 8, onde lemos o seguinte:

1 -  Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! pois expuseste nos céus a tua majestade.

2 - Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

3 - Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste,

4 - que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?

5 - Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus, e de glória e de honra o coroaste.

6 - Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão, e sob seus pés tudo lhe puseste;

Temos aqui o testemunho do salmista Davi, que deixa bem claro que Deus, o Pai, criou tudo e deu o domínio para seu filho Jesus. E observe que este texto foi usado pelo apóstolo Paulo na Epístola aos Hebreus, no cap. 2:6 e 7: "antes, alguém, em certo lugar, deu pleno testemunho, dizendo: Que é o homem que dele te lembres? ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]".

Nos versos seguintes o mesmo apóstolo dá a explicação dos versos anteriores. 

Verso 8 - Todas as cousas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as cousas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as cousas a ele sujeitas;

Verso 9 - vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo o homem.

Verso 10 - Porque convinha que aquele, por cuja a causa e por quem todas as cousas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse por meio de sofrimentos o Autor da salvação deles. (Ler também Ap. 4 : 11, a respeito do termo "por causa".)

Sabemos que Cristo estava na criação do mundo com o Pai, inclusive na criação do homem quando Deus o Pai disse:

Gn 1:26- Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.

Gn 1:27- Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Vemos aqui que não foram deuses, ou Cristo, o Criador, e, sim, Deus.

Desta forma notamos também que a 1a.mensagem angélica não manda adorarmos 2 Deuses: (Deus Pai e Deus Filho.) 

Ap  14:6- "Temei a Deus e tributai-lhe glória, pois chegou a hora do seu julgamento; adorai aquele que fez o céu e a terra, o mar e as fontes." (BJ)

O Criador ao qual se refere o texto de Apocalipse, é o Pai, o mesmo de Isaías 45:12.

"Eu fiz a terra, e criei nela o homem; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens."

Repare ainda que não existe a preposição "e'' (referindo-se à Ap 14:67) nesta tradução reconhecida no meio escatológico como uma das mais fiéis ao texto original.

É claro que devemos adorar a Cristo, mas como Senhor e não como Deus! "Porque há um só Deus, o Pai e um só senhor Jesus Cristo".  I Co 8:6.

E este "Senhor" não é o SENHOR do AT que é a tradução do tetragrama YHWH,  pois Jesus chama-se Yeshua. E as traduções que alteraram o tetragrma YHWH, acabaram abrindo uma imensa porta para que se afirmasse ser o "Senhor" do NT, o mesmo Senhor do AT.

 

Outro texto usado para provar que Cristo é Deus, está em Hb 1:8 que diz: "Mas, acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre."

Este  texto está escrito no VT no livro de Sl 45:7 e diz: "Teu trono é de Deus, para sempre e eternamente!" (BJ)

O trono onde Cristo está à destra, é de Deus o Pai. (Ap 3:21; Cl 3:1; Hb 8:1).

E somente esta tradução faz sentido para a continuidade do texto que está no versículo 9 de Hebreus:

Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros.

 

No primeiro capítulo do evangelho de João no verso 18 lemos o seguinte: Ninguém jamais viu a Deus: o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.

Vejam agora, a tradução da Bíblia de Jerusalém do mesmo texto: Ninguém jamais viu a Deus: o Filho único, que está voltado para o seio do Pai, este o deu a conhecer.

Vejamos o entendimento do apóstolo Paulo na epístola enviada aos Efésios capítulo 1:

15 - Por isso também eu, tenho ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus, e o amor para com todos os santos,

16 - não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações,

17 - para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele,

18 - iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos,

19 - e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

20 - o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,

21 - acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro.

22 - E pôs todas as coisas debaixo dos seus pés  e, para ser o cabeça sobre todas as cousas, o deu à igreja,

23 - a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as cousas.

