Resposta do Dr. Lindenberg Vasconcelos Sobre o Primeiro-Ancião-Problema

Se o amigo tivesse nos perguntado: qual a diferença entre um pastor-problema e um ancião-problema? Nós diríamos que: um ancião-problema faz sofrer uma única igreja, e um pastor-problema cria simultaneamente confusão com várias. E o que fazer com os dois? Bem, há um dito popular que afirma: "Quem não trabalha, dá trabalho". Talvez, a igreja precisa cobrar "serviços" dos dois.

Um pastor organizado, transparente e com objetivos a alcançar, trabalha baseado em planos e estratégias para seu distrito e, em particular, com alguma igreja onde seja requerida uma maior "atenção". Esse plano de trabalho deve e precisar ser discutido com sua equipe mais próxima, os anciãos.

O pastor precisar cobrar os planos pessoais dos anciãos para as igrejas onde cada um atua. Algum ancião pode questionar: onde é que está escrito que um ancião precisa fazer planos para a igreja? Se ele é o substituto direto do pastor, logo o plano do pastor deverá ser o do ancião, também!? Diríamos: não necessariamente.

Vejamos o que diz a pena inspirada: "Os anciãos e os que têm cargos de responsabilidade na igreja, devem conceder mais reflexões aos seus planos para dirigir a obra". Serviço Cristão, pág. 61 e 62. Creio que esta basta, no momento.

Cobre trabalho desse ancião. Cobre mais ação e não apenas falação. Lembre-o de que: "Quem pári ovelhas são as ovelhas e não o pastor". Questione-o sobre quantas almas ele têm levado a cada ano aos pés de Cristo e com quantas ele contribuiu para que deixassem o reino dos céus.

Caro pastor, se o amigo tem um ancião com todas essas características descritas, eu diria que esse senhor é um digno representante da essência hipócrita e farisaica dos tempos modernos e mais, este tipo não está preocupado com as mulheres que usam saias curtas, ele chateado por não poder ver o que tem embaixo dessas saias. É isso que o incomoda.

O que lhe diria, no momento pastor, tenha um pouco mais de paciência, que nós aqui, no Adventistas.com, estaremos abordando a questão da liderança da igreja e, conseqüentemente estaremos falando dos famosos anciãos-proprietários. Aguarde. -- Lindenberg Vasconcelos.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com