Estudo Bíblico 5: Os Encantos Inigualáveis de Cristo

"Mineápolis, 1888. Na história da Igreja Adventista, ambos estes termos estão tão juntos como pão e manteiga, marido e mulher. Paralela com as datas de 1863 e 1901, a expressão 'Mineápolis 1888' identifica uma das mais importantes sessões da Associação Geral, que se tornou famosa, não por causa de organização ou reorganização, mas pelo impacto que a doutrina da justificação pela fé produziu na Igreja. Esta vigésima sétima sessão da Associação Geral realizou-se de 17.10 a 4.11.1888, numa igreja recém-inaugurada da cidade de Mineápolis, Estado de Minnesota.

"Entre os assuntos tratados estavam o progresso dos campos missionários, a 'distribuição do trabalho', o evangelismo nas cidades, o navio que deveria servir às Ilhas dos Mares do Sul e muita coisa mais. Contudo, com o passar do tempo, a maioria das discussões sobre estes temas passou para o esquecimento, enquanto que ainda hoje é lembrado o fato de que nela "enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo por intermédio dos Pastores Waggoner e Jones... Apresentava a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus". - TM, pág. 91, 92.

"Séria questão surgiu nas mentes dos que ouviram a mensagem da Justiça pela fé apresentada na conferência de Minneáolis, quanto à relação daquela mensagem com a terceira mensagem Angélica. Em sua perplexidade, alguns escreveram à Sra White pedindo uma expressão do seu ponto de vista quanto a esta questão.
Sobre esta indagação e a resposta a ela temos sua declaração publicada, como segue:
'Vários me escreveram indagando se a mensagem da Justiça pela fé é a terceira mensagem angélica, e eu respondi: 'É a terceira mensagem angélica em realidade'. (HR, 1.04.1890) - Cristo Justiça Nossa, Arthur G. Daniels, pág. 71.

"Em Sua grande misericórdia, enviou o Senhor preciosa mensagem a Seu povo... apresenta a justificação pela fé no Fiador; convidava o povo para receber a justiça de Cristo, que se manifesta na obediência a todos os mandamentos de Deus... Esta é a mensagem que manda proclamar ao mundo. É a terceira mensagem Angélica que deve ser proclamada com alto clamor e regada com o derramamento de Seu Espírito Santo em grande medida". - TM, pág. 91, 92.

Mineápolis 1888 permanece na história da Igreja Adventista como outra destas oportunidades que Deus apresenta constantemente para Sua Igreja e que foram aceitas em parte e em parte rejeitadas. Mais uma vez o Pai teve de ficar na expectativa, esperando pacientemente por Seus filhos hesitantes. Contudo Suas promessas ainda hoje permanecem de pé." - Avançando com a Igreja de Deus, 2º grau, 2º ano, 1982, lição 22, pág. 154, 155.

Qual deve ser a responsabilidade dos que trabalham na causa da verdade?

"Isto, porém, eu sei, que nossas igrejas estão perecendo por falta de ensino sobre o assunto da justiça pela fé em Cristo, e verdades semelhantes". - OE, pág. 301.

"O grande centro de atração, Jesus Cristo, não deve ser deixado fora da mensagem do terceiro anjo. Por muitos que se têm empenhado na obra para este tempo, Cristo foi feito secundário, e deram o primeiro lugar a teorias e argumentos". - RH, 20.03.1894.
"Os que trabalham na causa da verdade devem apresentar a justiça de Cristo, não como nova luz, mas como preciosa luz que durante algum tempo foi perdida de vista pelo povo. Cumpre-nos aceitar a Cristo como nosso Salvador pessoal, e Ele nos imputará a justiça de Deus em Cristo". RH, 20.03.1894.

01 - Quer um homem receber aquilo que comprou? "Sim. Quanto maior o preço pago, maior o valor e o interesse em levar consigo aquilo que adquiriu". - Christ and His Righteousness, EJ Wagooner, 1890.

