O Presidente da Associação Geral me Deixou com Vergonha de Ser Adventista

Caro irmão,

Sou adventista há mais de 15 anos e ancião de igreja na UNeB e acompanho os debates e, tenho lido quase todos os artigos em seu site, além de variados pontos de vistas contra e a favor. Entretanto, sobre o tema TRINDADE, apesar de tantos artigos a favor, cada argumento novo a favor e cada tentativa de legalizá-la com textos forçosos e alegorias humanas e absurdas, torna essa doutrina mais abominável. Percebe-se que com a simplicidade da Bíblia, com a maneira direta e conclusiva dos textos de Ellen White e com o testemunho dos pioneiros, esse tema fica muito claro, ou seja, até onde podemos ir – pregar.

Gostaria de comentar sobre o artigo Líderes da DSA Perdem Oportunidade de Excluir Jan Paulsen da Igreja, em que se demonstra que o atual presidente da Associação Geral afirma, em seu livro WHEN THE SPIRIT DESCENDS:

"Que é impossível defender a doutrina da Trindade pelo Antigo Testamento e que o fenômeno do Pentecostes jamais se repetirá na história da Igreja".

(Meus questionamentos e comentários estão destacados de azul.)

1. POSSO ACREDITAR NUMA DOUTRINA QUE NÃO ESTEJA COMPLETAMENTE CLARA NO ANTIGO TESTAMENTO?

E ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória? E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. Lucas 24:25-27.

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; II Timóteo 3:12-16.

Mas, alcançando socorro de Deus, ainda até ao dia de hoje permaneço dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer, Atos 26:22.

E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde. Atos 28:23

“Na comissão dada aos discípulos, Cristo não somente lhes delineou a obra, mas deu-lhes a mensagem. Ensinai o povo, disse, ‘a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado’. Os discípulos deviam ensinar o que Cristo ensinara. Ele falara. O que Ele falara, não só em pessoa, mas através de todos os profetas e mestres do Antigo Testamento, aí se inclui. É excluído o ensino humano. Não há lugar para a tradição da igreja. Nenhuma das leis ordenadas por autoridade eclesiástica se acha incluída na comissão. Nenhuma dessas têm os servos de Cristo de ensinar. ‘A lei e os profetas’, com a narração de Suas próprias palavras e atos, eis os tesouros confiados aos discípulos para serem dados ao mundo. O nome de Cristo é-lhes senha, distintivo, traço de união, autoridade para seu modo de proceder, bem como fonte de êxito. Coisa alguma que não traga a assinatura dEle há de ser reconhecida em Seu reino”. (O Desejado de Todas as Nações, pág. 826.).

“Mas Deus terá sobre a Terra um povo que mantenha a Bíblia, e a Bíblia só, como norma de todas as doutrinas e base de todas as reformas. As opiniões de homens ilustrados, as deduções da ciência, os credos ou decisões dos concílios eclesiásticos, tão numerosos e discordantes como são as igrejas que representam, a voz da maioria - nenhuma destas coisas, nem todas em conjunto, deveriam considerar-se como prova em favor ou contra qualquer ponto de fé religiosa. Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro – ‘Assim diz o Senhor’”.  (O Grande Conflito. pág. 595.).

Acredito que existem muito mais textos comprovando e enfatizando os textos acima, tanto na Bíblia como nos escritos inspirados de Ellen White, mas sobre esses citados acima, gostaria de resumir as seguintes verdades implícitas e explícitas no seu contexto:

1. Se uma doutrina não estiver totalmente descrita no ANTIGO TESTAMENTO seja abominável;

2. Jesus, Paulo e os demais escritores do novo testamento pregam e testemunham das coisas descritas no Antigo Testamento. A única coisa nova no Novo Testamento é a história e as interpretações (cumprimentos proféticos, antítipos, explicação do evangelho, etc...) dos ensinos do Antigo Testamento. Ou será que agora pensamos como o protestantismo apostatado: tudo novo?

3. Homens cheios de sabedoria humana, como JAN PAULSEN, perderiam seu tempo, buscando glória para si, em ser comparado com tantas outras mentes brilhantes, defendendo pontos de vistas fantásticos, aquilo que não está escrito, aquilo que não foi autorizado por Deus. Marionetes nas mãos de Satanás.

4. A maioria, por ser maioria, não é dona da verdade, pelo contrário, a Bíblia sempre enfatiza que a minoria, os mais fracos, humildes são os que Deus tem usado para envergonhar os sábios humanos.

