Textos Bíblicos Apontam
o Pai e o Espírito Santo
Como a Mesma Pessoa

No Novo testamento, lemos que que mentir ao Espírito Santo é mentir para Deus (Atos 5:3 e 4). Muito antes desse incidente trágico com Ananias e Safira, porém, o próprio Salvador dissera à samaritana, junto ao poço de Jacó:

"Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque (1) a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora e já chegou, em que (2) os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque (3) são estes que o Pai procura para seus adoradores. (4) Deus é espírito; e (5) importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." João 4:22-24.

Focalizando nossa atenção nos trechos em negrito da passagem acima, pude identificar pelo menos cinco preciosas verdades:

 

1. A salvação vem dos judeus. Os judeus messiânicos (que aceitam a Jesus) detêm o conhecimento correto acerca de Deus e de Sua natureza. Afinal, além de todas as mensagens proféticas e intervenções divinas na história desse povo, a revelação máxima acerca do Deus único, criador dos céus e da terra, foi feita primeiramente a eles, através de Seu Filho, que nasceu judeu e mesmo após a ressurreição e retorno ao Céu, ainda identificou-Se por Seu nome judaico a Saulo (Atos 26:14-15).

Se os judeus messiânicos preservam ainda hoje o monoteísmo, descartando por completo a crença numa trindade e explicando porque creêm que o "Espírito Santo é D-us, o Pai", devemos dar-lhes ouvidos e conhecer-lhes as razões, pois nossa salvação depende do correto conhecimento de Deus, através de Seu Filho judeu: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3.

 

2. "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai". Jesus Cristo não poderia ter sido mais claro! Os verdadeiros adoradores não adorarão a uma Trindade, mas, ao Pai! Com estas palavras, dirigia-se não apenas à samaritana que diante dEle estava, mas a bilhões de seres humanos que nasceriam nos séculos seguintes, inclusive eu e você.

Nossa adoração, portanto, deve ser direcionada unicamente ao Pai, através do Filho, que por nós intercede e nos religa ao Céu. Não há um outro Caminho, isto é, não há outro que nos ligue ao Pai, senão o Filho. Se houvesse um terceiro personagem divino, Ele não nos teria dito: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:6.

 

3. O Pai está em busca de adoradores. Desde que a grande controvérsia acerca do caráter divino teve início no Céu e instalou-se na Terra, Deus e o diabo disputam o coração dos seres humanos. Satanás utiliza como armas calúnias e difamações acerca do caráter do Pai. Este, por Sua vez, tem como única arma o amor, demonstrado de muitas formas, mas, acima de todas, está a doação de Seu próprio Filho para ser Deus conosco e sofrer na própria pele as terríveis conseqüências do pecado, contra as quais o Criador alertara nossos primeiros pais. A grande questão é: a quem adoraremos, ao Pai ou ao diabo? A doutrina da trindade muda o foco do grande conflito, porque o mascara. Ficamos na dúvida entre o Deus único e o deus triúno, esquecendo-nos que as alternativas propostas são: o Deus único ou o Usurpador?

 

4. "Deus é espírito". Com estas palavras, Jesus Cristo coloca o Pai acima dos limitados deuses idealizados pelos seres humanos, deuses restritos pelo espaço, cuja adoração se limita a determinados lugares. A afirmação clara e direta de que Deus é espírito desmente por completo o conceito que compartimentaliza Deus no Céu, ou na Terra. O Pai nosso está nos Céus, mas o Seu reino pode vir até nós. "Porque o reino de Deus está dentro de vós." Lucas 17:21.

A doutrina da trindade atenta contra a grandeza de Deus, dividindo-O ao meio para multiplicá-Lo por dois. Não há necessidade de dois deuses, Um (Pai) para presidir o Universo e outro (Espírito) para trabalhar no coração dos seres humanos. O Deus único é suficientemente grandioso para abarcar essas e outras funções simultaneamente.

"Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos." Isaías 57:15. (Ver também 1 Reis 8:27-28 e II Crônicas 2:5-6.)

"O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos." Atos 17:14-28.

Em outras palavras, onde quer que estivermos, estaremos sempre acompanhados pelo Pai celestial. Como também escreveu o salmista: "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá." Salmo 139:7-10.

 

5. Importa que os adoradores do Pai o adorem em espírito e em verdade. O Pai é espírito e, mais que isso, o Pai é o Espírito Santo, do qual não podemos fugir nem nos esconder e com o qual podemos sempre contar! O Filho é a verdade. Verdade sobre o Pai, caluniado e difamado, pelo adversário, Satanás. Quando esse Espírito Santo do Pai habita em nós é porque demos crédito à Verdade sobre o Pai ensinada e exemplificada pelo Filho. Assim, nossa adoração se dá em Espírito (pela fé no Pai) e em Verdade (pela fé no Filho).

Ao fazer a promessa do Consolador, Jesus prometeu aos discípulos que Ele próprio estaria invisivelmente com eles, através do Espírito do Pai. Não estava falando de um terceiro personagem divino. Leia com atenção estas palavras tão familiares, mas ao mesmo tempo tão mal interpretadas embora ditas pelo próprio Cristo:

"Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. ... Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada." João 14:18-23.

Caso permaneça alguma dúvida de que Cristo não falava de uma terceira pessoa divina, mas se referia figurada e comparativamente ao Espírito do próprio Pai, quando prometeu um Consolador invisível para os discípulos, leia também João 16:25: "Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai." Se não percebeu, leia de novo: "...Vos falarei claramente a respeito do Pai."

 

Outros textos

Acatando a sugestão de um amigo que nos escreveu, incluímos a seguir mais alguns textos do Antigo e Novo Testamento, intercalados, através dos quais também se pode comprovar biblicamente que Deus, o Pai, e o Espírito Santo são essencialmente a mesma pessoa.


ÊXODO 17:2-7: "Contendeu o povo com Moisés e disse: Dá-nos água para beber. Respondeu-lhes Moisés: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? ... E chamou o nome daquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós ou não?"

HEBREUS 3:7-11: "Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova..."


ISAÍAS 6:8-10: "Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? ... Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi, e não entendeis; vede, vedem mas não percebais".

ATOS 28:25-27: "Bem falou o Espírito Santo por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis e não percebereis..."


JEREMIAS 31:31-34: "Eis aí vem dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. ... Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".

HEBREUS 10:15-17: "E disto nos dá testemunho também o Espírito Santo; porquanto, após ter dito: Esta é a aliança que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei..."


Robson Ramos

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com