DÍZIMO ASD
Tudo Começou com a "Contribuição Sistemática"

Em 1859, os principais irmãos entre os adventistas que observavam o sábado viram a necessidade de um plano sistemático para sustentar a obra de Deus, e de um congresso em que foi estudado este assunto provieram estas recomendações:

"1. Que cada irmão, dos dezoito aos sessenta anos de idade, ponha de parte, no primeiro dia de cada semana, de cinco a vinte e cinco centavos de dólar.

"2. Que cada irmã, dos dezoito aos sessenta anos de idade, ponha de parte, no primeiro dia de cada semana, de dois a dez centavos de dólar.

"3. Além disso, que cada irmão e cada irmã ponha de parte, no primeiro dia de cada semana, de um a cinco centavos para cada cem dólares de propriedade que possuem." - Review and Herald, 3 de fevereiro de 1859, pág. 84. Adotado pela Associação Geral, em 4 de junho de 1859.

Como esclarecimento adicional sobre o terceiro ponto, Tiago White explicou no Good Samaritan de janeiro de 1861:

"Propomos que os amigos dêem o dízimo ou a décima parte de sua renda, orçando essa renda em dez por cento do que possuem."

Na Review and Herald de 9 de abril de 1861, Tiago White explicou como os irmãos em Michigan aplicavam isso.

"Eles consideram o uso de sua propriedade como equivalente a dinheiro a dez por cento. Estes dez por cento são por eles considerados como o lucro de sua propriedade. O dízimo disso seria um por cento, e corresponderia aproximadamente a dois centavos por semana para cada cem dólares, que os nossos irmãos, por conveniência, são unânimes em pôr de parte."

Assim a contribuição sistemática incorporou as ofertas voluntárias e um dízimo calculado sobre o que seria considerado uma renda justa do uso da propriedade. 

Em 1876, reconheceu-se que o método de calcular o dízimo consistia realmente em determinar um décimo da renda individual proveniente de qualquer fonte, e isso resultou num conceito que abrangeria um número muito maior do que os que eram donos de propriedades. 

Um folheto intitulado: "Doação Sistemática ou o Plano Bíblico de Sustento do Ministério", publicado em 1878, pela Associação de Publicações Adventistas do Sétimo Dia, expõe a questão concisamente, em forma de pergunta e resposta:

"- Quanto devo dar para o sustento do evangelho?

"- Depois de examinar meticulosamente o assunto, sob todos os aspectos, respondemos: a décima parte de toda a nossa renda." -- Nota explicativa contida no CD-Rom das 51 Obras em Português da Sra. White.

Leia mais sobre o assunto:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com