"Roupa Suja se Lava em Casa!"

Contar eu não contei, mas diria que já li essa frase aí de cima trocentas vezes em e-mails que nos chegam, pedindo para maneirar nas denúncias contra a Administração. E não é que professor do Salt-IAE, Campus 2, José Carlos Ramos, repete o mesmo argumento na Revista Adventista deste mês de maio?

É espalhando "roupas sujas" que deveriam ser "lavadas em casa", e "só em casa", que estes que fazem denúncia querem consertar a Igreja? (Pág. 10.)

Não fui seu aluno na graduação do Salt, Prof. Zé Carlos, mas, sinceramente, esperava mais do senhor! Um homem que aparenta tanto conhecimento bíblico usar um chavãozinho surrado desse para tentar preservar a reputação dos seus chefes? Dizer que roupa suja se lava em casa é conversa de marido muquirana que não quer gastar com lavanderia! É conversa de gente que vive de aparência e não quer que os outros saibam a verdade sobre o que acontece depois que as visitas vão embora. 

Esse aí é o argumento usado por maridos violentos para tentar impedir que sejam denunciados à polícia. São corajosos para agredir e espancar a mulher e os filhos, mas covardes para assumir sua culpa diante da autoridade. Os administradores corruptos agem da mesma forma. Aprontam, aprontam, no interior do escritório, mas não querem que o assunto vaze para manter as aparências. 

"Infelizes de vocês, professores da Lei e fariseus, hipócritas! Pois vocês são como túmulos pintados de branco, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de podridão." - Mateus 23:27.

Já disse que não fui seu aluno no IAE, mas fui um bom aluno de Teologia, professor. Aliás, se notas valem alguma coisa, fui o melhor da minha turma por aí. Se tiver interesse, dê uma procurada no histórico escolar de Ermelino Robson Lima Ramos, formando de 1985 no IAE Velho. Mesmo assim, posso ter esquecido de muita coisa que aprendi por aí. Declinações do grego, com o professor Pedro Apolinário, por exemplo. Mas, tenha certeza, continuo crendo de todo o coração que a mensagem bíblica tem ainda grande relevância para os nossos dias. E é essa a motivação deste trabalho na Internet. Eu o comparo a um vento forte, chuva pesada, chuva de pedra, que destrói paredes caiadas.

"Os profetas enganam o meu povo, dizendo que tudo vai bem, quando tudo vai mal! O meu povo construiu uma parede de tijolos soltos, e os profetas vieram e a rebocaram. Diga a essa gente que a parede vai cair. Vou mandar chuva pesada e também chuva de pedra; e um vento forte soprará contra ela. A parede cairá, e todos perguntarão a vocês de que adiantou rebocá-la. Portanto, o que o Senhor Eterno diz é isto: - No meu furor, mandarei um vento forte, chuva pesada e chuva de pedra para destruir essa parede. Derrubarei a parede que eles rebocaram, e a jogarei no chão, e deixarei que os alicerces fiquem aparecendo. Quando a parede cair, vocês morrerão debaixo dela. Então todos ficarão sabendo que eu sou o Eterno. A parede e os que a rebocaram sentirão a força da minha ira. Então direi a vocês: 'A parede não existe mais, nem aqueles que a rebocaram, isto é, não existem mais os profetas que afirmaram em Jerusalém que tudo ia bem, quando tudo ia mal.' Eu, o Senhor Eterno, falei." - Ezequiel 13:10-15.

Confesso que me esqueci de perguntar aos professores de teologia se era permitido aplicar a Bíblia à minha própria vida e ousei pensar que nela falasse Deus também comigo:

"E disse: - Homem mortal, arrebente esta parede. Arrebentei a parede e encontrei uma porta. Então ele me disse: - Entre e veja as coisas imorais e vergonhosas que estão fazendo aí dentro. Entrei e olhei... Aí Deus me perguntou: - Homem mortal, você está vendo o que os líderes israelitas estão fazendo em segredo? ...A desculpa deles é esta: "O Deus Eterno não está vendo. Ele abandonou o país." Depois, Deus me disse o seguinte: - Você verá esses líderes fazendo coisas ainda mais vergonhosas do que isso. ...Naquele momento, seis homens vieram do Templo, do portão externo que fica ao norte, e cada um carregava uma arma mortal. Com eles estava um homem vestido com uma roupa de linho, que carregava material de escrever. Todos eles vieram e ficaram ao lado do altar de bronze. ...E o Deus Eterno gritou para o homem vestido com a roupa de linho:  - Vá por toda a cidade de Jerusalém e faça um sinal na testa de todas as pessoas que sofrem e se aborrecem por causa de todas as coisas vergonhosas que estão sendo feitas na cidade. E ouvi o Eterno dizer aos outros homens: - Vão atrás dele pela cidade e matem todos. Não deixem escapar ninguém; não tenham dó de ninguém. Matem os velhos, os moços, as moças, as mães e as crianças. Mas não toquem em quem tiver o sinal na testa. Comecem aqui no meu Templo. Aí eles começaram a matar os líderes que estavam ali na frente do Templo. ...Então o homem que vestia a roupa de linho e carregava material de escrever voltou e contou tudo ao Eterno. E disse: - Fiz tudo como mandaste." Ezequiel 8:7 a 9:11. Convém ler o texto todo na Bíblia.

Clique aqui e veja o que diz a Sra. White sobre este trecho de Ezequiel e sobre o nosso dever de reprovar o pecado.

Para dizer a verdade, Dr. Zé Carlos, senti-me honrado, imaginando que seu artigo "Sinagoga de Satanás" refere-se também a este site, embora não o cite diretamente:

"Nenhum aluno é mais importante do que o seu professor, e nenhum empregado é mais importante do que o seu patrão. Portanto, o aluno deve ficar satisfeito em ser como o seu professor, e o empregado, em ser como o seu patrão. Se o chefe da família é chamado de Belzebu, então as pessoas dessa família serão xingadas de nomes piores ainda. Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido. O que estou dizendo a vocês na escuridão repitam na luz do dia. E o que vocês ouviram em segredo anunciem abertamente. - Mateus 10:24-27.

O problema não é onde lavar a roupa suja, mas por que tanta roupa suja?, professor. Quer dizer, não estamos falando de simples roupas sujas. Referimo-nos a andrajos piores que "trapos de imundície" que jamais conseguiremos lavar em casa. 

"'Lavem-se e purifiquem-se! Não quero mais ver as suas maldades! Parem de fazer o que é mau e aprendam a fazer o que é bom. Tratem os outros com justiça; socorram os que são explorados, defendam os direitos dos órfãos e protejam as viúvas.' O Deus Eterno diz: 'Venham cá, vamos discutir este assunto. Os seus pecados os deixaram manchados de vermelho, manchados de vermelho escuro; mas eu os lavarei, e vocês ficarão brancos como a neve, brancos como a lã. Se forem humildes e me obedecerem, vocês comerão das coisas boas que a terra produz. Mas, se forem rebeldes e desobedientes, serão mortos na guerra. Eu, o Deus Eterno, falei.'" - Isaías 1:16-20.

A promessa acima continua válida, claro. Mas acabo de me lembrar de um detalhe muito importante. Laodicéia não tem roupas! Está nua, imaginando-se vestida como uma rainha. Por isso, a Testemunha Fiel e Verdadeira sugere:

"Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestirem e cobrirem a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver. Eu corrijo e castigo todos os que amo. Portanto, levem as coisas a sério e se arrependam. Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos. Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem ao lado do meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado ao lado do trono do meu Pai. Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz às igrejas."  - Apocalipse 3:18-22.

(Continua)

Veja também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com