5. Não há autoridade escriturística além da Bíblia. Se ela não esclarecer, homem nenhum o pode. O povo de Deus adota a Bíblia como regra de fé e prática, nenhuma outra fonte. Principalmente a fonte humana. Mais complicado ainda, quando essa fonte humana detém o poder eclesiástico. Vejam a história Bíblica e verão que tempos de paz (como esse que vivemos), líderes do povo de Deus foram os maiores responsáveis por apostasia e maldições sobre o povo.

6. Cuidado com as mentes brilhantes e homens capacitados e cheios de status religioso! Assim aconteceu com BALAÃO, SAUL, CAIFÁS, ANÁS, CONSTANTINO... Acontecerá novamente? Eclesiastes 1:9 sugere que sim!

2. COMO VOCÊ VÊ O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTOS? JUNTOS? DEUS OS CONSIDERA COMO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO? OU COMO ESCRITURAS SAGRADAS?

Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39.

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. Apocalipse 11:3,4.

Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu: ... São os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a Terra. Zac. 4:11-14.

Lâmpada para os meus é a Tua palavra e luz para os meus caminhos. Salmos 119.105.

O óleo é o símbolo do Espírito Santo. Assim é representado o Espírito na profecia de Zacarias.” Parábolas de Jesus, pág. 407

Das duas oliveiras, o óleo dourado era conduzido através de tubos de ouro, para o bojo do castiçal e daí para as lâmpadas de ouro que iluminavam o santuário. Da mesma sorte, dos santos que permanecem na presença de Deus, Seu Espírito é transmitido aos instrumentos humanos que se consagram ao Seu serviço.... A missão dos dois ungidos é comunicar luz e poder ao povo de Deus. É para receber bênção para nós que eles estão na presença de Deus. Como as oliveiras esvaziam-se nos tubos de ouro, assim procuram os mensageiros celestes comunicar tudo que de Deus receberam.Testemunhos para Ministros, pág. 510.

A profecia de Apocalipse 11 (Duas testemunhas mortas no meio da praça) é interpretado com unanimidade pelos adventistas como sendo o Antigo e Novo Testamento. Essas testemunhas são iguais. Cada uma delas é Azeite + Luz (Azeite da Oliveira + luz do castiçal), representados no versos 4. A Palavra de Deus (ANTIGO + NOVO) tem as mesmas doutrinas, como testemunhas, viram as mesmas coisas, falam das mesmas coisas, fazem parte da mesma inspiração. Inspiração (Azeite) e Verdade (luz). As duas testemunhas são compostas da mesma essência, não podem se contradizer, não possuem conteúdos diferentes.

Logo, afirmar que o Antigo Testamento não contém embasamento para sustentar a doutrina da Trindade, é a mesma coisa que dizer que o Novo, ou seja, as Escrituras Sagradas inteira não aprovam essa doutrina, ou seja, falsa doutrina. Na verdade o remanescente fiel não precisa que JAN PAULSEN ou qualquer outro erudito famoso os mostre que a Trindade não está contida no Antigo Testamento, pois isso é notório. É doutrina complicada, não está ao alcance da mente simples. Os eruditos são verdadeiros malabaristas na tentativa de explicar tal tema. 

3. QUAIS AS ADVERTÊNCIAS PARA AQUELES QUE SE AVENTURAM A FORMAR OU REFORMULAR DOUTRINAS NÃO AUTORIZADAS POR DEUS, QUE MUDAM OU ALTERAM SEU CONTEÚDO, ACRESCENTANDO PONTOS DE VISTA E SIGNIFICADOS CONTRADITÓRIOS?

“Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando”. Deuteronômio 4:2.

E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua (duas testemunhas) boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Apocalipse 11:5.

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. Apocalipse 22:18,19.

O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Gálatas 1:7-9.

E eu, irmãos, apliquei estas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro. 1 Corintios 4:6.

“... Deus não pode ser comparado a coisas feitas por Suas mãos. Essas são meras coisas terrenas sofrendo sob a maldição de Deus por causa dos pecados do homem. O Pai não pode ser definido por coisas da terra. O Pai é toda a plenitude da Divindade corporalmente, e invisível aos olhos mortais.” Evangelismo. p. 614.

Nenhuma mente humana pode compreender a Deus. Nenhum ser humano finito tente interpretá-Lo. Que ninguém se entregue a especulação com respeito a Sua natureza. O silêncio aqui é eloqüência. O onisciente está acima de qualquer discussão”. Testimonies, vol. 8. pág. 279.