02 - Jesus pagou por nós um alto preço: IPe 1:18, 19; Tt 2:14. Podemos estar absolutamente certos de que Ele nos aceitará.

03 - Por que Cristo pagou um preço tão alto por algo tão indigno como nós? Is 53:10, 11; Cl 1:22; Ef 5:25-27.

"Justamente por causa desta indignidade, para que, quando nos tiver transformado, possa apresentar-nos perfeitos, sem qualquer mácula, a todo o universo, e alegrar-se com a transformação maravilhosa que operou em nós". - Christ and His Righteousness, EJ Wagooner, 1890, pág. 69-73.

04 - Contudo, a justificação pela fé representa mais do que o perdão dos pecados; ela representa a própria vitória sobre o pecado. Cristo, em Sua natureza humana, viveu uma vida justa e nós temos esse mesmo poder à nossa disposição, se desejarmos: Fl 4: 19, 13.

05 - Estranho como possa parecer, muitos cristãos têm a impressão de que as orações que fazem, suplicando forças para vencer seus pecados, apenas os deixam mais inclinados a pratica do mal do que se não tivessem feito. Por quê? Que erro estão cometendo?

"Estão cometendo o erro de contar para Deus os seus problemas, ao invés de invocar Suas promessas. A realidade é que, quando limitamos nossas orações a uma enumeração dos nossos problemas, estamos fixando nossa atenção em nossas fraquezas e, consequentemente, ficamos ainda mais fracos. Para sermos realmente ajudados, precisamos fixar nossa atenção no poder de Deus e nas Suas promessas". - - Christ and His Righteousness, EJ Wagooner, 1890, pág. 78-84.

"O próprio ato de olhar para o mal nos outros desenvolve o mal em quem olha. Detendo-nos sobre as faltas do próximo, somos transformados na sua imagem". - CCO, pág. 22.

"Cada um terá uma severa luta para vencer o pecado em seu próprio coração. Isto às vezes é obra muito penosa e desanimadora; porque, ao vermos as deformações de nosso caráter, continuamos a olhar para elas, quando devíamos olhar para Jesus e revestir-nos com o manto de Sua justiça". - T , vol 9, pág. 182 e 183.

"Muitos estão perdendo o caminho certo, em conseqüência de pensar que precisam escalar o céu, que precisam fazer algo para merecer o favor de Deus. Procuraram tornar-se melhores por seus próprios desajudados esforços. Isto jamais podem realizar. Cristo abriu o caminho, morrendo como nosso sacrifício, vivendo como nosso exemplo, tornando-Se nosso grande Sumo Sacerdote. Ele declara: 'Eu Sou o caminho, a verdade e a vida'. Se por alguns esforços próprios pudéssemos avançar um passo para a escada, as palavras de Cristo não seriam verdadeiras". - RH, 4.11.1890.

"Muitos dos que estão buscando santidade de coração e pureza de vida, parecem perplexos e desanimados. Estão constantemente olhando para si mesmos, e lamentando sua falta de fé; e porque não têm fé, julgam que não podem reclamar a bênção de Deus. Estas pessoas pensam que o sentimento seja fé. Olham por cima da simplicidade da verdadeira fé, e assim trazem grandes trevas sobre sua vida. Deveriam volver a mente de si mesmas para repousá-la na misericórdia e bondade de Deus e recordar Suas promessas, e então simplesmente crer que Ele cumprirá Sua palavra. Não é em nossa fé que devemos confiar, porém nas promessas de Deus. Quando nos arrependemos de nossas transgressões passadas, contra Sua lei, e resolvemos prestar obediência no futuro, devemos crer que Deus, por amor de Cristo nos aceita e perdoa nossos pecados.
As trevas e o desânimo virão, às vezes, à alma e ameaçarão vencer-nos. Mas não devemos rejeitar nossa confiança. Precisamos conservar os olhos fixos em Jesus, sentindo ou não. Devemos procurar cumprir fielmente cada dever conhecido e então, calmamente, descansar nas promessas de Deus." - S, pág. 99.

