Ancião é Problema da Igreja Local

Quem pode disciplinar um primeiro-ancião-problema? É a igreja que ele pertence, óbivio!

O grande problema é que a igreja local se deixou mandar pelas Associações. E estas, corrompidas como estão, e por usurpação tomando aquilo que em realidade pertence por direito às igrejas locais, há muito tempo vêm minimizando a autoridade das igrejas locais estabelecidas. A situação é tão grave que a comissão da igreja local, devidamente reunida e, às vezes, também por falta de conhecimento, não sabe mais o que pode e o que não pode fazer.

Há casos em que, a comissão -- composta por pessoas que amam a igreja e estão realmente preocupadas em fazer o correto -- para "não ofender os "ungidos do Senhor" (pastores e administradores) acaba confundindo as coisas e esquece-se de que ela é soberana, quando respaldada pela palavra de Deus.

O próprio fato de haver um "primeiro ancião", já é discutível. É a maldita herança da hierarquia babilônica que teima em ter "um", acima dos outros. De qualquer forma, pastor anônimo, a realidade é que o senhor pode estar colhendo aquilo que se não plantou, permitiu acontecer.

Na cidade onde moro, alguém que se diz "pastor", porque de pastor só tem o nome, tem abusado de grosserias, calúnias e todo o tipo de afrontas aos membros de determinado distrito. Os membros já não o suportam, mas, por medo, por crerem que a Santa Igreja Adventista é intocável, permitem que os Acãs modernos continuem com suas capas e cunhas escondidas em suas tendas, apenas para colher o amargo fruto do pecado. Digam-se igrejas mortas, destituídas do poder de Deus, como virgens loucas, ressonando o sono da morte.

Pasto, procure conquistar o respeito e amor de seus membros de forma que eles se posicionem ao seu lado, informando-lhes a verdade presente, amando-os, e pelo testemunho que der, ensinando-os acima de tudo que, pelo bem da igreja eles devem se posicionar. Verá que esse problema se resolve, mas, se sua dor se deve apenas ao fato de que esse ancião detém o poder que queria para si, os problemas aumentarão. Pode-se ver em suas colocações uma certa cisma que bem pode ser oriunda deste tipo de problema.

Acredite, louvo a Deus por pertencer a uma igreja que se não é melhor que nenhuma outra, tem desfrutado o privilégio de ser odiada pelos administradores. E o motivo é muito simples, é uma igreja que não aceita um "Assim diz o Pastor" ou "assim diz o Presidente", se a Palavra de Deus estiver sendo contrariada. 

Nossa posição tem nos custado zombarias, calúnias, reprimendas de todo o tipo. Mas, acredite, hoje, ser caluniado, odiado por aqueles que se dizem pastores, administradores ou ooutro profissional do gênero, é um privilégio.

Ouço freqüentemente de irmãos que aprenderam a nos amar, que pastores que nem nos conhecem falam mal de nós. Acredite, eu me preocuparia se pessoas desse caráter estivessem falando bem de minha pessoa. Saber que esses inimigos de Cristo nos atacam, apenas confirma a matemática infalível do positivo e negativo: o inimigo do meu amigo é meu inimigo, porque meu amigo é Cristo.

Que a graça de Jesus, o amor de Deus o Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam contigo. Maranata! (Cristo vem!) Ora, vem, Senhor Jesus! -- RB

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com