A natureza do espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação destes pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiado profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro.Atos dos Apóstolos, pág. 52.

“...O mais elevado intelecto pode esforçar-se até a exaustão em conjecturas concernentes à natureza de Deus, mas infrutíferos serão os esforços. Esse problema não nos foi dado a solver. Nenhuma mente humana pode compreender a Deus. Ninguém se deve entregar a especulações com referência a Sua natureza. A esse respeito, o silêncio é eloqüente. O onisciente está acima de discussão.A Ciência do Bom Viver, pág. 429.

Mesmo os anjos não tiveram permissão de partilhar nos conselhos entre o Pai e o Filho quando foi delineado o plano da salvação. E as criaturas humanas não se devem intrometer nos segredos do Altíssimo. ...”. (Ibidem. Parágrafo seguinte).

1. Alguns dos líderes que professam ser povo de Deus e se arriscam por caminhos que Deus não os iluminou, terão de se explicar diante de Deus, embora já saibamos qual será a sentença. JAN PAULSEN e outros irão se encontrar face a face com o Pastor Verdadeiro.

2. Quem aceitar e defender seus argumentos, também passará pelo mesmo processo.

3. Líderes adventistas querem impedir seus membros leigos de divulgar pontos de vistas contrários ao adotada pela Associação Geral (Posição Oficial da Igreja), alegando que aquilo que não foi revelado não se deve especular. Quer dizer que eu como leigo não posso especular, mas os doutores podem, como se Deus reservasse Seu Santo Espírito apenas aos doutores fazendo acepção de pessoas, como eles fazem, ficam com a gordura e as riquezas e povo morrendo à míngua? O comportamento da liderança nunca se assemelhou tanto com o clero (Só quem pode interpretar a palavra somos nós os eruditos) como nos dias atuais. E coitado do povo que sofre lavagens cerebrais, bitolados a programas e lições pré-fabricados na mente de homens finitos que buscam seus próprios interesses e estratégias pessoais.

4. Ninguém está autorizado por Deus a apresentar pontos de vistas e doutrinas não claras na Bíblia, quer seja doutor ou leigo! Mas eles se arriscam a dizer que a trindade é semelhante a um OVO, um SHAMPOO 3 em 1 ou outras comparações fabulosas, tentando explicar o que não tem explicação. Contudo, trata–se de Mistério, quem se aventura nesse terreno está desafiando Deus.

5. Ellen White quando afirma que a Natureza do Espírito Santo é um mistério não fala apenas para os leigos (ignorantes), mas principalmente para eruditos, que confiando em suas capacidades, se aventurariam nos campos do desconhecido. A igreja quer nos impedir (excluem e perseguem) de formar opinião ou de acreditar somente no que está escrito, mas aceita pontos de vistas de doutores. Pelos seus frutos, os conhecereis!

4. SOBRE A SEGUNDA AFIRMAÇÃO: QUE O FENÔMENO DO PENTECOSTES JAMAIS SE REPETIRÁ NA HISTÓRIA DA IGREJA?

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão. Marcos 16:17,18.

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. João 14:12-14.

E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR. Joel 2:28-31.

Voltais à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro. ...Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva do campo a cada um. Zac. 9:12; 10:1.

“Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos pastores Waggoner e Jones. Esta mensagem devia pôr de maneira mais preeminente diante do mundo o Salvador crucificado, o sacrifício pelos pecados de todo o mundo. Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus.... Esta é a mensagem que Deus manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem Angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida.” Eventos Finais, págs. 172, 173

Os indivíduos são experimentados e provados por um espaço de tempo a ver se sacrificarão seus ídolos e darão ouvidos ao conselho da Testemunha Verdadeira. Caso alguém não seja purificado pela obediência à verdade, e vença o egoísmo, o orgulho e as más paixões, os anjos de Deus têm a recomendação: "Estão entregues a seus ídolos; deixai-os", e eles passarão adiante à sua obra, deixando esses com seus pecaminosos traços não subjugados, à direção dos anjos maus. Os que satisfazem em todos os pontos e resistem a toda prova, e vencem, seja qual for o preço, atenderam ao conselho da Testemunha Verdadeira, e receberão a chuva serôdia, estando assim aptos para a trasladação. Testemunhos Seletos, Vol. 1, pág. 65

A chuva serôdia há de cair sobre o povo de Deus. Um poderoso anjo descerá do Céu, e toda a Terra se iluminará com a Sua glória. Estamos preparados para tomar parte na gloriosa obra do terceiro anjo? Estão os nossos vasos preparados para receber o orvalho celestial? Temos alguma contaminação e pecado no coração? Se é assim, purifiquemos o templo da alma e preparemo-nos para os aguaceiros da chuva serôdia. ...” Review and Herald, 21 de abril de 1891. Meditação “E Recebereis Poder”, pág. 295.