"Fale pois das promessas; fale do desejo que Jesus tem de abençoar. Ele não nos esquece nem um só instante. Quando, apesar das circunstâncias desagradáveis, repousamos confiadamente no Seu amor e mantemos nossa comunhão com Ele, o sentimento de Sua presença inspirará uma alegria profunda e tranqüila." - CCO, pág. 14.

Lutero disse: "Aprendei a conhecer a Cristo, e Ele crucificado. Aprendei a cantar um novo cântico - a despertar de vossas próprias obras, e a clamar a Ele: 'Senhor, Tu és minha justiça, e eu o Teu pecado. Tomaste sobre Ti o que era meu, e deste-me o que Te pertencia; o que não eras Te tornaste, a fim de que me pudesse tornar aquilo que eu não era". - HRe, d'Aubigné, vol. 2, cap. 8.

06 - Como pode isto acontecer?

'O cristão precisa lembrar-se da promessa de que "Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (Mr 2:17; Lc 5:32). Portanto, devemos começar nossas orações, citando esta promessa e se apegando a ela. Se assim procedermos, teremos fé. Depois lembremo-nos que... se Deus faz uma promessa é como se ela já estivesse cumprida. Portanto... se contarmos com a vitória como já sendo nossa, passamos a agradecer a Deus pelas Suas preciosas e mui grandes promessas'. - - Christ and His Righteousness, EJ Wagooner, 1890, pág. 78-84 - Sl 108: 1-4, 12, 13.

"Podemos pedir o perdão do pecado, o Espírito Santo, um temperamento cristão, sabedoria e força para fazer Sua obra, ou qualquer dom que Ele haja prometido; então devemos crer que recebemos, e agradecer a Deus por havermos recebido. Não precisamos esperar por qualquer evidência exterior da benção. O dom acha-se na promessa. Podemos empenhar-nos em nosso trabalho certos de que o que Deus prometeu Ele pode realizar, e de que o dom, que nós já possuímos, se efetivará quando dele mais necessitarmos." - Ed, pág. 259/MM 'Maranata', 1977, pág. 85.

"Cultive a gratidão. Louve a Deus pelo Seu admirável amor em dar a Cristo para morrer por nós. Nada lucramos em pensar em nossas mágoas. Deus convida-nos a meditar na Sua misericórdia e no Seu amor incomparável, a fim de que sejamos inspirados com louvor." - CCO, pág. 21.

7 - Que relato bíblico ilustra esta experiência? Nm 21:8,9 (comparar com Jo 3: 14,15).

"O levantamento da serpente de bronze deveria ensinar a Israel uma importante lição. Não poderiam salvar a si mesmos dos efeitos fatais do veneno em seus ferimentos. Apenas Deus os poderia curar. Contudo, exigia-lhes mostrar fé no meio que Ele provera. Deviam olhar, a fim de viverem. A sua fé é que era aceitável diante de Deus; e, olhando a serpente, mostravam a sua fé. Sabiam que não havia virtude na serpente mesma, mas era ela um símbolo de Cristo. E a necessidade de fé em Seus méritos era-lhes assim apresentada ao espírito." - PP, pág. 453.

"Ao nos aproximarmos do fim do tempo, a corrente do mal se estabelecerá de modo cada vez mais decidido para a perdição. Somente podemos estar seguros apegando-nos firmemente à mão de Jesus, olhando constantemente para o Autor e Consumador da nossa fé. Ele é nosso poderoso ajudador". - RH, 7.10.1890.

08 - Como pode o lírio d'água flutuar tão puro e branco sobre a sujeira de um lago?