 

Também, em sua primeira epístola  aos coríntios, capítulo 11 verso 3, Paulo enfatiza,  que apesar de Cristo, ser o cabeça sobre todas as coisas, inclusive da igreja, Deus é o cabeça de Cristo.

O entendimento de Paulo é de que Cristo não é Deus e, sim, que tem a Deus, o Pai, como superior a si e como o que deu-lhe domínio sobre tudo!

 

Outro texto que nos deixa bem claro a submissão de Cristo ao Deus e Pai e que ele não é Deus, está em I Co 15:24-28.

Verso 24- E então virá o fim, quando ele entregar o reino ao Deus e Pai, quando houver destruído todo principado, bem como toda potestade e poder.

Verso 25- Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos seus pés.

Verso 26- O último inimigo a ser destruído é a morte.

Verso 27- Porque todas as cousas sujeitou debaixo dos seus pés. E quando diz que todas as cousas lhe estão sujeitas, certamente exclui aquele que tudo lhe subordinou.

Verso 28- Quando, porém, todas as cousas lhe estiverem sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as cousas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.

Se Cristo fosse Deus, não necessitaria que lhe sujeitassem todas as coisas e ainda assim não poderia ter um ser que não se sujeitasse à ele.

 

Bem, sendo Deus o Pai, rei eternamente qual seria a posição de Cristo na nova terra?

Ez 34:23 e 24 - Suscitarei para elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor. Eu, o Senhor, lhes serei  por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu o Senhor o disse.

Ez 37:24 e 25 - O meu servo Davi reinará sobre eles; todos eles terão um só pastor, andarão nos meus juízos, guardarão os meus estatutos e os observarão. Habitarão na terra que dei a meu servo Jacó, na qual vossos pais habitaram; habitarão nela, eles e seus filhos e os filhos de seus filhos, para sempre; e Davi, meu servo, será seu príncipe eternamente.

At 5:31 - Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de  conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados.

Na terra, o herdeiro do Rei é o Príncipe, e só passará a reinar com a morte do Rei; mas como Deus é IMORTAL, Cristo é príncipe eternamente.

Além de Cristo ser príncipe eternamente, ele também será Sumo Sacerdote eternamente.

Hb 5:4 - Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.

Verso 5 - Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei;

Verso 6 - como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.( Sl 110:4 )

Verso 7 - Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua piedade,

Verso 8 - embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas cousas que sofreu

Verso 9 - e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem,

Verso 10 - tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

 

Também concordamos que em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade Cl 2:9, por ser ele Filho de Deus, mas isto não faz dele Deus.

Jo 10:30 - Eu e o pai somos um.

Cristo reconhecia que o "poder" não vinha dele mesmo, e que se não estivesse no Pai nada faria.

Jo 5:19 - Então lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz.

Jo 5:30 - Eu nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é justo porque não procuro a minha própria vontade, e, sim, a daquele que me enviou.

Jo 14:10 - Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai que permanece em mim, faz as suas obras.

 

Os nomes de Cristo:

Isaías 9:6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros ; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

Mt 1:23- Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).

Os nomes aqui são títulos que expressam a divindade que Cristo tem, que é do Todo-poderoso.

Cristo estava representando e reivindicando o caráter de Deus o Pai, e para isto recebeu dEle autoridade. Era seu enviado, Seu representante, e por isto habitava nele corporalmente toda a plenitude da divindade concedida pelo Pai, ou seja, tudo que seu corpo poderia suportar do poder imensurável do Pai.

Fp 2:9- Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome,

10 - para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,

11 - e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Mt 9:6 - Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a  terra autoridade para perdoar pecados - disse então ao paralítico: Levanta-te toma o teu leito e vai para tua casa

Jo 5:26 e 27 - Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. E lhe deu autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

Jo 10:17 e 18 - Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

Mt 11:27- Tudo me foi entregue por meu Pai.

Até mesmo o "senhorio", Cristo recebeu do Pai!

At 2:36 - Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus que vós crucificaste, Deus o fez Senhor e Cristo.

