Internauta Confirma Defeitos de Ancião-Problema

Pode parecer realmente espantoso o comentário sobre o ancião-problema, assim como era espantosa a lei farisaica dos judeus que limitava a uma quantidade de milhas para se andar no dia de sábado! Assim como era espantosa a lei farisaica que dizia que era pecado colher espigas de milho no sábado para se alimentar! Assim como era espantosa a lei que dizia que era pecado curar no sábado! Tudo isso não era espantoso também?! 

Quanto ao ancião achar que é pecado profissionais adventistas da área de saúde trabalharem no dia de sábado, realmente não há problema algum. Cada um tem o direito de pensar como quiser. O problema surge quando este impede que um membro da igreja cante na igreja ou exerça qualquer outra função porque trabalha no sábado. Outro problema grave é a Igreja começar a ser influenciada com essas "achologias" do ancião.

Você pode então surpreender-se e questionar-se como uma Igreja pode ser influenciada por tal ancião. A resposta é simples: assim como o povo brasileiro tem o hábito de não ler ou ler muito pouco, muitos adventistas não lêem a Bíblia e o Espírito de Profecia. E além disto, não fazem como os bereanos, que confrontavam as palavras dos apóstolos com as Escrituras.

Porém, o maior problema de tudo isto não é a falta de leitura. É a falta de discernimento correto dos escritos, principalmente dos livros da Sra. White.

O diabo é tão astuto que ele faz com que muitos leiam a pena inspirada e deturpem seu verdadeiro significado. Interpretação errônea da Bíblia e do Espírito de Profecia pode vir a ser uma maldição na Igreja, ao invés de bênção.

Devemos analisar a cultura, o clima e a época em que foram escritos. A própria Sra. White disse também que, caso houvesse alguma dúvida em seus escritos, deveríamos recorrer primeiramente à Bíblia, que é a luz maior.

Além desse agravante, há o problema de que, em uma igreja com uma cultura muito baixa, os membros são facilmente manipulados, pois tudo está baseado, de forma deturpada, no Espírito de Profecia.

Você então me pergunta como é que um ancião desse pode ser reeleito por vários anos consecutivos? A resposta está no parágrafo anterior. A Igreja é manipulada.

E a minoria, que tem mais esclarecimento, o que tem feito para combater esse mal? 1A minoria simplesmente é sufocada pela voz da maioria, que brada ferozmente considerando "joio da Igreja" todos aqueles que se opõem ao Ancionato.

O Harosh frisou algo real: "...se um ancião é reeleito sucessivamente, com certeza a maioria da Igreja local esta satisfeita com o mesmo e convém lembrar que ele passa pelo crivo da comissão de nomeações e depois pelo crivo da Igreja."

Sim, a Igreja local está satisfeita com o ancião, assim como a multidão estava satisfeita com a decisão voraz de crucificar Jesus. Apenas uma minoria não era a favor, mas sua voz era sufocada pelos clamores da maioria: "Crucifica-O, crucifica-O!" A minha alegria é que nem todos dobraram seus joelhos a Baal!

Harosh, no início de seu comentário, diz: "Estou na IASD desde 1968 e nunca vi um ancião que mantivesse 3 ou 4 das características mencionadas ser reeleito. Seguramente o missivista juntou todos os possíveis defeitos existentes em quaisquer tipos de pessoas e os colocou no seu ancião típico!"

Realmente, Harosh, quando as pessoas ouvem as histórias desse ancião pensam que é uma piada, ou é uma acusação pessoal feita à pessoa dele, ou é fofoca de adventistas, ou é marcação! Infelizmente, é a REALIDADE. Mas, lá em cima, no mais alto Céu, existe um Ser que observa e anota tudo. Ele vai pedir conta de tudo o que estamos fazendo nesta Terra, seja bom ou seja ruim.

Leia também:

[Retornar]

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com