'Isto é possível porque, daquilo que está ao seu redor, apenas escolhe o que pode fazer dele um lírio branco e puro. Deveríamos treinar nossas mentes a contemplar o amor de Deus para conosco... Não falem da iniqüidade e da impiedade que existe no mundo, mas elevem as mentes e falem do nosso Salvador... Falem de coisas que podem deixar boas impressões na mente". - EG White, Sermão na Ass. de Mineápolis, 13.10.1888.

O Pr Wagooner, em 1888 na assembléia de Mineápolis, mostrou que a justiça pela fé é exercida quando o cristão reclama as promessas de Deus. Da mesma forma, EG White disse: "Desejaria que lançásseis mão das ricas promessas de Deus e que com elas adornásseis as paredes da memória... Oh! Desejaria que as promessas de Deus fossem quadros vivos nas paredes da memória, a fim de que pudésseis contemplá-los. Só assim os vossos corações se encheriam da Sua graça e exaltaríeis Jesus". - EG White, Sermão na Ass. de Mineápolis, 13.10.1888.

"Se vos entregardes a Ele e o aceitardes como vosso Salvador, sereis então, por mais pecaminosa que tenha sido vossa vida, considerados justos por Sua causa. O caráter de Cristo substituirá o vosso caráter e sereis aceitos diante de Deus exatamente como se não houvésseis pecado". - CC, pág. 62.

"Não devemos fazer de nós mesmos o centro, nutrindo ansiedade e temor quanto à nossa salvação". - CC, pág. 71.

No final das contas, o caminho da salvação é o da justiça pela fé e não o da justiça pela preocupação.

09 - Quer isto dizer que nada temos para fazer? Não. Devemos tomar a decisão de pensar em Jesus e nas Suas promessas.

"Confiais a Deus a preservação da vossa alma, e Nele esperai... Falai e pensai em Jesus... Ponde de parte a dúvida; despedi vossos temores... Repousai em Deus... Se vos abandonardes em Suas mãos, ele vos tornará mais que vencedores por aquele que vos amou." - CC, pág. 71.

10 - Mas a bíblia não diz que o cristão deve vigiar, lutar e orar? Sim (Mt 26:41; Lc 13:24; ITm 6:12).

"É aqui que temos necessidade de vigiar, lutar, orar para que nada nos seduza a escolher outro Senhor; pois que estamos sempre na liberdade de o fazer. Mas conservemos os olhos fitos em Jesus e Ele nos preservará. Olhando para Jesus, estamos seguros. Coisa alguma nos poderá arrebatar de Sua mão. Contemplando-O constantemente, seremos 'transformados de glória em glória na mesma imagem como pelo Espírito do Senhor' (IICo 3:18)." - CC, pág. 72.

11 - Existe alguma relação entre graça e lei? Ap 14:12

"A graça de Cristo e a lei de Deus são inseparáveis." - ME I, pág. 349.

"Há perfeita harmonia entre a lei de Deus e o evangelho de Jesus Cristo". - RH, 27.09.1881.

"Ninguém pode apresentar corretamente a lei de Deus sem o evangelho, ou o evangelho sem a lei. A lei é o evangelho consolidado, e o evangelho é a lei desdobrada. A lei é a raiz, e o evangelho é a fragrante flor e frutos que produz" - PJ, pág. 128

"Se desejarmos o espírito e poder da tríplice mensagem angélica devemos apresentar a Lei e o Evangelho juntos porque eles andam de mão dadas". - RH - 3.09.1899.

"Mas a fim de santificar o Sábado, os homens precisam ser eles próprios santos... Quando foi dado a Israel o mandamento: 'Lembra-te do dia de Sábado para o santificar', o Senhor lhes disse também: 'e ser-Me-eis homens santos' (Ex 20:8; 22:31)." - DTN, pág. 262.

"O homem não pode ser salvo sem obediência, mas suas obras não devem ser suas próprias; Cristo deve operar nele o querer e o efetuar, segundo o Seu beneplácito". - RH, 1.07.1890.