 

Neste contexto de representatividade destacamos os seguintes textos:

Jo 14:9 - Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim, vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?

Cristo estava dizendo ser ele Deus? De forma alguma, mas como nele a plenitude da divindade está presente, o que podia ser manifestado ao homem da parte de Deus estava diante dos discípulos na sua pessoa.

II Co 5:19 - a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

É importante considerarmos a submissão hierárquica de Cristo com o Pai reconhecida por ele:

Jo 14:28 - Ouviste que eu vos disse: Vou e volto para junto de vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.

Jo 14:31- contudo, assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

Esta submissão não se refere apenas à vida humana de Cristo, pois ela existe e continuará a existir na eternidade conforme vimos anteriormente no texto de I Co 15:24 a 28.

 

Excessões

Quanto a algumas poucas passagens que citam Cristo como Deus, (Jo 1:1; Jo 20:28; Rm 9:5; Tt 2:13, Hb 1:8.), vimos que pela representatividade os apóstolos podem chamá-lo de Deus, por Cristo ser 100% o representante de Deus na terra; ou seja, tudo o que eles poderiam conhecer de forma pessoal do Deus único, estava em Cristo, sendo que eles possuíam a total consciência de não ser Cristo o Deus Todo-poderoso.

Semelhantemente a isto, temos o caso de Moisés, que também foi chamado de Deus (Elohim) em Êx 4:16, e isto não fazia dele o Deus Todo-poderoso, e sim o seu representante.

 

O que diz a Dra. White?

Não usamos aqui textos da irmã Ellen White aceitando seu próprio conselho, quando disse ser apenas uma luz menor, apontando para a maior, que é a Bíblia.

"Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos últimos dias; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica". M. E. Vol. III, pág. 29.

"Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas".  O Grande Conflito, Capítulo Nossa Única Salvaguarda, pág. 594/596.

"Estou de pleno acordo convosco quando apresentais a Bíblia, e a Bíblia tão somente, como fundamento de nossa fé." M. E. Vol. II, pág.85.

 

Conclusão 

Desejamos humildemente que este estudo, que Deus nos dirigiu a fazer, não seja motivo de divisão, mas que através dele seja despertado o interesse nos demais irmãos para que orem, estudem e meditem sobre este assunto tão importante para o tempo do fim. E, então, movidos pelo poder do Eterno, façamos soar a última mensagem de advertência a este mundo, proclamando que HÁ UM SÓ DEUS.

I Jo 2:22 - Quem é o mentiroso senão aquele que nega que Jesus é Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho.

23 - Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.

24 - Permaneça em vós o que ouviste desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai.

25 - E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.

26 - Isto que vos acabo de escrever é acerca dos que vos procuram enganar.

Ao Deus único e a seu Filho honra e glória eternamente. Amém! -- Irmão Rodrigo Oliveira e irmã Lucimara, leigos de Wenceslau Braz, PR.

Nota: Assim que disponibilizarmos o complemento deste material, estaremos enviando aos irmãos.


YAHWEH ou ADONAI? UM ou ÚNICO?

Shalôm, Robson!! 

Estou escrevendo este e-mail para colaborar com os irmãos Rodrigo Oliveira e Lucimara, deWenceslau Braz – PR; mas colaborar não quer dizer concordar com o que eles escreveram.

Abaixo estou destacando apenas os parágrafos iniciais, onde eles fundamentam o estudo sobre o Deus único.

"Ouve ó Israel Yahweh teu Deus, é o único Yahweh". (Dt 6:4 BJ).

Essa tradução acima, da Bíblia de Jerusalém, não está correta: A tradução correta é: Ouve Israel, YAHWEH nosso Deus, YAHWEH é UM.

Por que devemos traduzir a palavra ECHAD por UM e não por ÚNICO? Esta palavra é a mesma que foi utilizada por Moisés em Gen. 1:5, falando da unidade da noite com o dia. “Houve tarde e manhã, o primeiro dia”. (ARA).

