Por Que Insistir que o Espírito é Uma Pessoa?

Caro irmão,

Por que insistir que o Espírito Santo é uma pessoa? Onde está escrito que o Espírito Santo é uma pessoa? Todos os estudos CONCLUEM que é uma pessoa baseados nos aspectos circunstanciais de que o Espírito Santo tem características e expressões que somente uma pessoa poderia ter. Mas onde está o texto claro dizendo que o Espírito Santo é uma pessoa?

Mostrarei agora onde há um texto CLARO, que diz o que o Espírito Santo é:

    Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13.

    A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro. (Atos dos Apóstolos, págs. 51-52)

Como temos a natureza de querer explicar tudo, aparecemos com um monte de idéias, como:

1) a mente (ou espírito) de Deus
2) a mente de Deus e de Cristo
3) o ministério dos anjos
4) o ministério do anjo Gabriel
5) Deus ou Cristo em pessoa
6) o terceiro de uma trindade
7) outros mais

Se você me perguntar o que é ou quem é o Espírito Santo eu lhe direi: Não sei. Apenas sei que o Espírito Santo atua em nós de várias formas, como:

a) mudando nosso caráter
b) instruindo
c) provisionando-nos de dons
d) etc

E também sei que NÃO DEVE SER ADORADO, pois os únicos que a Bíblia fala expressamente que devem ser adorados são o Pai (Lucas 4:8 e muitos outros) e o Filho (Filipenses 2:9-11 e muitos outros). Não há na Bíblia uma ordem expressa de adoração ao Espírito Santo.

Tome o cuidado para não adorar a quem a Bíblia não autoriza adorar, pois há uma punição terrível para quem cometer tal abominação (Apocalipse 14:9-11).

 

Palavra genérica

A palavra espírito é genérica e tem muitos significados na Bíblia. Veja:

  • Pessoa: Mateus 26:41; Marcos 2:8; 14:38; Lucas 1:41; 8:55; João 3:6; 4:23,24; 6:63
  • Cristo: Marcos 8:12; Lucas 4:18; João 11:33; 13:21
  • Morte de Cristo: Mateus 27:50; Lucas 23:46; João 19:30
  • Virtude: Lucas 1:17,47; Mateus 5:3; 12:43,45
  • Doença: Lucas 13:11
  • Demônios: Mateus 8:16; 10:1; Marcos 1:23,26,27; 3:30; 5:2,8,13; 6:7; 7:25; 9:17,20,25; Lucas 4:33,36; 6:18; 7:21; 8:2,29; 9:39,42; 10:20; 11:24,26
  • Fantasma (um ser sem carne): Lucas 24:37,39
  • Deus: João 4:24
     

Além disso, a Bíblia afirma categoricamente que alguns seres são espírito. Leia:

  • Deus: João 4:24
  • Cristo: Gálatas 4:6; 1Pedro 1:11; 2Coríntios 3:16-17
  • Anjos: Hebreus 1:14
  • Demônios: Marcos 5:2,8; 9:25
  • Homem (tem espírito): Gênesis 2:7; Eclesiastes 12:7; 1Coríntios 2:11;
  • Animais (tem espírito): Eclesiastes 3:20-22 (algumas versões falam em fôlego)

Então comecei a pensar: E quando aparece o termo "Espírito de Deus", ou "Espírito de Cristo" ou (até) "Espírito Santo", o entendimento deve sempre ser Espírito Santo, como uma pessoa que não é nem o Pai e nem o Filho?

Cheguei a conclusão que tem hora que o entendimento deve ser Deus, tem hora que deve ser Cristo, etc. Depende do contexto.

 

Espírito = Anjo?

Quero aproveitar para complementar com textos que informam que o Espírito que guiou Pedro para Cornélio é um anjo:

1) Atos 10:1-3 - um anjo visitou Cornélio.
2) Atos 10:4-6 - o anjo disse o endereço de Pedro para Cornélio
3) Atos 10:7 - o anjo se retirou
4) Atos 10:19-20 - o Espírito falou a Pedro que havia enviado os mensageiros de Cornélio.