"Quando aceitamos a Cristo, as boas obras aparecem como frutífera evidência de que estamos no caminho da vida, que Cristo é nosso caminho e que estamos trilhando o verdadeiro caminho que conduz ao céu". - HR, 4.11.1890.

"Quando formos revestidos da justiça de Cristo, não teremos prazer no pecado, pois Cristo estará operando em nós. Podemos cometer erros, mas odiaremos o pecado que causou os sofrimentos do Filho de Deus". - RH, 18.03.1890.

"Sem a graça de Cristo, o pecador está numa condição desesperançosa; nada se pode fazer por ele; mas, pela graça divina, comunica-se ao homem poder sobrenatural, que opera na mente, no coração e no caráter. É por meio da comunicação da graça de Cristo que o pecado é discernido em sua natureza odiosa e finalmente expulso do templo da lama. É mediante a graça que somos levados à comunhão com Cristo, para nos associar com Ele na obra de salvação". - HR, 4.11.1890.

12 - O que é santidade?

"Santidade não é arrebatamento; é inteira entrega da vontade a Deus; é viver por toda a palavra que sai da boca de Deus...; é confiar em Deus na provação... é andar pela fé...; descansando em Seu amor". - AA, pág. 51.

"A verdadeira santificação é uma inteira conformidade com a vontade de Deus". - S, pág. 09.

"Não existe tal coisa como seja, santificação instantânea. A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto dure a vida". - S, pág. 11.

13 - Como podemos alcançar este alvo? IIPe 1: 2-7; Ipe 3:15; Jo 15:5.

"Esta é a única maneira pela qual este alvo pode ser alcançado: devem, pela fé, tornar-se participantes da justiça de Cristo." - DTN, pág. 262.

14 - Em última análise, para santificar o Sábado em toda a extensão de seu sentido, é preciso que uma pessoa viva o dia inteiro numa completa entrega, vivendo pela palavra, andado pela fé e descansando em Seu amor. E quem pode fazer isto o dia todo no Sábado, a menos que o tenha feito todos os dias da semana?

Desde 22.10.1844, Jesus está no lugar santíssimo do santuário celestial, chamando a atenção dos Seus filhos para o Sábado, não porque seja o sétimo dia, mas porque representa uma maneira de viver.

Viver desta maneira, em todo o tempo é ser semelhante a Jesus. Significa ter o Seu maravilhoso caráter reproduzido em nós mesmos, ser tão amáveis, bondosos, pacientes, prestativos e generosos como Jesus foi e é. Isto tudo é nada menos do que 'viver amor'.

15 - A perfeição é possível, necessária e vital para o cristão. Mas nunca nos esqueçamos de que a perfeição é obra de Deus em nós, não nossa. IISa 22:33; Sl 18:32; IPe 5:10; Hb 13:20, 21; Mt 5:40.

"A suma e substância de toda a questão de graça e experiência cristãs está contida em crer em Cristo, em conhecer a Deus e a Seu Filho, que Ele enviou". Religião significa a habitação de Cristo no coração e, onde Ele está, a alma continua em atividade espiritual, sempre crescendo na graça, sempre crescendo para ao perfeição". - HR, 24.05.1892.

"O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. 'Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.' Este mandamento é uma promessa." - DTN, pág. 293

Obs. Este estudo foi baseado no Livro didático de Religião 'Avançando com a Igreja de Deus, 2º grau, 2º ano, 1982, lição 22, págs. 154-159.

Referências:
CCO: Como conviver com os outros
T: Testimunies
PP: Patriarcas e Profetas
CC: Caminho a Cristo
ME: Mensagens Escolhidas
DTN: Desejado de Todas as Nações
AA: Atos dos Apóstolos
S: Santificação
Ed: Educação
HRe: História da Reforma

Valdir Abreu dos Santos

Veja Estudos Anteriores:

Retornar

Para entrar em contato conosco, utilize este e-mail: adventistas@adventistas.com