Essa mesma palavra foi utilizada em Gên. 2:24, pra falar da unidade entre Adão e Eva, ou seja, entre o homem e sua esposa. “Por isso deixará o homem pai e mãe, e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. (ARA).

Existem outras passagens que poderiam ser utilizadas pra identificarmos uma Unidade, por meio da palavra ECHAD.

Já no que diz respeito a palavra YACHID, ÚNICO, temos a passagem referente a Abraão e Isaque. Gen. 22:2: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei”.

Nos versos 12 e 16, encontramos novamente a repetição da palavra YACHID.

Neste momento da história, Isaque de fato era o único filho de Abraão porque Ismael já havia sido mandado embora com a mãe dele.

Depois, os irmãos de Wenceslau Braz escreveram:

No hebraico escreve-se assim: SH'MÁ YISRAEL, ADONAI ELOHÊINU,ADONAI ECHÁD, cuja tradução literal é:

"OUVE ISRAEL, O SENHOR É O NOSSO D-US, O SENHOR É UM!

Infelizmente, este é outro equivoco. Na Língua Hebraica não se escreve como foi afirmado acima. O que ocorre, é que por tradição, para evitar traduzir o nome sagrado do Eterno, os judeus na tradução utilizam o nome ADONAI, no lugar das letras que correspondem a YHWH. ADONAI significa: Meu Senhor. Mas ADONAI na Escritura Sagrada é utilizado para o Filho.

Então, a tradução de Deut. 6:4. é: “Ouve Israel, YAHWEH nosso D-us, YAHWEH é um”.

Abaixo os irmãos fizeram o seguinte comentário:

“Abrimos um parêntese aqui para comentar a questão da palavra ECHÁD, que ao contrário do que muitos afirmam, inclusive por própria indução da IASD, (segundo o livreto Estudando Juntos, escrito por Mark Finley, "pastor trinitariano") seu significado literal é UM, e não UM DUPLO.

Ou seja o mesmo que o número UM em português.Você não conta UM como sendo UM DUAL ou DÚPLICE.

ECHÁD é um em hebraico, assim como SH’TÁIM é dois, SHALÔSH é três, ARBÁ é quatro, etc.”

Esse comentário acima foi feito tendo por base apenas o numeral UM (01) isoladamente. Sem analisar as outras ocorrências com o sentido de unidade como foram apresentados os versos de Gen. 1:5 e 2:24. Além do mais, a palavra ECHAD também é utilizada como um ADJETIVO.

Portanto, Deut. 6:4, como está escrito e pelo contexto, defende uma unidade entre o Pai e o Filho. Porque em várias passagens da Escritura Sagrada o Filho é chamado de “YAHWEH dos Exércitos” (Isaías 6:3 e 5; Mal. 3:1) “”YAHWEH Justiça Nossa” (Jer. 23:5-6). E o próprio Mesias declarou: “Eu e o Pai somos UM”. (João 10:30).

Os textos apresentados abaixo são da Almeida Versão Revisada - AVR. Eles estão sendo apresentados para que sejam analisados juntamente com a tradução da TRADIÇÃO judaica, no que diz respeito a Deut. 6:4. Por estes versos apresentados abaixo, o leitor perceberá claramente que ADONAI é o Filho e não o Pai.

“Disse YAHWEH a ADONAI. Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés”. (Salmo 110:1).

“Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os Jesus, dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi. Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse YAHWEH (Senhor) a ADONAI: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?”. (Mat. 22:41-45).

“No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi ADONAI assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo”. (Isaías 6:1 – Cf. João 12:39-41).

 

“Eis que eu envio o meu mensageiro, e ele há de preparar o caminho diante de mim; e de repente virá ao seu templo ADONAI, a quem vós buscais, e o anjo do pacto, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz YAHWEH dos exércitos”. (Mal. 3:1).

