Em Desagravo ao Deus Único e Verdadeiro da Bíblia

Até pensei em não escrever e deixar para lá, mas assim como o pastor Lessa fica triste e revoltado quando alguém distorce alguma coisa sobre o Espírito Santo, sinto também uma dor muito grande, quando vejo a própria IASD fazer afirmações infundadas sobre o Espírito Santo, o que me levou a comentar e questionar as atitudes da IASD conforme abaixo.

O que os comentaristas adventistas afirmam sobre esse tema costuma ser diferente da forma como o texto é claramente apresentado na Bíblia, mas vamos as divergências.

1) Batizando em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. (Mat. 20:28)

Pergunta: Como é o nome do Pai? Como é o nome do Filho? Como é o nome do Espírito Santo?

Minha Resposta: Nome do Pai: HYWH; Nome do Filho: Yeshua; Nome do Espírito Santo: (ser que ocupa o lugar logo abaixo de Cristo): “A fortaleza de Deus”. Por que não se realizam os batismos nesses três nomes?

2) Como podemos ser tão desatentos e ousados a ponto de quebrarmos a própria natureza de Deus e usarmos uma matemática diferente da que o próprio Deus nos permitiu aprender? Dizemos que temos um Deus Triúno, e que a Terceira pessoa da Trindade é o Espírito Santo, mas como poderemos dizer que o terceiro é igual ao segundo e o segundo é igual ao primeiro? Se são todos iguais, não existe primeiro, nem segundo e muito menos terceiro.

3) Se fomos criados a Imagem e Semelhança de Deus, é porque Deus tem a nossa forma, mas se fossemos criados a imagem e semelhança do Espírito Santo não teríamos a forma de uma pomba? Ou, talvez, de línguas de fogo? Ou óleo Dourado?

4) Como pode a IASD fazer uma imagem onde o Pai está assentado a um trono, vistos por olhos mortais, o Filho sobre as Nuvens e o Espírito Santo entre ambos no formato de uma pomba, e ainda na cor azul? Aqui existem dois grandes erros. O primeiro é que Deus o Pai, nunca foi visto por um humano mortal, pois Ele habita em luz inacessível. I Tim 6:16. Como poderíamos conceber o Espírito Santo na cor azul? O emblema do Espírito Santo não é relatado na Bíblia sempre na cor Dourada? A Pomba, emblema de Cristo que desceu sobre Ele por ocasião do seu batismo (segundo o DTN) não tinha a cor dourada? Com que autoridade a IASD mudou esse símbolo divino para a cor azul?

5) A Bíblia diz que “... nem o enviado maior do que aquele que o enviou.” João 13:16  Como pode o Espírito Santo ser enviado pelo Pai e por Cristo, sendo igual a Eles? mas sendo por Eles enviado? Como então entender a declaração de Cristo sobre este assunto, onde Ele mesmo diz que “O pai é Maior que Eu”? João 14:28. Uma vez que os Trinitarianos afirmam não haver subordinação, hierarquia e são todos iguais entre Si? A resposta bíblica é que há um só Deus, o Pai, e um só mediador Jesus Cristo, o Filho de Deus.

6) Pode por acaso o Deus Todo-Poderoso ser representado impunemente, como fez a Casa Publicadora a pedido da Divisão Sul-Americana?

7) Será que a IASD se esqueceu do que sua escritora inspirada disse: “A natureza do Espirito Santo é um mistério, porque não nos foi revelada.” Contrariando isso, por que a liderança desta mesma Igreja procurou definir a natureza do Espírito Santo, declarando-o terceira pessoa de uma suposta trindade?

8) Se o Espírito Santo é Deus, como afirmam a IASD e outras denominações evangélicas, como explicar que não possua um trono, junto ao Pai e ao Filho e por que não será adorado na eternidade, como o Pai e o Filho?

9) A IASD sempre estufou o peito para dizer que suas doutrinas não eram extraídas de um versículo apenas, mas de um conjunto de textos -- "um pouco aqui e um pouco ali" -- , que representam o amplo contexto bíblico. Como podemos então justificar o batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, já que, em toda a Bíblia, existe apenas um versículo que traz esta ordem e muitos outros que falam em batismos somente em nome de Jesus?

Para concluir, o que eu gostaria de ver é a IASD voltar às origens, não julgando nem excluindo as pessoas de seu meio por estarem sedentas pela verdade e, com muito zelo e oração, buscar aquilo que Deus promete revelar a seus servos. Não podemos aceitar doutrinas que não possuem um claro “assim diz o Senhor”. Que possamos a cada dia receber mais luz, que nos foi prometida! Para isso, será necessário não levantar as barreiras criadas pelos livros e artigos doutrinários não-autorizados, os quais contrariam o princípio de valorização unicamente da Bíblia como regra de fé, estabelecido pelos fundadores deste movimento. -- Jonas

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com