Na própria Bíblia, você identifica que o Espírito é o anjo. Mas se não for suficiente, podemos confirmar no Espírito de Profecia lendo o livro A Verdade Sobre os Anjos, pág. 230:

O anjo apareceu a Cornélio quando este se achava em oração. Ouvindo o centurião alguém a ele dirigir-se pelo nome, ficou atemorizado; todavia compreendeu que o mensageiro viera de Deus, e disse: "Que é, Senhor?" Atos 10:4. Atos dos Apóstolos, pág. 133.

"Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. Ele está hospedado com um certo Simão, curtidor." Atos 10:5 e 6. O anjo lhe deu informação precisa de onde Simão morava. Então o anjo do Senhor veio a Pedro, preparando-lhe a mente para a recepção dos homens. Ellen G. White 1888 Materials, pág. 1.746.

Esta foi uma das preocupações que tive, quando comecei a estudar a questão da trindade. Toda vez que aparece na Bíblia a palavra espírito (minúsculo, maiúsculo, de qualquer jeito), significa Espírito Santo?

O exemplo do que aconteceu com Filipe e o que aconteceu com Pedro são suficientes para mostrar que não. Tem até o caso de Paulo, descrito em Atos dos Apóstolos, págs. 120-122 (ênfase suprida):

A conversão de Saulo é notável evidência do miraculoso poder do Espírito Santo para convencer os homens do pecado. Ele havia crido que de fato Jesus de Nazaré havia desconsiderado a lei de Deus, ensinando aos Seus discípulos ser a mesma de nenhum valor. Mas depois de sua conversão, Saulo tinha reconhecido Jesus de Nazaré como Aquele que viera ao mundo com o propósito expresso de defender a lei de Seu Pai. Estava convencido de que Jesus fora o originador de todo o sistema judaico de sacrifícios. Viu que o tipo da crucificação tinha encontrado o antítipo; que Jesus havia cumprido as profecias do Antigo Testamento, concernentes ao Redentor de Israel.

No relato da conversão de Saulo, encontramos importantes princípios que devemos sempre ter em mente. Saulo foi levado diretamente à presença de Cristo. Foi uma pessoa designada por Cristo para uma importantíssima obra, alguém que devia ser "um vaso escolhido" (Atos 9:15), para Ele; no entanto o Senhor não lhe disse imediatamente qual a obra para ele designada. Embargou-lhe o caminho e convenceu-o do pecado; e quando Saulo perguntou: "Que queres que faça?" (Atos 9:6) o Salvador colocou o indagador judeu em contato com Sua igreja, para que obtivesse o conhecimento da vontade de Deus em relação a ele.

A maravilhosa luz que iluminara as trevas de Saulo era obra do Senhor; mas havia também um trabalho a ser feito em favor dele pelos discípulos. Cristo tinha realizado a obra de revelação e convicção; agora o penitente estava em condições de aprender daqueles a quem o Senhor tinha ordenado que ensinassem a Sua verdade.

Enquanto em recolhimento na casa de Judas, Saulo continuava em oração e súplica, o Senhor apareceu em visão a "certo discípulo" em Damasco, "chamado Ananias", dizendo-lhe que Saulo de Tarso estava orando e necessitava de auxílio. "Levanta-te, e vai à rua chamada Direita," disse o mensageiro celestial, "e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver." Atos 9:10-12.

Ananias mal podia crer nas palavras do anjo; pois a notícia da tenaz perseguição aos santos em Jerusalém tinha-se espalhado amplamente. Atreveu-se a argumentar: "Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos Teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o Teu nome." Mas a ordem foi imperativa: "Vai, porque este é para Mim um vaso escolhido, para levar o Meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel." Atos 9:13-15.

Obediente à orientação do anjo, Ananias saiu em busca do homem que ainda recentemente havia respirado ameaças contra todos os que criam no nome de Jesus; e colocando as mãos sobre a cabeça do penitente sofredor, disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

"E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado." Atos 9:17 e 18.

Quem apareceu a Ananias? Cristo ou o Anjo? Ou foi o anjo que trouxe a orientação de Cristo na forma de visão? Ou foram os dois? -- Fábio.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com