 

Espero que contribua para o entendimento do estudo sobre o ÚNICO Elohym. O Pai, em relação ao Filho é Único em vários sentidos; mas não necessariamente ao significado da palavra Elohym ou Yahweh. Porque o próprio Pai declarou que o Seu nome está no Seu Amado Filho. – josielteli@hotmail.com


Assim Diz o Senhor?

Caro irmão,

Que a graça de Cristo Jesus esteja contigo.

Ao estudarmos o tema da Divindade, o argumento muitas vezes utilizado por muitos de nós para combater a idéia equivocada de que o Espírito Santo é um Deus é o de que não há um texto bíblico que nos diga claramente que "O Espírito Santo é Deus", e as doutrinas devem ser provadas por um claro "Assim diz o Senhor". Este tem sido um argumento concludente para que muitas pessoas tomem posição ao lado da verdade de que não existe uma trindade.

Muitos nós dizemos: as doutrinas devem ser provadas por um claro "assim diz o Senhor", e não um "assim diz o Senhor" mas o texto não significa exatamente isto; ou, "assim diz o Senhor", logo, há uma evidência de uma verdade implícita aqui. Contra esta espécie de argumentação temos com a graça de Cristo Jesus lutado por anos a fim de que a verdade do Deus Criador seja estabelecida.

Aprendemos que, em questões de doutrina, aceitamos o "assim diz o Senhor" exatamente da forma que o Senhor diz, sem a inclusão de quaisquer entendimentos adicionais não explicitados claramente no texto. Isto o fazemos para combater raciocínios da espécie: o espírito santo geme, logo é uma pessoa e é um Deus; ou: "no texto de Atos 20:28 que afirma que o Espírito Santo comprou a igreja com seu próprio sangue, há uma verdade implícita e aceita pelos teólogos de que estão mencionados os três, Pai, Filho e espírito santo no texto."

Aprendemos que raciocínios como este, ainda que aparentemente lógicos são nada mais que falácias, teorias que não correspondem à verdade revelada na Palavra de Deus.

Somado a isto, em nossa experiência aprendemos que crer em uma trindade criadora significa passar por alto, desconsiderar, os testemunhos claros dados sobre o relato da criação que afirmam: "disse Deus ao Seu Filho, Façamos o homem a nossa imagem" (PE 135, PP33-36, HR(11-19).

Com esta experiência passada, aprendemos como grupo, guiados por Deus, a não afirmar que o "assim diz o Senhor" não é bem o que o Senhor quis dizer, mas significa outra coisa com base em outros textos, uma vez que se assim o fizermos teremos que aceitar as falácias dos teólogos defensores da trindade. Deparo-me então com o texto:

"Quanto a algumas poucas passagens que citam Cristo como Deus, (Jo 1:1; Jo 20:28; Rm 9:5; Tt 2:13, Hb 1:8.), vimos que pela representatividade os apóstolos podem chamá-lo de Deus, por Cristo ser 100% o representante de Deus na terra; ou seja, tudo o que eles poderiam conhecer de forma pessoal do Deus único, estava em Cristo, sendo que eles possuíam a total consciência de não ser Cristo o Deus Todo-poderoso." (ênfase suprida)

Utilizemos a mesma argumentação que nos fez desviar-nos da crença em uma trindade, posto que esta não é bíblica, e consideremos o texto acima. O que nos diz Tito 2:13?

"aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus" Tito 2:13

A pergunta referente ao texto acima é: qual é o "assim diz o Senhor"? Como disse Cristo ao judeu: como lês?

Quem escreveu a epístola de Tito? Quem era ele? Para que ele escreveu esta epístola?

"Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade" Tito 1:1

Consideremos agora João 1:1,2:

"No princípio era o Verbo,e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez."João 1:1-3

A parte do ponto em controvérsia, é ponto comum que o texto acima afirma que o Verbo, Cristo Jesus, foi o Criador de tudo o que se fez, pois assim diz o Senhor: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez.". Segundo o texto, todas as coisas foram feitas por meio de Cristo, e sem Ele, nada do que foi feito se fez. Agora compare isto com as palavras do apóstolo Paulo:

"pois tudo que Deus criou é bom," I Timóteo 4:4. A Palavra diz que nada foi criado sem Cristo, e Paulo afirma "tudo o que Deus criou". Coloca a Cristo como criador e como Deus.