“À medida que os membros do corpo de Cristo se aproximam do tempo do seu conflito final, 'o tempo de angústia do Jacó', crescem em Cristo, e participarão em escala maior de Seu Espírito. À medida que a mensagem do terceiro anjo se converter em forte pregação, e à medida que um grande poder e glória coroar a terminação da obra, o povo de Deus participará desta glória. É a chuva serôdia, o que revive e fortalece os filhos de Deus para que passem pelo tempo de angústia. Seus rostos brilharão com a glória da luz que o terceiro anjo faz brilhar. - RH, 27.05.1862, republicado em 7SDABC, pág. 984.

"Ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente... Nesse tempo a chuva serôdia, ou o refrigério pela presença do Senhor, virá para dar poder à grande voz do terceiro anjo e preparar os santos para estarem de pé no período em que as sete últimas pragas serão derramadas". - Primeiros Escritos, pág. 85, 86.

"É a chuva serôdia que os reaviva e os fortalece [os filhos de Deus], a fim de poderem passar pelo tempo de angústia". - RH, 27.05.1862, republicado em 7SDABC, pág 984.

"Servos de Deus, com o rosto iluminado e a resplandecer de santa consagração, apressar-se-ão de um lugar para outro para proclamar a mensagem do Céu. Por milhares de vozes em toda a extensão da Terra, será dada a advertência. Operar-se-ão prodígios, os doentes serão curados, e sinais e maravilhas seguirão aos crentes". - O Grande Conflito, pág. 611, 612.

"O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a 'chuva temporã', e glorioso foi o resultado. A chuva serôdia será mais abundante, porém". - Testemunhos Seletos, Vol. III, pág. 211.

1. As declarações do Pr. JAN PAULSEN, à luz da Bíblia e dos escritos inspirados de Ellen White, evidenciam falta de fé. Não acreditar que Deus possa dar poder para realizar prodígios, milagres e fenômenos maiores que o pentecostes, realmente é não ter fé. Quem sabe, pode ser também pretensão... Nosso presidente, assim como o papa, também perscruta a onisciência de Deus a despeito de ser um pobre mortal?

2. Por outro lado, é surpreendente como presidente não conhece, não lê, não aceita os escritos inspirados e passa por cima de tudo como um trator. Talvez seja por achar que a Bíblia e Ellen White fazem parte de um passado ultrapassado pela modernidade e por pastores brilhantes com suas idéias mais maravilhosas ainda.

3. Esse homem fala contra a Palavra de Deus e eu me envergonho de tê-lo como líder da minha religião, a Igreja Adventista.

4. Que tipo de mensagem deve pregar um homem desses? Que palavras de ânimo para alimentar a fé? Será que ele acredita na abertura do Mar Vermelho, Queda dos muros de Jericó, Que Cristo andou  sobre as águas? Que Lázaro foi ressuscitado? Ou será que acredita na influência, no poder do dinheiro, na capacidade humana, etc...? Oh, que líder todos temos, hein!?

 

5. PALAVRA AOS IRMÃOS PERSEGUIDOS POR LÍDERES E PENSADORES HUMANISTAS COMO JAN PAULSEN.

Eis que naquele tempo procederei contra todos os que te afligem, e salvarei a que coxeia, e recolherei a que foi expulsa; e deles farei um louvor e um nome em toda a terra em que foram envergonhados. Naquele tempo vos farei voltar, naquele tempo vos recolherei; certamente farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando fizer voltar os vossos cativos diante dos vossos olhos, diz o SENHOR. Sofonias 3:19,20.

Portanto, o que for prudente guardará silêncio naquele tempo, porque o tempo será mau. Amós 5:13.

6. ADVERTÊNCIA A JAN PAULSEN.

Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntar-te-ei, e tu me ensinarás.
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38:2-4.

Que Deus e Seu Filho Eterno Jesus visite cada um de nós com sua Graça.

Um ancião, da União Nordeste do Brasil.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com