Cristo Assumiu Não Só o Que Eu Fiz, Mas Aquilo que Eu Sou!

 

Comentários à Lição 3 – Perdão e Arrependimento:

1) "O Senhor não demora em cumprir a Sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, Ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento" (II Ped 3:9, NVI).

Cheguem ao arrependimento = o verbo traduzido por “chegar” é a palavra grega “choreo” que tem o sentido de “dar lugar”.

Esta mesma palavra foi traduzida em Mat.19:11 e II Cor.7:2 por “receber” e em Mat.19:12 por “aceitar”.

Poderíamos traduzir II Ped.3:9 da seguinte maneira: “...mas que todos dêem lugar ao arrependimento”; “...mas que todos recebam o arrependimento”; ou “...mas que todos aceitem o arrependimento”.

A ênfase está no fato de que o arrependimento não é algo que podemos chegar por nós mesmos, mas algo que somos levados pela graça de Deus a receber (perfeita harmonia com Rom.2:4).

2) "Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios. Pois Eu não vim chamar justos, mas pecadores [ao arrependimento]” (Mat. 9:13, NVI).

Se o Senhor não nos chamar ao arrependimento jamais chegaremos a ele!

3) "Ou será que você despreza as riquezas da Sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?" (Rom. 2:4, NVI)

A lição de terça-feira enfatiza:

“As boas-novas, porém, são que Jesus, na Cruz, resolveu essa situação. Como? Porque lá, em carne humana, Jesus morreu pelos pecados do mundo. Mas sabemos realmente o que isso significa? O que significa é que, na Cruz, os seus pecados – quaisquer que sejam eles, e não importa quanto dano tenham causado, já foram punidos. ...Significa que se você roubou, a penalidade divina para esse pecado já foi atendida; significa que se você cometeu assassinato, a justiça de Deus a respeito desse ato horrível já foi satisfeita; significa que se você mentiu, enganou ou seduziu o cônjuge do seu melhor amigo (ou a filha) – a justa ira de Deus sobre esses pecados foi atendida pela morte de Jesus. ...Significa que suas mentiras, seus enganos, seus pensamentos imundos já foram condenados na Cruz; sua luxúria, sua cobiça, suas perversões já foram condenadas na Cruz; seu ódio, sua inveja, sua violência já foram castigados na Cruz.”

Tão importante quanto tudo o que foi dito nesta parte de terça-feira, é saber que Jesus levou sobre Si mesmo as minhas tendências herdadas para o pecado, assumindo a minha natureza carnal e crucificando-a consigo.

A cruz de Cristo significa muito mais do que perdão para todos os meus pecados cometidos, significa libertação de todos estes pecados, mediante Àquele que “em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne” (Rom.8:3).

Porque Cristo mortificou em sua própria carne a mesma natureza carnal que eu possuo, é que posso ter a certeza que, pela Sua graça e pelo Seu poder (“em Cristo”), posso ser uma “nova criatura” (II Cor.5:17) onde já não sou eu quem vive (carne), “mas Cristo vive em mim” (Gal.2:20).

Cristo não levou sobre a cruz somente aquilo que eu fiz, mas levou aquilo que eu sou: “Ele mesmo levou em Seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; pelas Suas feridas fostes sarados.” (I Pedro 2:24)

Sua morte é a minha morte para o pecado, e a Sua vitória é a minha vitória sobre o pecado.

4) Deus, porém, com a sua destra, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados. (Atos 5:31)

A lição de quinta-feira traz preciosos pensamentos que estão em perfeita harmonia com a mensagem do Concerto Eterno conforme ensinado em 1888:

“O que os cristãos precisam lembrar é que o arrependimento, embora seja muito importante para o processo do perdão, não é o meio de se alcançar perdão. Não é alguma obra que praticamos e que conquista para nós o perdão. Não existe qualquer mérito no arrependimento, no sentido de que o ato em si possa nos tornar aceitáveis à vista de Deus, ou que ajude a expiar nossos pecados. O perdão vem unicamente pelo que Cristo fez por nós na cruz, um ato que não depende de nós. O arrependimento, como a fé, é um dom concedido divinamente que nos permite receber para nossa própria vida a promessa de perdão oferecida pela Cruz. Em outras palavras, não devemos considerar a doutrina do arrependimento uma sutil forma de salvação pelas obras, o que é fácil de acontecer (devido à nossa propensão natural de tentar conquistar por nós mesmos o caminho para o Céu).”

A palavra grega para o arrependimento (metanoia) significa literalmente "mudança de idéia". A idéia do arrependimento como “uma nova maneira de pensar” harmoniza-se com o “novo espírito”, “novo coração” ou “novo nascimento” que o Senhor quer nos dar (Ezeq. 11:19; 36:26; Jo.3:3), e enfatiza que a única maneira de nos arrependermos é mediante Sua graça.

Arrependimento = Novo Pensamento = Novo Espírito = Novo Coração = Novo Nascimento. -- Cleiton Heredia, São Paulo, SP.

Leia também:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com