Ainda mais um texto escrito pelo apóstolo João, inspirado por Deus:

"Ninguém, jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai é que o revelou." João 1:18

O texto acima, é um "assim diz o Senhor". Menciona Deus, e o Deus unigênito, que está no seio do Pai. Um é Deus; o outro é o Deus unigênito, que está no seio de Deus. Quem é este "Deus unigênito, que está no seio do Pai", expresso no texto?

"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai." João 1:14

Vejamos agora o que Deus o Pai testifica a respeito do Filho - e o testemunho do Pai é verdadeiro:

"Pois a qual dos anjos disse jamais:

Tu és meu Filho, Eu hoje te gerei? (note que o apóstolo menciona palavras proferidas pelo próprio Deus o Pai)

E outra vez:

Eu lhe serei Pai e Ele me será Filho?" Hebreus 1:5, 6

Note agora as palavras proferidas por Deus o Pai, mencionadas por Paulo na seqüência do texto:

"Ainda, quanto aos anjos, diz:
Aquele que a seus anjos faz ventos, e a seus ministros, labareda de fogo;
mas acerca do Filho:
O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre.
" Hebreus 1:7, 8

Perceba que não é o apóstolo que chama a Cristo de Deus neste texto. Cita que estas são palavras do próprio Deus, o Pai. O próprio Pai testifica que Seu Filho é Deus. Seu testemunho é verdadeiro e não pode ser mal interpretado.

Sabemos que Cristo era quem falava Moisés (Êx. 3:14, 15; Jo. 8:24, 28, 56-58). Vejamos o que Ele testifica a respeito de Si mesmo:

"Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão" Êxodo 20:2

"E o clangor da trombeta ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia no trovão." Êxodo 20:19 Quem era este aqui denominado "Deus"?

Veja o testemunho de Jesus a respeito de Si mesmo no livro de Apocalipse:

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho." Apocalipse 21:6, 7

"O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer." Apocalipse 22:6

Que é este Senhor que enviou o seu anjo? "Revelação de Jesus Cristo, ... e que Ele, enviando por intermédio de Seu anjo, notificou ao seu servo João." Apocalipse 1:1. Segundo o Apocalipse, á Cristo o Deus dos espíritos dos profetas.

Finalmente, perguntamos, é Jesus Cristo o Senhor Deus Todo Poderoso?

"Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo Poderoso." Apocalipse 1:8

É então verdadeira a afirmação de que os apóstolos teriam a consciência de não ser Cristo o Todo Poderoso? De acordo com o "assim diz o Senhor", não.

Deus nos ensina da forma mais simples, de modo que até mesmo uma criança possa entender. Cada um de nós foi gerado por nosso pai terrestre. Qual era a natureza de nosso pai? O que ele é? Um ser humano. Por conseqüência, o que nós somos? Também somos seres humanos, tal como nossos pais. Deus se revela através da natureza. Ele afirma que Cristo Jesus é Seu Filho. Como um filho nasce do pai? Nossa resposta natural, baseada no que conhecemos de nós mesmos é: um filho é gerado a partir do pai. Pois assim o foi com Cristo. Cristo foi gerado a partir do pai.

Uma segunda pergunta é: É Cristo Deus? Olhemos para a natureza. Assim como um filho de um pai humano é um ser humano, um Filho de um Deus é um Deus. Chegamos a esta conclusão por um comparativo simples. Assim, mesmo para os que não saibam sequer ler para constatar a verdade na Palavra de Deus, contatam-na na natureza. As coisas de Deus são simples. É o homem que as complica.

Que Deus abençoe a todos,

Jairo Carvalho

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com