28 Questões para Reflexão Sobre a Divindade Antes de prosseguir com o assunto já tratado aqui em sete partes (sobre o Deus Altíssimo), gostaria de levar o estimado leitor as seguintes reflexões. Procure respostas bíblicas para cada questão antes de passar para a próxima: 1) Quem é Deus? 2) O que Ele é capaz de fazer? 3) O que diferencia Deus de outros “deuses”? 4) São as características de onipotência, a onisciência e a onipresença que diferenciam Deus dos outros “deuses”? 5) Deus pode ser limitado em alguma coisa, tempo e espaço, por exemplo? 6) Pode um Deus habitar dentro de outro Deus? 7) E se pode, qual objetivo disso? 8) Quem habita dentro de nós: Deus ou o poder de Deus? 9) Caso Deus habite dentro de nós: Deus seria humanizado ou a humanidade seria divinizada? 10) Jesus (Aquele que comeu lentilha, peixes, pão e outros alimentos) era:
11) Jesus era:
12) Poderia Deus, deixar de ser Deus? 13) Quem morreu na cruz:
14) Se Jesus era de fato Deus, então, teria Deus morrido na Cruz? 15) E se só a parte humana de Jesus morreu, onde ficou a parte divina (Deus)? 16) Quem ressuscitou a Jesus:
17) A Bíblia afirma que Jesus foi gerado do Espírito Santo e em toda Sua vida viveu cheio do Espírito Santo, então a pergunta é: Se Ele era Deus, qual a necessidade ou razão dEle precisar de “outro Deus” habitando dentro dEle? 18) Jesus era ou não era Deus o suficiente para Si mesmo? Por que precisava (ou dependia) de “outro Deus” para poder ajudá-lo em Sua missão na terra? 19) E depois de Sua ascensão aos Céus, Ele continua dependendo do Espírito Santo: Sim ou Não? 20) Hoje, Jesus é ou não é limitado, devido a Sua condição humana? 21) O que diz Ellen White da limitação de Jesus? E se Ele é limitado, poderia continuar sendo Deus mesmo assim? 22) E quanto ao Pai, Ele precisa (depende) do Espírito Santo, tanto quanto Jesus precisa (depende)? 23) O Pai é mais poderoso ou menos poderoso que o Espírito Santo? 24) O Espírito Santo é:
25) Deus, O Pai, é Espírito (S.João 4:24) ou tem Espírito? (Apoc.4:5)? 26) No plano da salvação observamos Deus em Cristo reconciliando o mundo, isto é, o grande sacrifício feito pelo Pai e filho em prol da humanidade, mas o que pode se dizer do Espírito Santo, qual foi seu sacrifício? 27) O livro do Apocalipse encerra a história terrestre apresentando o triunfo de Deus sobre o pecado. Ao mesmo tempo apresenta apenas o trono de Deus (o Pai) e do Cordeiro (o Filho), mas onde está o Espírito Santo? 28) Os livros Patriarcas e Profetas e também o História da Redenção, de Ellen White, quando tratam da criação da terra e tudo que nela contem, não mencionam o Espírito Santo, da mesma forma o livro o Grande Conflito (especialmente os últimos dois últimos capítulos), ela encerra sua narração da Série Conflitos dos Séculos, mencionando e exaltando apenas as figuras do Pai e do Filho, diante da nova eternidade que se inicia, e a completa ausência do Espírito Santo, qual a razão para isso? Temos muitas outras questões para se refletir, mas no momento estas já são suficientes. Solicitamos que os amigos leitores que enviem suas contribuições ao site através do e-mail adventistas@adventistas.com. Até breve. Pr.Lindenberg Vasconcelos, Sorocaba, SP. Textos recentes do mesmo autor: |
|